Bola Cheia
A cidade de Queimados está cada vez mais limpa e conservada, dizem moradores. O motivo é o empenho da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos na execução de serviços essenciais como a limpeza de ruas, manutenção de redes de esgoto, retirada de entulhos, além de iluminação (disque-luz) e a coleta de lixo permanente em diversos bairros.
Bola Murcha
Não é só a Light que vem recebendo críticas e ameaças de processos judiciais por causa dos sinistros ‘chips’ colocados sem autorização dos consumidores e que arrebentam o bolso dos mesmos com cobranças desleais nas contas mensais. A Ampla, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em boa parte do interior do Estado, também está sendo denunciada.
Curso de Adestramento de Cães de Patrulha
O Curso de Adestramento de Cães de Patrulha chega à sua terceira edição no município de São João de Meriti. Promovido pela Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana, por meio da Guarda Civil Municipal, a atividade já formou 44 alunos de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro. A partir da próxima segunda-feira (25), os 20 agentes de segurança inscritos nesta edição passarão por aulas teóricas e práticas ministradas pela equipe Full Dogs de adestramento. Serão cinco dias de curso que capacitarão os participantes para atuarem em operações que contam com o apoio dos animais. Estão confirmados agentes das guardas civis municipais de Itaboraí, Niterói, Duque de Caxias, Rio Bonito e Rio de Janeiro, além de Policiais Civis e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Esta edição também contará com a participação de sete guardas municipais da cidade de Belo Horizonte e um policial militar do estado de Minas Gerais. O coordenador do Grupamento de Cães da Guarda Municipal de São João de Meriti, André Gomes, comemora a realização da terceira edição do curso na cidade. “Para nós é motivo de muita alegria podermos oferecer mais uma edição desse importante curso aos agentes de segurança. Nossa parceria com a equipe Full Dogs tem sido muito positiva e o resultado são mais de 40 agentes já formados em nossa cidade, que podemos dizer, já se tornou uma referência neste tipo de especialização com cães”, afirmou o coordenador.
As aulas acontecem na base da Guarda Civil Municipal, localizada na Rua Valério Vilas Boas, s/nº, Centro, onde ao término das atividades será realizada uma cerimônia de formatura para os agentes aprovados.
Eita Brasilzão!
O Brasil é o primeiro lugar entre os melhores países do mundo na categoria ‘Aventura’, sexto lugar em ‘Perspectivas de Crescimento’, e sétimo melhor do mundo em “Influência Cultural’. O Brasil tirou nota 10 em ‘Diversão’ e na categoria ‘Sexy’. Por outro lado, o país é apenas o 43º em ‘Qualidade de Vida’, o 37º em ‘Abertura a Negócios’, 29º em ‘Empreendedorismo’ e 25º em ‘Cidadania’. O Brasil tirou Nota 0 (zero) na categoria ‘Sistema Educacional Bem desenvolvido’, nota 0,1 em ‘Sistema de Saúde Bem Desenvolvido’, nota 0,2 em ‘Igualdade de Renda’ e nota 0,3 em ‘Segurança’.
Ficou mal na fita
Uma fonte da coluna contou que o responsável pelo Partido Ecológico Nacional, o PEN, em Nova Iguaçu, Edu De La Obra, ficou numa saia justa perante alguns dos filiados, logo após deixar o grupo do prefeito Nelson Bornier para cair nos braços do ex-vereador de Nova Iguaçu e ex-deputado federal, Walney Rocha, o novo cacique da legenda no Estado. Um dos mais revoltados, Sílvio Caixeiro, o Charuto, chegou a interpelar De La Obra querendo explicações sobre a “traição”. A chapa só não esquentou mais entre os dois pela interferência da ‘turma do deixa disso’.
Consumidor que
se exploda
O Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor diz: se você recebeu uma conta, pagou e depois percebeu que a cobrança estava errada, o prestador de serviços tem que devolver o valor pago em excesso, em dobro, com correção monetária e juros. Não é bem assim que a banda toca na maioria das broncas de leitores da coluna. Duas empresas, OI e Ricardo Eletro, por exemplo, empurram com a barriga as reclamações e deixam a galera cuspindo marimbondos. “Consumidor no Brasil só tem direitos no papel”, declara uma das ‘bronqueadas’ com a OI.
Recessão e impeachment
derrubam Brasil
O Brasil caiu da 44ª para 51ª posição no ranking de países mais democráticos do mundo da Economist Intelligence Unit, consultoria ligada à revista “The Economist”. O país é considerado uma “Democracia com Falhas”, e sua democracia recebeu nota média 6,96. O país é bem avaliado em termos de processo eleitoral e pluralismo (9,58), mas tem nota baixa (4,44) em participação política. Esta foi a primeira vez desde o primeiro relatório sobre a democracia global, em 2006, em que o Brasil tirou nota abaixo de 7.
Recessão e impeachment
derrubam Brasil (2)
A nota do Brasil em 2015 é muito mais baixa de que a nota recebida pelo país um ano antes. Em 2014, o Brasil havia recebido nota 7,38. O problema do país, e de toda a América Latina, segundo o relatório, é a incapacidade de igualar “avanços extraordinários na democracia eleitoral” a melhoras na efetividade da política e na cultura política. Esse descompasso alimenta a insatisfação popular, especialmente em países marcados pela corrupção.
Recessão e impeachment
derrubam Brasil (3)
“O caso mais relevante de 2015, de longe, é o do Brasil, onde a presidente Dilma Rousseff enfrenta a ameaça de impeachment”, diz o estudo. Apesar de indicar que o problema é regional, o Brasil, o México e o Equador foram os únicos países da região que caíram no ranking internacional de democracias. Outro ponto que afeta a democracia brasileira, sob o ponto de vista dos analistas internacionais, é a crise econômica. O Brasil só é destaque no relatório por conta dos esforços realizados para combater a corrupção no país. (Fonte: Blog Brasilianismo).