Bola Cheia
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São João de Meriti vai realizar a Semana da Enfermagem, nos dias 23 e 24 deste mês, com programação no Auditório do PAM Abdon Gonçalves (PAM Meriti) e na Câmara dos Vereadores. O tema para 2016 é: “Arte e ciência do cuidar. Porque quem cuida também precisa de cuidados”. A abertura será no auditório do PAM Meriti.
Bola Murcha
Durante a semana que passou, os repórteres que cobrem o que acontece nas delegacias de polícia civil na Baixada Fluminense foram informados que as mesmas estavam sem internet. Os policiais não souberam dizer o porquê do ‘blackout virtual’ nos computadores, porém, a ‘fumacinha’ que pairava no ar indicava falta de pagamento da conta aos provedores. Pois é…
Temer muda status do secretário da Cultura
Ontem (20), o presidente em exercício, Michel Temer, criou um cargo especial para área da Cultura, porém, manteve o segmento dentro do Ministério da Educação. O cargo criado para Marcelo Calero (foto) é de Secretário Especial de Cultura. Na prática, o novo cargo dá status maior às funções relativas à pasta da Cultura. Mas a mudança não resultará em privilégios para Calero, como status de ministro, foro privilegiado ou salário superior aos demais secretários.
Calero, admitiu que terá um trabalho complicado pela frente. Em entrevista ao JB, ele falou sobre a situação que encontrou a pasta e disse não ver a mudança de status de ministério para secretaria como uma desvalorização da cultura no Brasil. Segundo o secretário, a mudança possibilitará um aumento no orçamento do segmento. “Até 1985 foi assim, depois tornou-se um ministério. O fato é que hoje, diante da situação do nosso país, nós precisamos fazer equações orçamentárias que possibilitem, inclusive, o aumento do investimento na cultura. Essa mudança significa a valorização da cultura para que a gente possa ter mais recursos financeiros. Não adianta, nós precisamos de dinheiro para fazer as coisas. E foi nesse sentido que o presidente Michel Temer tomou essa decisão muito corajosa para que hoje tenhamos essa estrutura da Secretaria Nacional de Cultura”, comentou o secretário.
Na quinta-feira (19), Marcelo Calero participou de seu primeiro evento oficial após a nomeação para o cargo, na inauguração do teatro da Cesgranrio.
Concerto na igreja
Neste domingo (22), às 16 horas, a Igreja de São Francisco de Assis, no centro comercial de Comendador Soares, promoverá um concerto com a Orquestra Sinfônica da Petrobras. “Será o primeiro de uma série de eventos culturais de nossa igreja. Todos estão convidados para apreciar um repertório clássico de primeira grandeza”, disse o padre Ricardo Barbosa, à coluna. Em outubro, mês da festa do padroeiro, a atração será apresentação de corais.
PSB-NI pode lançar
candidato a prefeito
Até as convenções que decidirão definitivamente quem concorrerá a prefeito e vereador em Nova Iguaçu, muita água pode passar sob a ponte política na Cidade. Depois de o Partido Progressista (PP) anunciar candidatura própria, Marcelo Nardelli, ao trono hoje ocupado por Nelson Bornier, o PSB poderá fazer o mesmo, segundo informou uma fonte da legenda à coluna. Na próxima semana, os dirigentes pessebistas iguaçuanos vão analisar se assumem carreira-solo na eleição majoritária de outubro.
Jefferson internado
O presidente nacional do PTB e ex-deputado federal Roberto Jefferson foi internado durante a madrugada de ontem no Hospital Brasília, na capital federal.
De acordo com a assessoria de imprensa de Jefferson, ele foi atendido na emergência da unidade, após apresentar febre e um quadro de desidratação.
Ainda segundo a assessoria, até o início da noite de ontem o delator do mensalão permanecia internado e aguardava resultados de exames. Não havia previsão de alta.
STF mira Jucá
e Renan Calheiros
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra líderes do PMDB sobre suposto pagamento de propina na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
O ministro do Planejamento, Romero Jucá, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Jader Barbalho (PMDB-PA) estão no alvo.
STF mira Jucá
e Renan Calheiros (2)
O procurador pediu que eles passem a figurar como investigados em inquérito no STF que já apura a suposta participação do senador Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro de Minas e Energia, com o esquema na usina. A investigação se baseia na delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido) e de Luiz Carlos Martins, ligado a construtora Camargo Corrêa, entre outras. Delcídio afirmou que ex-ministros operaram um esquema de desvio de dinheiro das obras da usina de Belo Monte. Os recursos teriam ido para campanhas do PT e do PMDB.
STF mira Jucá
e Renan Calheiros (3)
A assessoria do senador Renan Calheiros emitiu a seguinte nota: “Todas as imputações envolvendo o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) são por ouvir dizer ou fruto de interpretações subjetivas. O delírio do ex-senador Delcídio do Amaral, por exemplo, é por “fazer parte do time do Sarney”. O senador Renan Calheiros reitera que sempre esteve e continua à disposição para quaisquer esclarecimentos”.