Visão Geral – 18/10

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

A quarta edição do LiterCaxias, na Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola, reuniu no domingo (16), escritores, blogueiros e apaixonados por literatura. O evento, que teve o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, tem como objetivo a disseminação da literatura no município, além de promover rodas de conversa com autores e uma série de atividades.

 

Bola Murcha

Vai para os boateiros de plantão. Eles se superam a cada dia nas redes sociais. A última desse bando de irresponsáveis é ‘plantar’ que o presidente da República Michel Temer quer acabar com o carnaval no Brasil. Só trouxa para acreditar. Os boateiros remunerados para mentir na internet vão morrer e a maior festa popular do planeta seguirá firme por aqui. Xô, linguarudos!

 

Miranda busca recursos para Mesquita

161017-h41Prefeito eleito de Mesquita, Jorge Miranda (PSDB), segue nas articulações políticas em Brasília. As visitas ao Distrito Federal têm por objetivo atrair verba para o município, por meio das emendas parlamentares, que podem ser decretadas até esta quinta-feira (20). Na noite de domingo (16), Miranda participou de um jantar na casa do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ). O convite partiu do deputado Sóstenes Cavalcante, também do DEM-RJ. Segundo pessoas próximas, Miranda está correndo atrás de recursos desde a sua eleição e tem tudo para surpreender mesmo com a crise reinante. Na foto, em primeiro plano, Maia (E) e Sóstenes (D), ao lado de Jorge Miranda.

 

Criminalização do ‘caixa dois’ teve audiência pública

Destaque da primeira quinzena de outubro no noticiário jurídico, a criminalização do ‘caixa dois’ foi tema de audiência pública promovida no dia 10 pela Comissão Especial do PL nº 4.850/2016, que reúne as 10 Medidas Contra a Corrupção. Um dos participantes foi o vice-procurador-geral Eleitoral, Nicolao Dino, que defendeu a proposta. Segundo Dino, é necessário minimizar os efeitos negativos do abuso do poder econômico no processo eleitoral. “Temos o objetivo comum de trazer para o sistema jurídico um ordenamento que diminua esses efeitos”, enfatizou. Ele ressaltou a necessidade de revisão da legislação eleitoral para responder de forma mais satisfatória ao crime de caixa dois. De acordo com Dino, no âmbito penal não há um tipo específico que traga a tranquilidade de que esta prática será punida de forma efetiva.

 

Ferreirinha
mal na fita

O advogado, católico, vereador e candidato a vice-prefeito, Carlos Ferreira, do PT de Nova Iguaçu, ficou péssimo na fita das famílias tradicionais da cidade, que ele diz amar e respeitar. Agora, o moço, que luta para eleger Rogério Lisboa (PR) no segundo turno contra Bornier (PMDB), cismou de querer derrubar o veto do prefeito à proposta de implantação da ideologia de gênero nas escolas iguaçuanas. Essa filosofia ensina crianças a fazer sexo a partir da tenra idade e conta com professores doutrinados para tal.

 

Cadê o Programa
de Governo?

A propósito: a coluna está atrás do Programa de Governo do candidato a prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, do PR de Garotinho e apoiado pelo PT de Lula e Dilma, mas as tentativas com pessoas ligadas à candidatura foram em vão. Quanto ao do candidato Bornier, do PMDB de Michel Temer, o mesmo propõe reforço na Educação, Saúde e Segurança e investimentos maciços nas obras de infraestrutura. Bornier quer melhorar o que já foi feito e atacar outras frentes, especialmente as que afetam as comunidades.

 

Vestibular

O Vestibular Cederj 2017 recebe inscrições até o próximo dia 27 no site www.cederj.edu.br/vestibular. São oferecidas 7.159 vagas em 15 cursos de graduação a distância em sete universidades publicadas: Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio. As provas serão aplicadas em 26 de novembro. O candidato pode escolher entre um dos 32 polos de ensino espalhados pelo Estado do Rio.
Os cursos oferecidos são bacharelados em Administração, Administração Pública e Engenharia de Produção; tecnólogos em Gestão de Turismo, Segurança Pública e Sistemas de Computação; e licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo.

 

Prefeito presta
contas na Câmara

Depois de alguns debates na Câmara a respeito da burocracia para sua realização, o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PMDB), finalmente marcou a data para a apresentação das contas do 2º quadrimestre deste ano. A Convocação 001 de 2016 foi publicada n sexta-feira (14), marcando uma Audiência Pública para realização da prestação das contas, na qual a prefeitura irá demonstrar sua saúde financeira.

 

Prefeito presta
contas na Câmara (2)

O evento foi marcado para dia 27 deste mês, no plenário do Palácio Natalio Salvador Antunes, nova sede da Câmara, com início previsto para as 10h, quando a administração do município fará a “apresentação e conhecimento amplo do cumprimento das metas fiscais” no 2º quadrimestre, que compreende o período entre maio e agosto de 2016. A Audiência Pública para a prestação de contas do governo em cada quadrimestre segue o disposto no Parágrafo 4 do Artigo 9º da Lei Complementar 101/2001, mais conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 

Para finalizar…

Essa moda bem que poderia pegar nas prefeituras e Câmaras municipais da Baixada Fluminense. Por aqui o cidadão anda mais por fora do que ‘umbigo de vedete’, quando o papo é saber o que seus representantes andam fazendo com o dinheiro dos impostos e outros recebimentos. Existe até uma Câmara que foi ‘blindada’ pelo presidente. É mole, ou querem mais?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!