Visão Geral – 15/01

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia
A fim de melhorar a comunicação e orientação com a população em relação às situações de trânsito, a Prefeitura de Queimados deu início nesta semana ao curso de reciclagem a seus agentes municipais. A atividade abrange assuntos como abordagem, legislação, noções de direito e segurança pessoal. O curso acontece três vezes por semana na secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito.

 

Bola Murcha

Uma redonda mais que murcha vai para o Governo Federal, principal responsável pela crise econômica e moral que assola o País. Sem nenhum tipo de reação de combate ao desemprego crescente, os senhores e senhoras que têm a caneta estão se lixando para os trabalhadores que viram camelôs da noite para o dia. “Não posso deixar minha família com fome”, disse um torneiro-mecânico desempregado.

 

Detro realiza ação inédita em Cabuçu

160114 H41O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, esteve na quarta-feira (13) na Praça de Cabuçu, em Nova Iguaçu, realizando edição da Ouvidoria Itinerante pela primeira vez no local. Agentes receberam as demandas dos passageiros dos ônibus intermunicipais e simultaneamente fiscalizaram as condições dos coletivos que partem do local. Como resultado, um veículo foi recolhido e oito multas aplicadas, totalizando R$ 12.093,76. Durante a manhã, foram registradas 15 reclamações dos usuários de ônibus intermunicipais, sendo as mais recorrentes: falta de acessibilidade, má conservação dos veículos e horário irregular. Na ação, os fiscais flagraram e infracionaram veículos com pneus lisos, plataforma e cigarra do cadeirante com defeito, documentação irregular, bancos soltos e iluminação externa irregular. A operação foi motivada pelas reclamações recebidas por meio dos canais de comunicação do Detro: ouvidoria, whatsapp ‘Fale Detro’ e aplicativo Fiscal de Bolso. Desde março de 2015, a Ouvidoria Itinerante do Detro vem percorrendo os bairros da cidade do Rio de Janeiro e municípios do estado, com foco na demanda dos passageiros dos ônibus intermunicipais. Prestes a completar um ano, projeto já esteve em 45 cidades, somando 5.034 multas aplicadas e 1.629 coletivos apreendidos. Além das operações de inteligência, o Detro utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141. Também é possível enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular ou pelo WhatsApp ‘Fale Detro’ – (21) 9-8596-8545.

 

Conversa de ‘mulés’

Leitora da coluna, Elza Maria, 35, balconista, ouviu o seguinte diálogo em um bar no centro de Comendador Soares: “Ô mulé! Não vai manifestar?”. “Vô nada mulé. O dim-dim que me ofereceram é merreca e sem o lanche. Da outra vez, levei um galo, tinha pão com mortadela e refresco de ki-suco”. “É mulé, pode ser a crise ou alguém tá ficando com pedaço da grana”. Estariam as ‘mulés’ falando das manifestações contra racismo e aumento das passagens dos ônibus em Nova Iguaçu?

 

Contra corrupção

A população de São João de Meriti agora pode dar seu apoio à campanha “10 medidas contra a corrupção” no ponto de coleta de assinaturas montado no Centro da cidade. Até 5 de fevereiro o Rotary Club, a Associação Comercial e Empresarial, o Sindicato do Comércio Varejista e a Câmara de Dirigentes Lojistas estão colhendo assinaturas na Praça da Matriz, em frente ao banco Santander, sempre de 9h às 12h.

 

Contra corrupção (2)

A campanha busca o apoio da população para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular com medidas para prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado. Para isso, é necessário 1,5 milhão de assinaturas em todo o país. A campanha já soma 1,2 milhão de assinaturas, 86,5 mil só no estado do Rio de Janeiro, onde a meta é chegar a 120 mil. A iniciativa é resultado de estudos da Força Tarefa da Lava Jato.

 

Perda de arrecadação

A indústria brasileira poderá perder neste ano R$ 54,6 bilhões com sete feriados e três pontos facultativos federais que caem em dias de semana. O valor representa 3,7% do PIB (Produto Interno Bruto) industrial do país, de acordo com o estudo “O Custo Econômico dos Feriados Federais para a Indústria”, divulgado no último dia 5, pela Firjan, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O levantamento tem como base a relação de feriados e pontos facultativos divulgados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

Perda de arrecadação (2)
Não foram contabilizados o Dia do Servidor Público, por ser ponto facultativo não consagrado como feriado, e a Quarta-feira de Cinzas, por ser ponto facultativo até as 14h. A Federação das Indústrias ressalta que o país ainda convive com feriados municipais e mais de 40 estaduais. Além disso, três dos dez dias não trabalhados no país caem na terça ou quinta-feira, o que facilita o “enforcamento” de um dia.

 

Perda de arrecadação (3)

De acordo com o Sistema Firjan, “ainda que os “enforcamentos” não sejam contabilizados como feriados, eles certamente desestimulam a atividade produtiva, resultando em perda de produtividade”. Na busca pela redução do “custo Brasil” e pelo aumento da competitividade da indústria brasileira, a Federação considera que os feriados que caem no meio da semana poderiam ser deslocados para segunda ou sexta-feira. Para a entidade, essas medidas seriam extremamente oportunas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!