Bola Cheia
Na quarta (14), durante a diplomação do novo prefeito Waguinho (PMDB), em Belford Roxo, houve funcionários protestando contra a falta de pagamento há quatro meses. Segundo a assessoria de imprensa do peemedebista, ele prometeu regularizar em situação em janeiro. “Pelo menos ele nos ouviu. Diferente do Denis, que se esconde”, afirmou um manifestante, de Santa Amélia.
Bola Murcha
Coisa feia está acontecendo na Prefeitura de Mesquita e, como sempre, quem paga o pato são os funcionários da ‘casa’, sem receber salários há pelo menos três meses. O pior: o prefeito eleito pelo voto popular perdeu a tentativa de reeleição, demitiu um monte de gente e sumiu. Dizem que seu secretário de Governo é quem tenta segurar a ira dos servidores. Lamentável!
Festival de Corais do Shopping Nova Iguaçu
reúne grupos da Baixada e do Rio
O clima natalino invadiu o Shopping Nova Iguaçu. Vinte e quatro corais infantis e adultos estão encantando a plateia que comparece as segundas-feiras, a partir das 19h, à praça de alimentação do mall. Muitos chegam para lanchar e são surpreendidos pela novidade, promovida pela administração do centro comercial com produção da empresa EncontrArte. O 1º Festival de Corais do Shopping Nova Iguaçu, evento gratuito, começou no dia 7 de novembro e termina em 26 de dezembro. O Coral da Escola de Música Augusto Caldas (foto), sediado em Nova Iguaçu, já se apresentou no festival.
Dois corais integrados por crianças, o Coral Adoração Kids, de Nova Iguaçu, e o Coral Smile Train, de Ipanema, prometem emocionar baixinhos e adultos nesta segunda-feira (19). Também sobem ao palco montado na praça o Côro Arte Cânora, de São João de Meriti e o Coro Ricardo Pitrowsky, de Belford Roxo. Sessenta pessoas vão soltar a voz no Coro Ricardo Pitrowsky.
Encerrando a programação um dia após o Natal (26/12), os corais Elite Spiritual´s; Celebrasom e Amigos; e Quarteto Life, todos de Nova Iguaçu, e o Coral da Primeira Igreja Batista em Pavuna, se apresentam a partir das 19h. O Shopping Nova Iguaçu fica na Avenida Abílio Augusto Távora, 1111, bairro da Luz.
Formiguinha
decepcionada
Uma das ‘formiguinhas do Macedo’, como são conhecidas na intimidade as pessoas que ‘trabalham’ na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), confessou a esta coluna estar decepcionada com o ainda prefeito de Mesquita, Gelsinho Guerreiro, que é do PRB, partido fundado pelo Bispo Edir Macedo & Cia. “Depois que ele entrou no nosso partido, foi na minha igreja e prometeu honrar o ‘senhor’ e resolver todos os problemas da cidade no segundo mandato. Perdeu, sumiu e deixou o povo sem receber”. Obs: a formiguinha pediu anonimato.
Super Pasta
Como a coluna informou em edições passadas, o novo prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PR), que, segundo sua assessoria de imprensa, teve sua diplomação esticada para esta segunda-feira (19), às 14h, no Ministério Público da Cidade, está pensando em criar uma supersecretaria em seu governo. A pasta se chamaria Secretaria de Desenvolvimento Econômico e abrigaria subsecretarias, entre as quais, Indústria, Comércio e Serviços, Agricultura, Turismo e Meio Ambiente.
Super Cid
Para comandar a pasta de Desenvolvimento Econômico na Cidade, Lisboa confia no taco do ex-vereador e presidente do PC do B iguaçuano, Fernando Cid. Dentre os motivos para se esperar dias melhores ao povo da ex-Maxambomba, Cid destaca a geração de empregos como o fator principal. “Vagas de trabalho e o alavancar da economia através de incentivos diversos, sem dúvida, marcará a chegada da nova pasta na administração pública de Nova Iguaçu”, disse à coluna.
Aumento de ICMS impacta ainda mais a indústria
O Sistema Firjan lamenta a aprovação do projeto de lei 2.242/16, que aumenta alíquotas de ICMS para alguns setores e atinge especialmente a indústria de bebidas. Trata-se de mais uma medida prejudicial ao setor industrial, penalizado pelas recentes iniciativas de redução e suspensão dos incentivos fiscais, de forma unilateral. O aumento de tributos não é o caminho correto para reequilibrar as contas públicas, podendo inclusive ocasionar queda de arrecadação ao piorar a situação das indústrias, que, em meio à mais grave crise da história recente, destinam 47,4% do seu PIB para o pagamento de impostos. Tais decisões oneram os custos de produção, bem como elevam a insegurança jurídica e deterioram o ambiente de negócios no estado.
Prefeita de Paracambi diplomada
A prefeita eleita em Paracambi, Lucimar Cristina da Silva Ferreira, a Lucimar do Dr. Flávio (PR), recebeu ontem o diploma de chefe do Poder Executivo. A cerimônia de diplomação ocorreu no fim da tarde, no auditório da IFRJ. Lucimar venceu a eleição do dia 2 de outubro com 12.686 votos (47,87%), derrotando Laercio Ales (PDT), que obteve 6.358 votos (23,99%).
Emenda do Teto
entra em vigor
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos foi promulgada em sessão solene do Congresso Nacional na manhã de ontem (15) com a presença dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A proposta foi debatida e aprovada em dois turnos nas duas casas legislativas. Na Câmara, a PEC tramitou com o número 241 e no Senado como PEC 55. O texto foi promulgado como Emenda Constitucional 95 e agora é lei.
Emenda do Teto
entra em vigor (2)
Encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional, a proposta limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, a partir de 2017, com possibilidade de revisão a partir do décimo ano de vigência. Pela medida, os gastos públicos totais serão reajustados com base na inflação oficial do ano anterior. Durante a tramitação, a proposta provocou discussões entre a oposição e a base de apoio ao governo na Câmara e no Senado. Segundo os apoiadores da medida, o teto de gastos por 20 anos é necessário para o ajuste fiscal e não vai prejudicar os gastos sociais.