Bola Cheia
A Prefeitura de Japeri, em parceria com a Light, lança nesta quarta-feira (15) o projeto Light Recicla. A iniciativa beneficia o consumidor e o Meio Ambiente, e incentiva a trabalhar com a reciclagem e a coleta seletiva de lixo. O evento será na rua Vereador Francisco Costa Filho, 1.993, às 10h.
Bola Murcha
As empresas de ônibus que necessitam usar o desvio da Rua Alberto de Mello e adjacentes, ocasionado pela construção do novo viaduto de Comendador Soares, precisam orientar seus motoristas sobre a diferença do tráfego nas estradas e em ruas residenciais. Tem piloto a ponto de incorporar o espírito de F-1 nas vias.
Ação social-esportiva arrecada
alimentos para orfanato
O Liberdade Futebol Clube, time amador do bairro Jardim Santa Eugênia, em Nova Iguaçu, realizou no último domingo (12), no Atlético Clube Aliados, uma campanha beneficente solidária batizada de #LibertandoDaFome com o objetivo de arrecadar doações para o orfanato Santa Bárbara, localizado no bairro Vila de Cava, também em Nova Iguaçu. A ação foi considerada um sucesso, pois foram arrecadados quase 200 quilos de alimentos, além de 84 litros de leite, fraldas descartáveis, material de limpeza, agasalhos, calçados e brinquedos, entregues ontem no orfanato. “Estamos felizes e gratos a todos que colaboraram com a nossa campanha, muito obrigado de coração. Essa foi a primeira de muitas outras ações que pretendemos realizar visando ajudar o próximo” disse o presidente do Liberdade, Jonathan Brito, mais conhecido como ‘Taba’ (na foto vestindo camisa branca).
Alô, prefeitura!
Durante a noite, a obra da nova Secretaria de Educação de Nova Iguaçu, na Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), pode estar servindo de abrigo para mendigos e outras visitas inesperadas, como reclamam moradores das proximidades. Na segunda-feira, entre 20h30 e 22h, o local de trabalho durante o dia foi invadido por crianças, entre 5 e 10 anos presumíveis, acompanhadas de adolescentes. Antes que o pior aconteça, seria bom o Poder Público contratar um vigia e acabar com a farra.
Alô, prefeitura! (2)
A coluna fez ‘plantão’ de 1h30 em frente ao local, na segunda, e observou que a algazarra dos menores começa na estrada, passa pelas calçadas e prossegue no interior da construção. Os pequeninos chegam a sair da obra empurrando as folhas de alumínio dos tapumes. Nessa ação há risco de cortes pelo corpo, pois a maioria dos garotos só usa calção. “Nossa, isso me preocupa”, disse uma senhora que reside em frente e fica aflita durante a movimentação.
Agito político
Bastidores da política de Nova Iguaçu e Mesquita começaram o aquecimento das turbinas. Enquanto o prefeito iguaçuano Nelson Bornier ensaia reuniões com prováveis partidos aliados a partir da semana que vem, seu colega de Mesquita, Gelsinho Guerreiro, já ganhou apoio do PDT, através de declarações do presidente estadual e nacional da legenda, Carlos Lupi. Os movimentos oposicionistas nas duas cidades, também estão trabalhando para tentar alguma coisa nas próximas eleições.
Vacinação contra caxumba no Rio
O Ministério da Saúde participou na segunda-feira de reunião com o grupo técnico assessor de imunização do estado do Rio de Janeiro, na qual foi reforçada a estratégia de bloqueio à caxumba nas escolas em que ocorreram casos da doença. Foi determinado que alunos de quaisquer faixas etárias e profissionais que não tenham recebido duas doses da vacina serão imunizados. A medida foi tomada depois que o estado teve vários surtos de caxumba, totalizando, até julho, mais casos da doença do que no ano passado inteiro. O Ministério da Saúde considera a cobertura vacinal do Brasil alta, com média de 95%, mas reconhece que não é igual em todas as localidades. Por isso, frisa a importância de os gestores locais analisarem como está a imunização para identificar quais locais precisam de reforço da vacinação.
Light reclama
de ‘gatos’
As ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”, feitas nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, provocam prejuízo anual de R$ 850 milhões à distribuidora Light, informou a empresa no final de semana passado.
Na avaliação do presidente do Conselho de Consumidores da Light e do Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Rio de Janeiro (Simerj), Antônio Florêncio, a população do Rio vive o resultado da desordem da ocupação urbana.
Light reclama
de ‘gatos’ (2)
O furto de energia causa perda de arrecadação nos três níveis (federal, estadual e municipal), ao mesmo tempo em que faz a população ligada de forma regular ao sistema de distribuição pagar por quem rouba energia. “Pagaríamos 17% a menos na nossa conta de luz se todos pagassem”, afirmou Florêncio. Em algumas comunidades, de forma experimental, foram desenvolvidos projetos de regularização e eficiência energética, além de adequação paulatina à tarifa, com resultados positivos.
Light reclama
de ‘gatos’ (3)
Para Florêncio, a causa das ligações informais está atrelada ao custo da energia. “O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços [ICMS] do estado do Rio de Janeiro é o maior do Brasil”. O peso dos encargos, tributos e taxas alcança mais de 60% da conta de energia. Também a distribuidora de energia Ampla, que abastece 66 municípios fluminenses, ou 73% do território estadual, sofre com as ligações clandestinas. Nos 12 meses compreendidos entre abril de 2014 a março de 2015, as perdas da concessionária atingiram 20,19% do total.