Bola Cheia
A programação desta semana do Centro Cultural Mister Watkins, em Mesquita, promete lotar o espaço. Nesta terça (19), tem abertura em comemoração ao mês da Mulher Negra Latino Caribenha. Às 9h será realizado debate com o tema “A Mulher Negra e Sua Luta Social”, que vai abordar os caminhos percorridos pela mulher, as conquistas e o que ainda falta atingir na luta pela igualdade. Boa!
Bola Murcha
Os assassinatos cada vez mais comuns de pré-candidatos a vereadores ou prefeitos nos municípios da Baixada Fluminense está dando medo em alguns que sonhavam com a carreira política por idealismo ou até mesmo por ser um emprego estável e garantido, inicialmente, por quatro anos. Tem gente jogando a toalha e preferindo seguir vivo ao lado de seus familiares. Sinistro.
Bornier participa de reunião
no Parque das Palmeiras
No último sábado (16), foi realizada na quadra do bairro Parque das Palmeiras, em Nova Iguaçu, uma reunião comunitária que contou com a presença do prefeito Nelson Bornier, diversas lideranças locais, além de mais de 400 moradores da região que deixaram o espaço completamente lotado.
Durante o encontro, foi lançada oficialmente a pré-candidatura de Albert Firmino, mais conhecido como Pelezinho, a vereador do município pelo PROS, que deverá ser confirmada após convenção partidária. A cerimônia contou com a presença do presidente municipal da sigla, Thiago Portela.
Nelson Bornier declarou total apoio a Pelezinho e não poupou elogios ao jovem líder comunitário. “O Pelezinho é o meu candidato aqui no Parque das Palmeiras porque ele é um cara que toda semana está no meu gabinete, procura todos os secretários, mas sempre pedindo melhorias para a comunidade, nunca em benefício próprio, de seus familiares e amigos. É de um representante assim que o bairro precisa”, disse o prefeito.
“Agradeço a Deus em primeiro lugar e também a toda minha família e equipe, ao prefeito Nelson Bornier e ao presidente do meu partido Thiago Portela. Acreditamos que a renovação pode contribuir para um futuro melhor em nossa região. Independentemente do resultado da eleição, jamais vou parar de lutar pelo bairro onde nasci e me criei” disse emocionado, Pelezinho.
Dia do Conselheiro
Autora da lei que instituiu no calendário oficial de Duque de Caxias o ‘Dia do Conselheiro Tutelar’, a vereadora Leide (PRB), que preside a Comissão dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, homenageou os 30 conselheiros tutelares da Cidade na noite de quarta-feira (13 deste mês), em solenidade na Câmara Municipal. A data oficial foi escolhida em razão de coincidir com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Muito me orgulha essa representatividade e me sinto feliz em homenagear os conselheiros tutelares, que desenvolvem um trabalho muito relevante na Cidade”, disse Leide.
Dia do Conselheiro (2)
Relatora da Comissão, a vereadora Fatinha (Solidariedade) marcou presença e parabenizou os homenageados. “Somos sempre as primeiras a defender os conselheiros tutelares porque sabemos do trabalho árduo e sacrificado que realizam.” A subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Letícia D’Avila, ressaltou um feito de Duque de Caxias: “Foi o único Município que aumentou o número de conselhos tutelares, hoje temos seis conselhos com cinco membros cada para atender a Cidade”.
Violência
“Embora a responsabilidade pela segurança pública seja do Estado, nós, enquanto prefeitos, não podemos deixar por isso mesmo a explosão de violência que está tirando o sono não só dos nilopolitanos, mas da população de toda a Baixada.
Temos pensado e trabalhado por soluções para o problema, cobrando do Governo do Estado ações efetivas para voltar a garantir a segurança das pessoas em Nilópolis”, disse o prefeito Alessandro Calazans.
Trem, criança vendendo cerveja, etc
Jornalista Wilson de Carvalho no Facebook, ontem: “trem da Supervia, 13h40 de hoje, Japeri-Central. Eu, ganhando tempo, Avenida Brasil esburacada pelo psicopata e irresponsável prefeito do Rio. Aliás, muitas ruas, devido às obras paradas e sem tempo para as Olimpíadas. E o que vejo no trem? Um garoto de uns doze anos de idade vendendo refrigerantes e CERVEJA. Ao chegar na Central, dois currais estreitos com as descidas para o metrô, bloqueadas. Sabem por quê? Dar mais espaço para as lojas do térreo. Entre outras irregularidades e desrespeito ao povo. Supervia, Metrô, péssimas administrações. Por quê? Governo Estadual e ALERJ comprometidos. Parceiros… Brasil na UTI”.
Nanicos podem
sumir do mapa
O projeto que reestabeleceria a cláusula de barreira no Brasil pode reduzir o número de partidos políticos a doze. Apenas os grandes, como PMDB, PT e PSDB, teriam sobrevida garantida, já que os pré-requisitos para a manutenção da legenda são obter 2% dos votos válidos, no mínimo, em 14 estados, e 2% do total de votos no Brasil. PP, PR, PSD, PTB, PDT, DEM, SD, PSB e PRB também se salvariam. Hoje existem 35 partidos políticos registrados na Justiça Eleitoral do Brasil. Eles dividem o cobiçado “fundo partidário” de quase R$ 1 bilhão.
Nanicos podem
sumir do mapa (2)
PROS e PSC conseguiram o mínimo imposto pelo projeto (de 2% dos votos válidos) em 13 estados, nas últimas eleições. Seriam barrados. Partidos tradicionais como o PCdoB e o PPS, que existem desde 1987, também não atingem pré-requisitos impostos pela cláusula de barreira. A cláusula prevê atualização, a partir de 2022, elevando o mínimo de votos válidos exigido dos partidos para 3%, em ao menos 14 estados. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Para finalizar…
Os nanicos no Brasil vivem sobressaltados. Agora, tem mais essa. A enterrada, porque não interessa para a maioria dos congressistas, ‘cláusula de barreira’ foi ressuscitada e pode incomodar. Ao saberem na possível extinção dos partidos pequenos, presidentes iguaçuanos iniciaram orações para que a ‘cláusula’ seja sepultada novamente. “Já não basta o que a Câmara de Vereadores fez com a gente”, disse um dos dirigentes nanicos que pediu anonimato. Ele se referiu à redução de cadeiras de 29 para 17.