Bola Cheia
A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu, divulgou o calendário de vistoria do Serviço de Transporte Alternativo da cidade, que será realizado entre os dias 16 de maio e 17 de junho, das 9h às 17h, na sede da secretaria, no bairro Califórnia. A Portaria de Nº 090 foi publicada no Diário Oficial de ontem b(14).
Bola Murcha
Os tiroteios quase que diários no outrora tranquilo bairro K 11, em Nova Iguaçu, estão deixando as ruas desertas a partir da metade da noite e os moradores com medo de serem alvos das balas trocadas entre facções rivais na disputa pelos pontos de venda de drogas que infestam o lugar. Quem diria, o K 11 dominado por bandidos!
Estágios atraem mais jovens na
semana da votação do impeachment
Às vésperas de mais um impeachment contra um Presidente da República, nos 24 anos pós-Collor, a juventude não é só cara-pintada, tem ido às ruas para se manifestar e também ido à Brasília, em busca de conhecimento e informação, o que tem levado centenas de jovens a se inscrever nos programas de estágio da Câmara dos Deputados. Neste ano já participaram mais de 250 jovens, só a segunda edição do Estágio-Participação, realizada de 11 a 13 de abril, contou com um grupo de mais de 40 estudantes, entre eles uma universitária de Nova Iguaçu.
Para a maioria dos estudantes de várias regiões do país, visitar o Congresso Nacional é “uma oportunidade única que quebra as distâncias”. A iguaçuana, Juliana Maria, conquistou a vaga no Estágio-Participação respondendo, no menor tempo, 75 questões sobre a revisão do Pacto Federativo “essencial para garantir o desenvolvimento regional”, destacou Felipe Bornier, Segundo-Secretário e coordenador dos estágios.
“Questões como essa são colocadas nos debates que promovemos entre parlamentares e os jovens que nos visitam. Eles têm a oportunidade de perguntar o que quiserem durante o encontro que ocorre sempre às quartas-feiras, de manhã, na semana do estágio”, completou o deputado.
O Estágio-Visita e o Estágio-Participação, último idealizado por Felipe Bornier, são os maiores programas de estágio dentro de um parlamento em todo o mundo focado no público universitário. Os interessados em participar devem responder a um Quis, no site: www.camara.leg.br/estagioparticipacao. Todo mês haverá uma nova chance de participar. Ao longo de três dias, os inscritos no programa acompanharão de perto os debates, votações e decisões em andamento na Câmara dos Deputados.
PC do B larga PT
Parceiro inseparável do PT em Nova Iguaçu – tal qual são em nível nacional – o Partido Comunista do Brasil resolveu mudar a cantiga para as eleições na cidade, este ano. Em seu perfil no Facebook, o manda-chuva da sigla e ex-vereador iguaçuano, Fernando Cid, deixou o recado: “O PCdoB fechou apoio ao candidato Rogério Lisboa”. Lisboa é do PR, partido até ontem alinhado com a presidente Dilma Rousseff (PT), sofre uma das maiores rejeições populares da história política do País e pode ser cassada.
Lista do Lula
A poucas horas de começar o trabalho na Câmara dos Deputados, em Brasilia, vale tudo para barrar a queda do PT do governo. Ontem circulou um abaixo-assinado de 185 parlamentares “em favor da democracia”, montado pelo cidadão Lula no seu gabinete clandestino no hotel cinco estrelas, Golden Tulip, na capital federal. Na relação, boa parte já declarou ser contra a permanência de Dilma no Planalto. Desembarcaram e voltaram ao navio? Seria isso? Durma com um barulho desse.
Até domingo, muita coisa vai acontecer, na briga federal pelo poder.
Inclusão
Neste sábado (16), às 9h30, na sede do MAB – Rua Athaíde Pimenta de Morais, 37, no Centro de Nova Iguaçu – vai acontecer a palestra ‘Panorama sobre a Lei Brasileira da Inclusão’, proferida pelo advogado e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Geraldo Nogueira. A organização do evento será do pré-candidato a vereador pelo PSD iguaçuano, Eduardo Pontes. “O palestrante abordará a dinâmica da lei dentro do ordenamento jurídico brasileiro, suas principais inovações e efeito prático na vida das pessoas”, informou Pontes, à coluna.
Patrão deixa de pagar
10% ao FGTS
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o projeto (PLS 550/15) que extingue o pagamento, por parte do empregador, da contribuição social de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no caso de demissão de funcionário sem justa causa. Com essa aprovação, o projeto está pronto para ir a votação no plenário do Senado, mas ainda sem data prevista. Para o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), autor da proposta, a contribuição social foi criada como forma de corrigir o FGTS em função de perdas geradas pelos planos Verão e Collor I, porém essa necessidade não existe mais.
Patrão deixa de pagar
10% ao FGTS (2)
A correção, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi estimada em cerca de R$ 42 bilhões. À época, a intenção do Supremo era garantir que o fundo cumprisse a função de operar políticas sociais. Segundo Cunha Lima, a recomposição foi alcançada em 2012, por isso “inexistem motivos para que essa contribuição se perpetue”. O senador tucano lembrou que o Congresso Nacional já aprovou uma proposta do então senador Renato Casagrande, que acabava com a contribuição social (PLS 198/2007), mas o texto foi vetado por Dilma Rousseff.
Patrão deixa de pagar
10% ao FGTS (3)
A senadora Ana Amélia (PP-RS), relatora do texto, explicou que a proposta não mexe com o bolso do trabalhador, mas dá um alívio aos empresários. “Recomposto o patrimônio do FGTS, não há motivo que justifique a manutenção da contribuição em foco, que só aumenta o custo da mão de obra no país”, disse. Em tempos de desemprego crescente, os empresários querem se aliviar de taxas e encargos sobre contratações futuras.