Bola Cheia
São João de Meriti tem atualmente uma população de mais de 458 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste total, quase 52 mil são idosos. Pensando neste grupo, a Defesa Civil do município, em parceria com a Subsecretaria da Melhor Idade, decidiu capacitar a Terceira Idade para agir e prevenir situações de risco. Boa!!!
Bola Murcha
Quem precisa transitar pela Rua Telles Bithencourt, que fica entre o muro do cemitério e a sede da Prefeitura de Nova Iguaçu, morre de medo depois de uma certa hora da noite, não dos mortos que descansam no campo santo. O temor nasce na escuridão que toma conta da via e favorece a ação dos marginais, mais vivos do que nunca nos assaltos cada vez mais constantes.
Vitória de Maia na Câmara anima o mercado
É o que dizia ontem a manchete do jornal virtual “O Financista”, especializado em economia. “A vitória de Rodrigo Maia para a presidência da Câmara eleva a esperança pela aprovação de reformas estruturais no Congresso e escancara o quão remota é a possibilidade de retorno de Dilma Rousseff ao Planalto. Sob tal pano de fundo, a quinta-feira (14)(ontem) promete ser positiva ao mercado brasileiro, sobretudo se contar com uma mão do cenário externo”, diz o jornal em sua análise inicial.
E segue: “O auxílio poderia vir do encontro de política monetária do banco central britânico. Ao contrário da expectativa de corte do juro básico diante dos riscos trazidos pelo Brexit, o Banco da Inglaterra decidiu não mexer na taxa, embora tenha sinalizado com medidas para agosto. As bolsas de valores europeias e os índices futuros em Wall Street chegaram a subir mais antes da notícia do BC inglês, mas seguem em alta assim como os preços do petróleo após o tombo da véspera. Ainda na agenda econômica, o indicador IBC-Br, uma espécie de prévia do PIB calculada pelo Banco Central, recuou 0,51% em maio sobre abril, ficando abaixo das projeções compiladas pela Reuters. Finalmente, a eleição de Maia marca uma vitória do Planalto contra o candidato apoiado pelo PT, o ex-ministro de Dilma, Marcelo Castro. Mas depois de derrotar Rogério Rosso no segundo turno, o deputado do DEM enfatizou o discurso do diálogo em busca do consenso, já que angariou votos do PT e do PCdoB: “Sem a esquerda não venceríamos essa eleição.” Neste contexto, há quem aponte dúvidas sobre a chance de Maia acelerar a aprovação de medidas como a reforma da Previdência ainda neste ano. Ele destacou entre as prioridades para a pauta da Câmara a proposta que define um teto dos gastos públicos e o fim da obrigatoriedade de a Petrobras participar de todas as explorações do pré-sal”. Vale lembrar: Rodrigo Maia é deputado federal eleito pelo Democratas (DEM), do Rio de Janeiro.
‘Seu Santinho’
Funcionário com mais de meio século de serviços prestados ao Maracanã vai conduzir Tocha Olímpica. Ele é Antônio dos Santos, ou ‘Seu Santinho’, 75 anos, como é carinhosamente tratado pelos colegas de trabalho. Ele está feliz da vida pelo reconhecimento na função que escolheu após trocar a profissão de marceneiro pela vassoura. Ele já se aposentou, mas não largou o Maraca. ‘Seu Santinho’ é um dos “Servidores que Valem Ouro”, da Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Juventude.
Câmara em recesso
Sob a presidência do vereador Mauricio Morais (PMDB), a Câmara de Municipal de Nova Iguaçu aprovou na quinta-feira (13), em segunda votação, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2017 e entrou em recesso de sessões plenárias. Recebido no dia 23 de maio e submetido à deliberação do Plenário, o projeto foi aprovado em primeira discussão no dia 7 de junho de 2016, indo para a Comissão de Orçamento para o recebimento de emendas, pelo prazo de cinco dias úteis, em atendimento aos parágrafos 3º e 6º, do artigo 278 do Regimento Interno. Nenhuma emenda foi apresentada.
Câmara em recesso (2)
A LDO estabelece metas e prioridades da administração pública, além de diretrizes para a elaboração e execução do orçamento, entre outras atribuições.
A abertura do segundo período de sessões deste ano será no dia 2 de agosto.
O presidente Mauricio fez questão de salientar que o trabalho legislativo continua e as reuniões das Comissões Permanentes ocorrerão normalmente.
Ônibus climatizado
O juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da Central de Assessoramento Fazendário (CAF), da 8ª Vara de Fazenda Pública da Capital, negou pedido de antecipação de tutela da Prefeitura do Rio de Janeiro para que o município fosse desobrigado de cumprir o cronograma de climatização de 100% da frota de ônibus da cidade até o fim deste ano. A Prefeitura entrou com uma ação por dependência para tentar anular o acordo feito com o Ministério Público e homologado no Tribunal de Justiça do Estado Rio de Janeiro (TJRJ). O magistrado designou audiência especial sobre o caso para o dia 20 deste mês, às 14h.
Ônibus climatizado (2)
Em fevereiro deste ano, o juiz Leonardo Grandmasson acolheu o parecer do Ministério Público e entendeu que houve violação do acordo firmado em fevereiro de 2014 no processo que se destina a traçar planos compensatórios para a população em razão da derrubada do Elevado da Perimetral e das mudanças no trânsito do Centro do Rio. Segundo os autos, no acordo, a Prefeitura do Rio assumiu de forma voluntária o compromisso de adquirir 2.233 coletivos climatizados em 2015, bem como a instalação de refrigeração em toda a frota até o final de 2016.
Para finalizar…
Claro que alguns dos leitores da coluna ouvidos sobre essa briga da Prefeitura do Eduardo Paes para não ser obrigada a colocar ar nos coletivos reprovam a ideia. “Na Baixada andamos em saunas ambulantes e sujeitos a assalto toda hora. Pelo menos no Rio, andamos mais frescos enquanto vamos para o trabalho”, disse o encarregado de obra, Manuel Filinto Costa, 46, de São João de Meriti.