Bola Cheia
Indicação feita pela deputada estadual Daniele Guerreiro (PMDB) à mesa diretora da Alerj sugere que todas as emissoras de rádio AM e FM no Estado do Rio de Janeiro disponibilizem 20% da programação para divulgar músicas compostas ou interpretadas por artistas fluminenses. “Com isso valorizamos o trabalho de músicos nascidos e radicados em nosso Estado”, diz a parlamentar.
Bola Murcha
Leitora do JH da região do Rancho Novo e Jardim Tropical, em Nova Iguaçu, pede ao 20º BPM (Mesquita) que reforce a segurança nesses dois sub-bairros da Cidade. Segundo ela, os assaltos a pedestres aumentaram e furtos nas casas também. “Os facínoras roubam de celulares a eletrodomésticos; de cuecas nos varais de roupa a botijões de gás e até galinhas se tiver”, relata.
Parque das Palmeiras terá posto
de saúde reformado
Atendendo pedidos dos moradores, o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, através da Secretaria de Saúde da Cidade, está reformando o posto de atendimento médico do Jardim Parque das Palmeiras. A reforma da unidade faz parte da segunda etapa do programa Nova Saúde. Graças à reforma e manutenção, o posto ganhará mais dois consultórios e uma sala para os agentes do programa Saúde da Família. O local ganhou piso novo na parte interna e externa, pintura, novas instalações elétricas e hidráulicas, novos aparelhos de ar condicionado e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. As obras foram geradas através de uma visita surpresa à unidade feita pelo secretário de Saúde, Emerson Trindade, a pedido do prefeito, juntamente com a Associação de Moradores. Entre os serviços que serão oferecidos estão aplicação de vacinas, teste do pezinho, pré-natal, planejamento familiar e puericultura. Além dos programas Saúde da Mulher, do Adulto e do Idoso. Segundo a secretaria, a conclusão da obra está prevista para o final deste mês. Na foto, durante a visita, o presidente da associação de moradores do bairro, Manoel Antonio dos Santos (E), o líder comunitário, Albert Firmino (Pelezinho), e o secretário de Saúde, Emerson Trindade. “Não estamos medindo esforços para atender a população. Nos últimos três anos o prefeito Nelson Bornier fez uma transformação na saúde de Nova Iguaçu”, disse Emerson.
Rugby
O Assidef Taurus Rugby, time de Rugby em Cadeiras de Rodas da cidade de Mesquita, viajou no domingo (15), para participar do IX Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas no Sesc de Guarapari (ES), que começou na segunda (16) e vai até 23 deste mês. A equipe estreia em competições da modalidade.
“Estamos preparados para a competição após meses de treinos pesados e temos chances de sermos campeões”, declarou o técnico da Assidef, Leonardo Crelier.
O torneio terá a participação de 120 atletas em 11 equipes, divididas na primeira e segunda divisão.
Rugby (2)
A equipe formou-se através de um projeto social chamado “Heróis da Superação”, promovido pela Associação de Integração de Deficientes Físicos – ASSIDEF, de Mesquita, e funciona há dois anos, com a ajuda da Prefeitura da cidade, que disponibiliza uma van adaptada para transporte dos cadeirantes e a vila olímpica para os treinos semanais. “Através da parceria com a Prefeitura de Mesquita, conseguimos o transporte para a viagem e uma doação dos uniformes, de uma empresa privada”, destacou o presidente da entidade, Alberto Santos.
Vereador dispensa
Tem vereador em Nova Iguaçu dispensando apoio de lideranças comunitárias, mesmo em ano de eleições. A coluna soube que um dos ‘bons’ que atuava na região do Parque Flora, Buraco do Boi e adjacências foi dispensado pelo representante de Comendador Soares, Alcemir Gomes, da bancada de apoio ao Governo. O rapaz, dispensado da Secretaria de Trânsito, procurou o também vereador Carlinhos Presidente, que o acolheu de braços abertos.
Professora da PUC assumirá secretaria
de Direitos Humanos
A procuradora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Flávia Piovesan disse ter aceitado o convite do presidente em exercício, Michel Temer, para assumir a Secretaria de Direitos Humanos. “O meu partido é a luta pela causa. Não tenho qualquer filiação partidária. Meu desafio é trazer contribuição para garantir avanços e evitar retrocessos”, afirmou ao jornal “O Estado de S. Paulo” na tarde de ontem (17).
Reforma da
Previdência
O presidente interino Michel Temer determinou, na segunda-feira (16), a criação de um grupo de trabalho para discutir propostas para a reforma da Previdência. A decisão foi anunciada após reunião entre representantes de centrais sindicais e a cúpula do governo no Palácio do Planalto. O próprio Temer participou do encontro e definiu o tempo de trabalho: trinta dias.
Reforma da
Previdência (2)
A coordenação será feita pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e cada central sindical terá dois representantes – com exceção da CUT e da CTB, que não participarão num primeiro momento, segundo o deputado Paulo Pereira (SDD), o Paulinho da Força. O grupo terá a primeira reunião na próxima quarta-feira e o prazo de um mês para formular uma proposta. Caso não haja consenso, o governo enviará um projeto de lei para ser discutido no Congresso.
Reforma da
Previdência (3)
Em entrevista a jornalistas, Paulinho da Força, presidente licenciado da Força Sindical, afirmou que a tônica dada pelo governo foi a da negociação e discussão com resultados concretos. “Foi positivo o fato da a primeira reunião, em 94 horas de governo, ser com as centrais. O governo rapidamente aceitou discutir, e para nós é importante um governo que dialogue e discuta, e não imponha”, destacou o sindicalista e parlamentar. Segundo Paulinho, as centrais não aceitam mexer nos direitos adquiridos, como chegou a cogitar o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, também presente ao encontro. Mudanças, apenas para quem for entrar no mercado de trabalho.