Visão Geral – 15/06

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Excelente notícia! Encurtar o tempo de viagem dos moradores e a distância entre os municípios vizinhos de Queimados e Japeri. Esse é o objetivo do projeto que irá pavimentar uma estrada de seis quilômetros, na beira da linha férrea, a partir do Centro de Queimados até o Distrito de Engenheiro Pedreira (Japeri).
As obras começaram na última semana com a drenagem da via.

 

Bola Murcha

Atenção eleitores! A partir deste mês deverão aumentar as ‘traições de apoio’ entre pré-candidatos a vereador nas cidades. Vai ser um tal de dizer que está fechado com o partido, mas na hora da onça beber água uma grana pode comprar a ‘lealdade’ dos falsos. Ainda bem que as comunidades se livrarão de alguns dos traidores da confiança depositada.

 

Caminhada alerta para violência contra idosos

160614 H41A Prefeitura de Nova Iguaçu promove nesta quarta-feira (15), das 9h ao meio-dia, a Caminhada de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa, cujo lema é “Não Deixe que as Circunstâncias Impeçam os seus Atos”. O objetivo é alertar à sociedade para erradicar todas as formas de violência contra o idoso. Pelo último censo do IBGE, cerca de 22 mil idosos iguaçuanos já sofreram violência (abandono, maus-tratos, abuso econômico ou de negligência).
A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos.
A secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, explicou que diversas entidades de Nova Iguaçu foram convidadas para o evento. A caminhada começará na Praça Rui Barbosa, Centro, e terminará com uma grande ação social na sede da Secretaria (Rua Luiz Guimarães, 956). “A violência contra o idoso aumenta a cada dia. Muitos deles não conseguem nem receber a aposentadoria, pois os parentes se apropriam do cartão do banco, sacam o dinheiro e gastam como querem. Precisamos conscientizar a população a ligar para o Disque 100 (telefone que recebe denúncias de violações dos direitos humanos) e denunciar caso saiba de alguma ação de violência contra a pessoa idosa”, concluiu Cristina Quaresma, destacando que o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi instituído em 15 de junho de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Cristina Quaresma destacou que a Secretaria desenvolve alguns projetos para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Um deles é o Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), que atende cerca de mil idosos em diversas atividades, como mostra a foto da coluna.
…………………………………………………………………
Nota 1
Perícia

O presidente da Comissão Processante do Impeachment no Senado Federal, Raimundo Lira (PMDB-PB), designou na madrugada de ontem um grupo de três técnicos legislativos da Casa, com notório saber em contabilidade, para periciarem os documentos e relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) que servem de base para o processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff. A decisão atende a determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que acatou recurso da defesa de Dilma para a realização da perícia.

 

Perícia (2)

Lewandowski, que é a última instância recursal do processo, considerou que a realização da perícia não resultará em custos adicionais e evitará arguição de nulidade do processo por parte da defesa futuramente. A defesa e a acusação têm prazo de 24 horas para indicar dois assistentes encarregados de acompanhar os trabalhos de perícia. Os senadores também terão prazo de 24 horas para avaliar os nomes indicados por Lira para a realização da perícia.

 

Perícia (3)

Questionado sobre os prazos previstos para que sejam ouvidas testemunhas, o presidente admitiu aos senadores que a data máxima de 17 de junho, aprovada pela comissão para a tomada dos depoimentos, poderá ser estendida em até uma semana. A defesa indicou 40 testemunhas para serem ouvidas e a primeira oitava delas começou ontem. A novela do impeachment promete novos capítulos ainda esta semana.

 

MPF rebate COB em processo por prejuízo aos cofres públicos

A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) refutou o recurso do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em processo por improbidade administrativa no uso de recursos federais. O COB; seu vice-presidente, André Gustavo Richer; o gerente geral, Paulo Sérgio Oliveira da Rocha; empresas fornecedoras e um ex-secretária executivo do Ministério dos Esportes Wadson Nathaniel Ribeiro são acusados de irregularidades na contratação sem licitação da agência que fez a tradução juramentada do dossiê de candidatura Rio-2016.
O COB, Richer e Rocha contestaram a abertura do processo alegando que não há provas de improbidade. Eles argumentam, por exemplo, que a contratação questionada pela PRR2 tem mais de cinco anos e supera o prazo de prescrição.
A PRR2 defendeu que a ação prossiga, pois o recurso não atende a requisitos para ser apreciado (seria preciso atestar um risco iminente de lesão grave ou difícil reparação).

 

Terreiro de Candomblé
tombado em Meriti
O Ilê Axé Opô Afonjá, fundado em 1886 na Pedra do Sal e transferido na década de 1940 para o bairro de Coelho da Rocha, em São João de Meriti, se tornou o primeiro terreiro de candomblé tombado no Estado do Rio de Janeiro. O pedido de preservação e conservação do espaço foi feito pela própria comunidade do terreiro que, há oito meses, participou da construção do processo de tombamento em conjunto com profissionais do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

 

Terreiro de Candomblé
tombado em Meriti (2)

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial e da Subsecretaria de Cultura, também contribuiu auxiliando na ação junto ao instituto. O tombamento provisório do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá foi publicado no dia 1º de junho, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. É também a primeira vez que um terreiro de candomblé é tombado pelo Inepac por conta de sua importância histórica, cultural e etnográfica.

 

Terreiro de Candomblé
tombado em Meriti (3)

Ficam especialmente tombados, a casa principal, que foi construída em 1940, o barracão (área de convivência destinada às cerimônias religiosas), a árvore sagrada (nominada Orixá Iroko) e o bambuzal, além dos bens móveis listados no processo de tombamento. O Terreiro de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá fica na Rua Florisbela, número 1.029, no bairro de Coelho da Rocha. Por conta do tombamento, foi relançado um livro que conta a importante história deste candomblé de origem Keto (“Da Pedra do Sal até Coelho da Rocha”), do autor Ed Machado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!