Bola Cheia
Ontem, equipes da secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos intensificaram o trabalho de limpeza e desobstrução de bueiros em várias ruas de Mesquita. Na Estrada Getúlio de Moura, próximo à estação ferroviária de Juscelino, a equipe da operação Tapa Buraco removeu muita lama e lixo e ainda desobstruiu bueiros da via. Outros bairros serão visitados.
Bola Murcha
Nos dois dias de chuva forte – quarta e quinta-feira desta semana – dezenas de ruas da Baixada Fluminense foram transformadas em rios, com direito a correnteza invadindo e arrastando tudo. Uma cena chamou atenção no centro comercial de Miguel Couto tomado pela enchente: um banheiro químico boiou na água e arrancou risos de quem assistiu.
Mesquita: Defesa Civil recolhe égua
solta e com fome
Agentes da Defesa Civil de Mesquita recolheram nesta semana uma égua abandonada na esquina da Rua Professor Anselmo com Avenida Brasil, no Centro. O animal estava revirando lixo em busca de alimento e foi levado para o pátio da Defesa Civil, na Dinâmica, em Rocha Sobrinho. Ela receberá os primeiros cuidados, embora não apresente sinais de maus tratos, e ficará três dias úteis à espera do dono. “Caso ninguém apareça para reclamar o animal, ela será encaminhada para o Curral Municipal de Japeri, de onde só poderá ser retirado mediante pagamento das diárias referentes ao tempo de permanência”, explicou o agente Jorge Abílio. Segundo o agente Paulo Londres, que também participou da operação, vizinhos contaram que a égua tem dono e teria fugido assustada com a chuva. Se o proprietário aparecer para resgatar o animal na Dinâmica será advertido a não deixá-lo mais solto na rua, mas não terá que pagar multas ou taxas. Qualquer informação sobre animais soltos nas ruas, causando riscos de acidentes, ou vítimas de maus tratos podem ser passadas para a Defesa Civil através do número 199.
Lindinho abre o verbo
Deu na coluna do Lauro Jardim, em O Globo: “Paulo Paim ficou surpreso com o conteúdo de uma mensagem recebida de Lindbergh Farias. O petista abriu o verbo ao cumprimentá-lo por ter decidido ficar no PT e não ir para a Rede. No texto, Lindbergh criticou o PT, o governo e falou da necessidade de mudar o partido.
Escreveu Lindbergh: ‘Viva, Paim. Não só pela decisão de ficar no PT. Nós sabemos dos erros e das limitações do governo e do projeto partidário. O mais importante nessa decisão é respeitar o tempo coletivo. São muitos os angustiados, Paim. Espera o coletivo. O PT está no momento de sua decisão. Ou mudamos o partido, ou saímos todos. Nenhuma saída é individual’”.
Mico da semana
Ao anunciar na quarta-feira (13) que as pesquisas para criação de uma vacina contra o zika começarão ainda no primeiro semestre deste ano, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, aproveitou para fazer uma brincadeira envolvendo o vírus associado a mais de 3.500 casos de microcelafia em bebês no país. Ele disse que ia torcer para que mulheres se contaminem pelo zika antes da idade fértil. O comentário foi feito quando Castro falava sobre os projetos de desenvolvimento de vacina contra o vírus, que chegou ao Brasil em 2015 e circula em 20 Estados.
Ladras à vontade
Policiais da delegacia de Nilópolis estão tentando descobrir uma gangue de mulheres que age no Calçadão da Mirandela. As gatunas são especialistas em cortar bolsas de senhoras idosas ou acompanhadas por crianças. As vítimas são roubadas enquanto olham vitrines, fazem compras em supermercados ou lojas de grande movimento. Segundo uma das senhoras, até que seu cartão de crédito fosse bloqueado, as ‘trombadonas’ gastaram R$ 1 mil. Todo cuidado é pouco.
America veta público e imprensa
em jogo-treino, mas volta atrás
Este sábado (16) será bastante movimentado para a equipe de Futebol Profissional americana. Isso porque, a dezesseis dias de estrear no Carioca, vai disputar dois jogos-treino em Mesquita. Tendo o Giulite Coutinho como palco dos confrontos, o Mecão dividirá seu elenco para enfrentar o Rio-São Paulo de manhã e o Friburguense à tarde. Os treinamentos vão acontecer às 9h e às 16h, respectivamente, com um detalhe: a movimentação antes fechada para o público e vetada para a imprensa, foi liberada no final da tarde de ontem para torcedores e jornalistas. No mesmo local, na tarde de quinta (14), os rubros realizaram treinamentos físicos regenerativos e ontem o elenco prosseguiu na sua pré-temporada. De volta à Série A do Estadual, o time estreia no dia 31 deste mês, às 19h30min, contra a Cabofriense, no Correão, em Cabo Frio.
Cibercriminosos
2015 foi o ano da vulnerabilidade de dados, já que foram muitos os incidentes de violação de dados que ocorreram nos últimos 12 meses. Alguns casos envolveram grandes companhias como a JP Morgan (83 milhões de registros), o site de infidelidade Ashley Madison (37 milhões) e a empresa de tecnologia para prisão Securus (70 milhões). Agora, chegou a hora de se pegar nestas experiências ruins e transformá-las em lições de segurança para aplicar em 2016.
Cibercriminosos (2)
Organizações tanto do sector público como privado precisam ser mais conscientes sobre a proteção contra a crescente ameaça de ataques direcionados. Os métodos para planear invasões cibernéticas sem que sejam descobertos por meios de seguranças tradicionais é facilmente disponível na darknet de hoje em dia.
A recomendação é que as empresas precisam de criar uma maior capacidade em ter sandboxing avançados para descobrir malwares em emails phishing e deteção de intrusão para proteger vulnerabilidades não corrigidas.
Cibercriminosos (3)
Outro ponto a ser analisado a partir destes ataques é a enorme diversidade dos agentes de ameaças. Desde quadrilhas de cibercriminosos com motivação financeira a hacktivistas – nenhuma organização é segura hoje. O que fica como lição para este ano que se inicia é estar cada vez mais atento para a segurança interna das redes nas empresas e principalmente brechas Zero Day e o perigo iminente na Internet das Coisas. Há também regiões do mundo em que os hackers operam com total impunidade. Legislação do cibercrime, já!