Bola Cheia
O Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, foi festejado em Queimados. A secretaria municipal de Cultura promoveu no último sábado um encontro que reuniu cadastrados da Associação dos Artesãos do Município, que já conta com 250 profissionais.
Bola Mucha
Os investimentos na área de Segurança Pública do Rio de Janeiro estão “praticamente zerados”. O motivo, segundo relato em audiência pública do governo na Alerj, é o corte de 35% no orçamento do segmento. O corte é de aproximadamente R$ 2 bilhões, dos mais de R$ 10 bi previstos.
Agentes da Light
A agência móvel da Light atende esta semana em bairros da Baixada Fluminense. Hoje os moradores de Agostinho Porto, em São João de Meriti podem solicitar serviços comerciais e tirar dúvidas na unidade de atendimento da companhia. O atendimento vai disponibilizar serviços como ligação nova, atualização cadastral, parcelamento de débitos, análise de contas, vistorias técnicas, transferência de titularidade, encerramento de contrato, segunda via de conta, entre outros.
Acesso ao poder público
Para estreitar o acesso da população ao Poder Executivo de Mesquita, a prefeitura realiza nas estações ferroviárias da cidade o projeto Fala Pra Mim, sempre das 6h às 8h. Hoje os passageiros que estiverem no Centro poderão falar com o prefeito Gelsinho Guerreiro. Amanhã (23), a ação acontecerá em Juscelino e na quinta-feira (24), em Edson Passos.
Sangue Bom na Uniabeu
Na próxima segunda-feira (28), estudantes do curso de Enfermagem da Uniabeu participam da campanha de doação de sangue, em parceria com o projeto “Universitário Sangue Bom”, das 8h às 15h. A Agência Campi criou a iniciativa e em 2011, o trote solidário. Desde a primeira edição, 25 mil pessoas foram beneficiadas com a ideia que, neste ano, envolve 11 instituições de ensino superior. No campus Belford Roxo da Uniabeu será montado um posto de coleta de sangue no auditório 2.
Dia Mundial da Síndrome de Down com atividades em Mesquita
Ontem (21) no Dia Mundial da Síndrome de Down, a secretaria de Educação de Mesquita (Semed) promoveu uma série de atividades para marcar a data, na Vila Olímpica da cidade. A ação reuniu estudantes com síndrome e outras deficiências.
Os alunos das escolas municipais Professor Marcos Gil, Santos Dumont, Dr. Ely Baiense Vailante e Cruzeiro do Sul comemoraram o dia com circuito de atletismo, ginástica olímpica, futebol de salão, capoeira e outras modalidades recreativas. De acordo com a gerente da Educação Especial, Rosa Maria Abdalla, as atividades desenvolvidas foram pensadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Os estudantes estavam radiantes com as atividades. A mãe do jovem Emanuel, de 7 anos, disse estar satisfeita com a evolução do seu filho e agradece pelo empenho da Semed, em dar uma atenção especial aos alunos incluídos. “Meu filho estuda na Escola Santos Dumont desde o ano passado e percebi que ele teve um ótimo desenvolvimento. O papel do mediador nas salas de aula foi fundamental para o melhor desempenho do meu menino. Ele é uma criança muito ativa e está se divertindo muito com as atividades, além de interagir com outras crianças”, disse a mãe Alexandra Thomé Souza.
Conselho Metropolitano
O secretário de Governo Afonso Monerat, e o diretor-executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, Vicente Loureiro, empossam hoje, no Salão Nobre do Palácio Guanabara, os integrantes do Conselho Metropolitano. O Conselho será composto por profissionais de comprovada competência em diferentes áreas, bem como por instituições de atuação relevante no Estado.
Conselho Metropolitano (2)
Entre elas estão organizações como a Firjan, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o Clube de Engenharia, o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), a Casa Fluminense e o Metrô Rio, entre outros. O Conselho será responsável por acompanhar a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Modelar a Metrópole.
Conselho Metropolitano (3)
Este documento apresentará um modelo de desenvolvimento integrado para os 21 municípios da região e balizará as ações de planejamento do Governo do Estado e Câmara Metropolitana de Integração Governamental pelos próximos anos. O objetivo é reorganizar os centros urbanos a partir de um crescimento mais harmônico e equilibrado, que promova, de forma sustentável, maior qualidade de vida para os mais de 12 milhões de habitantes destas cidades.