Bola Cheia
Poucos dias após a coluna alertar para o risco de assaltos no ponto de ônibus em frente à Casa Amazonas, que fica à Rua Padre Aluísio Rucha, no centro de Comendador Soares, a Prefeitura de Nova Iguaçu agiu e iluminou a área. O local dava medo de tão escuro a partir da chegada da noite. Até o número de pessoas à espera da condução aumentou. Valeu!
Bola Murcha
Animais na pista é risco constante de acidentes envolvendo veículos e pessoas. Ontem, um casal de equinos (cavalo e égua) passeava tranquilamente, ao cair da tarde, pela Avenida Presidente Tancredo Neves, altura do bairro Santa Eugênia, em Nova Iguaçu. Como estavam livres, leves e soltos, os dois podem ter escapado de algum curral próximo, segundo dedução de uma fonte da coluna.
Mutirão da Justiça a favor de
clientes bancários
Começa na próxima segunda-feira (24), um mutirão do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), com uma pauta de 400 processos envolvendo consumidores e o Banco do Brasil, Santander, Itaú e Bradesco Saúde. O evento vai se prolongar até sexta-feira, dia 28, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), no Beco da Música, nº 121, Lâmina V, Térreo, sala T06.
Na segunda, as audiências serão para encontrar solução em 79 processos do Banco Santander, que tramitam nas varas cíveis das Comarcas da Capital, Alcântara, Bangu, Barra da Tijuca, Campo Grande, Duque de Caxias, Jacarepaguá, Leopoldina, Madureira, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Região Oceânica e São Gonçalo. Na terça-feira, dia 25, serão 77 processos do Bradesco Saúde originários das varas cíveis das Comarcas da Capital, Barra da Tijuca, Campo Grande, Duque de Caxias, Jacarepaguá, Leopoldina, Madureira, Méier, Niterói, Região Oceânica, Santa Cruz, São Gonçalo e São João de Meriti.
Deputados cobram TCU
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) vai pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU) a análise de decretos da presidente Dilma Rousseff que autorizaram, no final do ano passado, a liberação de recursos quando o governo já havia dito que não conseguiria cumprir a meta de superávit primário. Os deputados aprovaram ontem um requerimento para que o TCU aprecie, dentro da análise que vem fazendo das contas presidenciais do ano passado, 10 decretos presidenciais que autorizaram as novas despesas.
Deputados cobram TCU (2)
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) só autoriza a abertura de créditos para novas despesas se eles forem compatíveis com a obtenção da meta de resultado primário prevista na LDO. Um dos autores do requerimento, o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) argumentou que a intenção é provar “a possibilidade de ter havido infração a dispositivo da lei orçamentária de 2014, o que poderia abrir caminho para um eventual processo contra a presidente por crime de responsabilidade, por infringir a lei orçamentária.
Temer pode pular
fora da articulação
Aprovada na noite de quarta-feira no Senado, a proposta que reonera a folha salarial das empresas era a última peça do ajuste fiscal do governo ainda pendente de apreciação no Congresso. Com isso, afirmam amigos do vice-presidente Michel Temer, encerra-se o compromisso que ele havia firmado com Dilma Rousseff ao assumir a missão de articulador político do governo. Segundo o Blog do Josias, no site UOL, Temer estaria agora liberado para preparar o seu desembarque da função.
Cunha sofre pressões para renunciar
Foram registradas no Supremo Tribunal Federal às 13h de ontem as denúncias do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), e o senador Fernando Collor de Mello (PTB) por suposta participação no esquema de corrupção na Petrobras. Ambos podem recorrer contra a PGR, embora haja poucas chances de obterem sucesso na empreitada. Mexeram no vespeiro e agora vão penar. Os que deixaram quieto e compuseram com o poder, como Renan Calheiros (PMDB) & Cia, escaparam. Ontem mesmo, partidos que apoiam o Governo iniciaram pressões para derrubar Eduardo Cunha da presidência da Câmara. O PSOL deu arrancada nas críticas e pedidos para tirar Cunha da cadeira “o mais rápido possível”.
HIV-1 M gera
pandemia da aids
Diversos subtipos do vírus HIV podem causar a síndrome da imunodeficiência adquirida em humanos (Aids), mas evidências científicas indicam que a pandemia de Aids que hoje afeta cerca de 35 milhões de pessoas no mundo esteja relacionada a um grupo viral específico: o HIV-1 M. Entender qual mecanismo evolutivo tornou essa linhagem tão mais bem-sucedida que as outras é o objetivo do cientista Frank Kirchhoff, diretor do Instituto de Virologia Molecular da Universidade de Ulm, na Alemanha.
HIV-1 M gera
pandemia da aids (2)
Para isso, há mais de duas décadas, ele vem comparando o HIV com vírus similares encontrados em macacos, a partir dos quais ele foi originado. O trabalho rendeu, em 2009, a indicação de Kirchhoff para o Prêmio Gottfried Wilheim Leibniz, considerado o Nobel alemão. Os vencedores recebem até € 2,5 milhões da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) para serem investidos em novos estudos ao longo de sete anos. “Em breve, poderemos controlar o HIV sem precisar tomar drogas diariamente”, afirma Kirchhoff.
HIV-1 M gera
pandemia da aids (3)
Alguns dos principais resultados obtidos em suas investigações foram apresentados por Kirchhoff na palestra “Por que o HIV-1 foi capaz de causar a pandemia de Aids?”, ministrada na sede da FAPESP no dia 17 de agosto (veja os acordos que a FAPESP mantém com a DFG). Segundo o pesquisador, o HIV-1 teria surgido em chimpanzés africanos ao sul de Camarões, há cerca de 10 mil anos, a partir de recombinações de vírus existentes em pequenos macacos, como os do gênero Cercopithecus. Dos chimpanzés, ele teria saltado para os gorilas e para os humanos.