Visão Geral – 16/04

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Em Mesquita, depois de passar pelas escolas municipais Lourdes Ferreira Campos, na Coreia, e Maria Dolores de Melo Porto, na Chatuba, a equipe do Programa Saúde na Escola atendeu, na quinta-feira (14), a mais de 40 alunos na Escola Municipal Manoel Reis, em Edson Passos. Boa!

 

Bola Murcha

Os focos de escuridão no trecho da Via Light, em Nova Iguaçu, tem facilitado a vida dos gatunos-moradores de rua que agem e moram sob o viaduto Padre João Musch. Na quinta-feira, um morador viu quando o elemento subiu o elevado agachado e deu o bote na bolsa de uma senhora.

 

Efeito da reportagem

160415 H41Na semana em que uma aluna do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) foi atropelada e que o Jornal de Hoje denunciou a imprudência de motoristas que trafegam pela Estrada de Adrianópolis e falta de fiscalização no local, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu finalmente tomou providências. Na sexta-feira (15), uma equipe esteve no trecho que corta o bairro Monte Líbano para reforçar a sinalização. Foram instaladas placas de controle de velocidade e de advertência para travessia de pedestres. Uma faixa de pedestres também foi pintada no local. Além disso, dois sinais de pedestres que estavam com defeito foram religados.
Agentes de trânsito também estão no local, em horários determinados, para garantir a segurança dos estudantes da região e da população. São eles: das 7h às 8h, das 12h30 às 13h30 e das 18h às 19h. Apesar das medidas, a secretaria pede a conscientização dos motoristas. “Precisamos que todos respeitem à sinalização. Não adianta fazermos a nossa parte e eles não. Se todos cooperarem, não teremos mais problemas”, afirma a subsecretária de Trânsito, Monitoramento e Segurança, Vanessa Ferreira.

 

 

 

Picciani explica

Na quinta-feira, o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB-RJ), afirmou ao CBN Rio que não vai colocar em votação o projeto de lei do deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ) que obriga o estado a pagar a todos os servidores. O governo confirmou, na quarta passada, que 137 mil aposentados e pensionistas que recebem mais de R$ 2 mil terão o pagamento de março adiado para o dia 12 de maio. Para Picciani, este não é o caminho certo no momento. “Decisão (de não quitar os salários) é muito grave, mas o projeto abre o risco de o governo não pagar a ninguém”, disse.

 

Picciani explica (2)

Em vez disso, o presidente da Alerj defende que o RJ deixe de pagar a dívida com a União e dê prioridade aos salários, para conseguir ficar em dia com os pagamentos a todos os ativos e inativos. “Aposentados e pensionistas não podem pagar o pato”, declarou. “Depois de reorganizar suas contas, o estado volta a pagar as dívidas com o Governo Federal”. Diante do pedido de abertura de uma CPI do Rioprevidência, Picciani afirmou que ‘não há hipótese’ da criação da comissão.

 

Feriadão

A Prefeitura de Queimados decretou ponto facultativo nas repartições públicas do município no próximo dia 22, em razão do feriado de Tiradentes. A decisão, no entanto, não abrange os órgãos de serviços essenciais. Continuarão trabalhando, com escalas de plantões, funcionários de limpeza e saúde do município. O Departamento de Posturas Municipais, a Secretaria Municipal de Defesa Civil e os órgãos envolvidos em procedimentos licitatórios também funcionarão normalmente com expediente normal, sob a responsabilidade dos respectivos chefes.

 

Impeachment é eleição indireta de Temer, diz PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) iniciou uma campanha contra o vice-presidente da República Michel Temer. Conforme orientação da cúpula petista, a ideia é disseminar entre a militância que o impeachment da presidente Dilma Rousseff é uma eleição indireta do peemedebista. Temer desdenha dos ataques. Ele afirma que a campanha é uma demonstração de preocupação de Dilma. De acordo com aliados do vice-presidente, o Palácio do Planalto já age como derrotado no domingo (17), quando haverá votação em plenário.

 

Vacilo de Paes

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) propôs representação contra o PMDB por utilizar o programa partidário do último dia 8 para promover pessoalmente o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A representação pede liminar para suspender inserções na propaganda de rádio e TV do partido – prevista para os dias 15, 18 e 22 de abril – que caracterizem promoção pessoal.

 

Vacilo de Paes (2)

Na análise das inserções de rádio, foi registrada uma dedicada apenas às realizações de Eduardo Paes. Nela, o próprio prefeito exalta a construção de escolas em tempo integral no Rio como a mais importante obra de sua gestão. “Você sabe que o Rio está passando por muitas obras, algumas delas a gente está esperando há um tempão. Mas nenhuma, nenhuma mesmo, é tão importante quanto as Escolas do Amanhã. São 110 escolas como as que a gente fez da Maré, onde as nossas crianças estudam e praticam esportes das 7h30 da manhã às 14h30 da tarde”, diz Paes na propaganda partidária.

 

Vacilo de Paes (3)

Para o procurador regional eleitoral, Sidney Madruga, a inserção desrespeita o que determina a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), que veda expressamente a divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses pessoais ou de outros partidos. “Diferentemente da propaganda eleitoral, cujo objetivo é convencer o eleitor para obter-lhe o voto, a propaganda partidária tem a função de promover a divulgação dos ideais e do programa do partido”, explica o procurador.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!