Bola Cheia
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Queimados entraram em campo na segunda-feira (16) para o trabalho nas 14 Clínicas da Família do município. O quantitativo dos novos profissionais compete ao número de vagas oferecidas (70), mas a Secretaria Municipal de Saúde pretende criar novos postos para o próximo ano.
Bola Murcha
Na seção de terça-feira (17), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) aprovou o registro do órgão estadual do Partido Nacional Corinthiano (PNC). O registro do órgão em São Paulo é uma das etapas que o partido deve cumprir para obter o registro em âmbito nacional. Se a moda pegar, teremos, brevemente, o PNF (Partido Nacional Flamenguista) e por aí vai. Pois é…
Saúde de Lula preocupa o PT
É assunto proibido entre petistas, mas parecem sérias as dificuldades de Lula com saúde. Seu desinteresse até em discutir a sobrevivência do PT acionou o “alerta vermelho”. Terminou na terça (17), em Brasília, sem ele, a reunião da cúpula para definir o futuro e o discurso do PT até Dilma ser julgada. Dirigentes do PT não confirmam a retomada do câncer, agora com dor, mas afirmam que Lula enfrenta “profunda depressão”. Amigo íntimo diz que Lula anda insone com as investigações contra sua família. Acha a Lava Jato “muito parada”. Para ele, um mau sinal. Na queda de Dilma, Lula surgiu atrás dela, já no lado de fora do Palácio do Planalto, abatido, tenso, carregado, desligado. Ficou em silêncio.
Discursos de Lula estão quase incompreensíveis. Já não fala nas raras reuniões que vai. Nem apareceu no 1º de Maio do PT, no Anhangabaú.
Lula não fala nem para se defender das acusações, mas o Instituto Lula nega a retomada do câncer, do qual afirma estar curado. As informações são do colunista Claudio Humberto.
Waguinho e Canella
O deputado estadual Waguinho (PMDB) está animado em sua pré-candidatura a prefeito de Belford Roxo. O parlamentar nascido na Cidade do Amor tem como pré-candidato a vice, seu colega de Alerj, Márcio Canella. Juntos, os dois têm conseguido melhorias com o Governo do Estado para os bairros carentes do município. Waguinho perdeu a eleição de 2012 para o atual prefeito Dennis Dauttmam e quer tomar, no voto, a cadeira de seu algoz nas urnas. Dauttmam não está tão bem na fita como há quatro anos, quando concorreu pelo PC do B.
O mais votado
Em 2008, Waguinho, concorreu a vereador de Belford Roxo pelo obscuro PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro- e deu um banho. Conseguiu ser eleito com a maior votação da história da cidade até então: 5.413 votos. “Agora, é a nossa hora. É a hora da mudança efetiva e que tanto nossa gente precisa”, costuma dizer o parlamentar. Recentemente, a dupla Waguinho-Canella conseguiu levar a sede da Fundação Estadual Leão XIII para o bairro do Wona.
É tudo nosso
Um leitor de Belford Roxo, ligadíssimo na vida política da Cidade do Amor, manda um alerta aos iguaçuanos. “Vejo que a deputada federal Rosângela Gomes, do PRB, eleita para representar a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), quer o lugar do prefeito Nelson Bornier. Se isso acontecer, os principais postos serão da igreja e Nova Iguaçu vai pagar caro. Odete Marques, também da Universal, foi eleita em Belford Roxo, e só indicou pessoas da IURD. Inclusive a própria Rosângela, então moradora do Parque Flora, em Nova Iguaçu”, conta.
Dornelles defende carência na dívida com a União
O governador em exercício Francisco Dornelles defendeu, na terça-feira (17), durante o 28º Fórum Nacional, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), carência de 12 meses dos juros que são cobrados na dívida dos estados com a União. Esta é uma das propostas para tentar resolver a grave crise financeira por que passam os estados brasileiros. Segundo ele, a moratória da dívida aliviaria as contas do Rio de Janeiro em R$ 10 bilhões por ano, com juros/mês perto de 19 milhões. De acordo com Dornelles, hoje, a maior parte dos governos encontra-se impossibilitada de oferecer serviços públicos de qualidade e fazer investimentos, devido ao alto comprometimento dos seus orçamentos com os juros da dívida e também com a previdência social. “Não tem outro jeito. A União deve dar 12 meses de carência”, afirma Dornelles.
Ação jurídica na
quadra da Grande Rio
A comemoração do Dia Nacional da Defensoria Pública, nesta quinta-feira (19), será na quadra da Acadêmicos da Grande Rio, em Duque de Caxias, onde o samba vai dar lugar ao atendimento jurídico gratuito à população. Das 10h às 16h, defensores públicos estarão a postos numa ação social em que será oferecida parte dos serviços prestados diariamente a quem não tem recursos para pagar honorários advocatícios e custas judiciais.
Ação jurídica na
quadra da Grande Rio (2)
No local, será possível obter ofícios de gratuidade para segunda via de documentos (identidade, certidões de nascimento e óbito) e também para habilitação de casamento, além de esclarecimentos sobre ações de alimentos, investigação de paternidade e direitos do consumidor, dentre outros. Ainda para celebrar o Dia Nacional da Defensoria Pública, haverá distribuição da cartilha “Acesso à Saúde: Garantir o seu direito é nosso maior feito”, de manhã, no Largo da Carioca e na praça do pedágio da Ponte Rio-Niterói. Às 18h será realizada missa de ação de graças no Santuário Cristo Redentor. À noite, o Corcovado e a Igreja da Candelária ganharão iluminação verde, a cor da Defensoria Pública
Ação jurídica na
quadra da Grande Rio (3)
“A ideia é estreitar os laços dos defensores públicos de Caxias com a comunidade, especialmente a das áreas mais carentes. A população deve conhecer a Defensoria Pública como instrumento para a garantia de direitos”, explica a defensora pública Renata Tavares da Costa. A quadra da Grande Rio fica na Rua Almirante Barroso, 5 – Centro, vizinha a algumas das localidades mais pobres do município.