Visão Geral – 17/01

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Começou ontem (16), o recadastramento das famílias beneficiadas pelo programa Aluguel Social, em Mesquita, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). O atendimento será realizado até o dia 20 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, na própria sede da SEMAS. O endereço é Avenida Coelho da Rocha 1426, em Rocha Sobrinho.

 

Bola Murcha

Ganham os ex-candidatos a prefeito eleitos, que precisaram mentir na maior cara dura durante a campanha e hoje buscam ‘culpados’ para suas incompetências frente aos problemas encontrados nos mandatos outorgados pelo povo. Sejam transparentes e parem de inventar motivos. Lembrem-se: a fome não espera; quem trabalha precisa receber salários para honrar compromissos e seguir vivo.

 

Passagem mais cara e ‘pacote de maldades’

O fim de semana do iguaçuano deveria ser positivo pelo sol a pino do verão que já disse para o que veio – temporais e temperatura nas alturas não faltaram até ontem. Mas não foi, por dois motivos. Quem teve de viajar de ônibus logo pela manhã de sábado (14) e só tinha os antigos R$ 3,50 da ida no bolso, como o João, pedreiro de Morro Agudo, teve de descer pegar mais R$ 0,50 com alguém, para completar a viagem. “Quatro ‘real’, amigo, aumentou a passagem”, disse-lhe o estressado cobrador. A sexta-feira (13) não foi um dia de sorte para os servidores públicos da Cidade, aniversariante que não teve quase nada a comemorar no domingo (15), quando completou 184 anos de vida. Nem a tradicional Corrida de Aniversário na Via Light aconteceu. Pois na sexta, a maioria dos vereadores da Casa do Povo disseram ‘Sim’ para a Lei n° 4.647 de 13 de Janeiro de 2017, de autoria do prefeito Rogério Lisboa (foto), apelidada de Lei de Maldades, nas redes sociais. “Nessa lei fica estabelecido: fim do direito a incorporação de gratificação aos vencimentos retroativos há 10 anos; alteração do triênio para quinquênio, ou seja, quase dobrou o tempo para receber 5% de aumento por tempo de serviço; fixação do aumento para no máximo metade do valor do IPCA acumulado do ano anterior. Ou seja, em 2017, o aumento será no máximo a metade da inflação, de 0,05% a 3,17%, quando deveríamos ter no mínimo 6,34%”, denunciou a advogada Nágila Almawy, no Facebook. O ativista comunitário Adriano Naval resumiu na mesma rede social: “será inviável, em poucos anos, ser servidor público em Nova Iguaçu”.

 

Chapa quente
na prefeitura

Com a fervura no reduto dos funcionários públicos de Nova Iguaçu, a página dos servidores no Facebook foi palco das broncas e até ameaças de mais protestos contra os salários atrasados e o tal ‘pacote de maldades’. Há os que fizeram campanha para o prefeito eleito e empossado, Rogério Lisboa, do PR, tentando amenizar a crise financeira, administrativa e na imagem do alcaide-mór, mas existem os que se dizem arrependidos e descem a lenha do RL e seus aliados do governo. “Depois desse pacote contra nós, a coisa vai esquentar”, disse um dos revoltados.

 

Por que não
cortam na carne?

O vice-prefeito, Carlos Ferreira, o Ferreirinha do PT, foi um dos que falaram em nome do prefeito e prometeu solução para o pagamento dos salários atrasados, mas priorizando o do mês. Ele foi entrevistado no programa ‘Fala Baixada’.
“Eles todos dizem que isso é austeridade. Só não se lembram de serem severos consigo mesmo, ou seja, diminuir os próprios salários. Falo do prefeito, vice, secretários e vereadores. Nós pagamos sempre a conta, pois se pegarmos o Diário Oficial, tem nomeações toda hora e com bons ganhos”, reclamou uma dona de casa, que pediu anonimato.

 

De Mimi e
Lindinho

Para amenizar a raiva, uma servidora resolveu brincar no Face e postou a hastag #voltaaltamir, em alusão ao ex-prefeito de Nova Iguaçu Altamir Gomes (1993-1996), considerado por muitos ‘o pior administrador que a Cidade já teve’, superando até Lindbergh Farias, do PT (2005-2008/2009-2010) outro que deixou o trono principal do Palácio das Almas mal na fita. O Lindinho (para as mulheres) é o vice-campeão em administração negativa na Cidade e, atualmente, ocupa uma das 81 cadeiras no Senado Federal, representando o Estado do Rio de Janeiro.

 

Traição

Ainda sobre o agitado fim de semana, o ex-vereador, Carlinhos Presidente (PHS), não economizou palavras do Facebook e WhatsApp: “Em apenas 15 dias de governo o atual prefeito Rogério Lisboa, de Nova Iguaçu, sancionou a Lei 4.647 de 13/01/2017 de sua autoria que coloca em pratica um pacote de maldades contra os funcionários públicos concursados ativos e inativos da prefeitura. Um absurdo que trará prejuízos sem precedentes aos servidores e uma traição a categoria que o apoiou nas eleições de 2016, acreditando nas suas promessas de campanha”.

 

Ministro não veio

O ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, cancelou visita de ontem (16) ao município de Duque de Caxias. O motivo, segundo assessores de Terra, foi ‘um problema de saúde na família’. Novo encontro com o prefeito Washington Reis será marcado e deve acontecer na próxima segunda-feira (23). Na agenda estavam previstas visitas à cracolândia, no centro da cidade, e à área onde será construída a Fazenda Paraíso, um centro de recuperação de dependentes químicos.

 

Para finalizar…

Cracolândia nunca foi e nunca será bom cartão de visitas a nenhuma cidade. Já que não conseguem debelar, acabar com o uso de drogas, o jeito é construir fazendas paraísos e tentar salvar vidas, quase sempre perdidas na fase jovem das pessoas. O grupo de mútua ajuda ‘Narcóticos Anônimos’ (NA) tem sido uma vertente no socorro aos adictos (dependentes de drogas).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!