Bola Cheia
Começou ontem (16), o recadastramento das famílias beneficiadas pelo programa Aluguel Social, em Mesquita, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). O atendimento será realizado até o dia 20 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, na própria sede da SEMAS. O endereço é Avenida Coelho da Rocha 1426, em Rocha Sobrinho.
Bola Murcha
Ganham os ex-candidatos a prefeito eleitos, que precisaram mentir na maior cara dura durante a campanha e hoje buscam ‘culpados’ para suas incompetências frente aos problemas encontrados nos mandatos outorgados pelo povo. Sejam transparentes e parem de inventar motivos. Lembrem-se: a fome não espera; quem trabalha precisa receber salários para honrar compromissos e seguir vivo.
Passagem mais cara e ‘pacote de maldades’
O fim de semana do iguaçuano deveria ser positivo pelo sol a pino do verão que já disse para o que veio – temporais e temperatura nas alturas não faltaram até ontem. Mas não foi, por dois motivos. Quem teve de viajar de ônibus logo pela manhã de sábado (14) e só tinha os antigos R$ 3,50 da ida no bolso, como o João, pedreiro de Morro Agudo, teve de descer pegar mais R$ 0,50 com alguém, para completar a viagem. “Quatro ‘real’, amigo, aumentou a passagem”, disse-lhe o estressado cobrador. A sexta-feira (13) não foi um dia de sorte para os servidores públicos da Cidade, aniversariante que não teve quase nada a comemorar no domingo (15), quando completou 184 anos de vida. Nem a tradicional Corrida de Aniversário na Via Light aconteceu. Pois na sexta, a maioria dos vereadores da Casa do Povo disseram ‘Sim’ para a Lei n° 4.647 de 13 de Janeiro de 2017, de autoria do prefeito Rogério Lisboa (foto), apelidada de Lei de Maldades, nas redes sociais. “Nessa lei fica estabelecido: fim do direito a incorporação de gratificação aos vencimentos retroativos há 10 anos; alteração do triênio para quinquênio, ou seja, quase dobrou o tempo para receber 5% de aumento por tempo de serviço; fixação do aumento para no máximo metade do valor do IPCA acumulado do ano anterior. Ou seja, em 2017, o aumento será no máximo a metade da inflação, de 0,05% a 3,17%, quando deveríamos ter no mínimo 6,34%”, denunciou a advogada Nágila Almawy, no Facebook. O ativista comunitário Adriano Naval resumiu na mesma rede social: “será inviável, em poucos anos, ser servidor público em Nova Iguaçu”.
Chapa quente
na prefeitura
Com a fervura no reduto dos funcionários públicos de Nova Iguaçu, a página dos servidores no Facebook foi palco das broncas e até ameaças de mais protestos contra os salários atrasados e o tal ‘pacote de maldades’. Há os que fizeram campanha para o prefeito eleito e empossado, Rogério Lisboa, do PR, tentando amenizar a crise financeira, administrativa e na imagem do alcaide-mór, mas existem os que se dizem arrependidos e descem a lenha do RL e seus aliados do governo. “Depois desse pacote contra nós, a coisa vai esquentar”, disse um dos revoltados.
Por que não
cortam na carne?
O vice-prefeito, Carlos Ferreira, o Ferreirinha do PT, foi um dos que falaram em nome do prefeito e prometeu solução para o pagamento dos salários atrasados, mas priorizando o do mês. Ele foi entrevistado no programa ‘Fala Baixada’.
“Eles todos dizem que isso é austeridade. Só não se lembram de serem severos consigo mesmo, ou seja, diminuir os próprios salários. Falo do prefeito, vice, secretários e vereadores. Nós pagamos sempre a conta, pois se pegarmos o Diário Oficial, tem nomeações toda hora e com bons ganhos”, reclamou uma dona de casa, que pediu anonimato.
De Mimi e
Lindinho
Para amenizar a raiva, uma servidora resolveu brincar no Face e postou a hastag #voltaaltamir, em alusão ao ex-prefeito de Nova Iguaçu Altamir Gomes (1993-1996), considerado por muitos ‘o pior administrador que a Cidade já teve’, superando até Lindbergh Farias, do PT (2005-2008/2009-2010) outro que deixou o trono principal do Palácio das Almas mal na fita. O Lindinho (para as mulheres) é o vice-campeão em administração negativa na Cidade e, atualmente, ocupa uma das 81 cadeiras no Senado Federal, representando o Estado do Rio de Janeiro.
Traição
Ainda sobre o agitado fim de semana, o ex-vereador, Carlinhos Presidente (PHS), não economizou palavras do Facebook e WhatsApp: “Em apenas 15 dias de governo o atual prefeito Rogério Lisboa, de Nova Iguaçu, sancionou a Lei 4.647 de 13/01/2017 de sua autoria que coloca em pratica um pacote de maldades contra os funcionários públicos concursados ativos e inativos da prefeitura. Um absurdo que trará prejuízos sem precedentes aos servidores e uma traição a categoria que o apoiou nas eleições de 2016, acreditando nas suas promessas de campanha”.
Ministro não veio
O ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, cancelou visita de ontem (16) ao município de Duque de Caxias. O motivo, segundo assessores de Terra, foi ‘um problema de saúde na família’. Novo encontro com o prefeito Washington Reis será marcado e deve acontecer na próxima segunda-feira (23). Na agenda estavam previstas visitas à cracolândia, no centro da cidade, e à área onde será construída a Fazenda Paraíso, um centro de recuperação de dependentes químicos.
Para finalizar…
Cracolândia nunca foi e nunca será bom cartão de visitas a nenhuma cidade. Já que não conseguem debelar, acabar com o uso de drogas, o jeito é construir fazendas paraísos e tentar salvar vidas, quase sempre perdidas na fase jovem das pessoas. O grupo de mútua ajuda ‘Narcóticos Anônimos’ (NA) tem sido uma vertente no socorro aos adictos (dependentes de drogas).