Visão Geral – 24/08

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Não cabe aqui nenhuma propaganda política direta. A coluna manda a ‘bola bem cheia’ para os candidatos que assistem moradores em suas comunidades, principalmente na área da Saúde, não só em épocas eleitorais e fora dos períodos de campanha também. Embora os figurões digam que está tudo bem, a realidade é outra nas periferias da Baixada.

 

Bola Murcha

Na Constituição Federal está que todo brasileiro tem direito à saúde pública. Pois bem, o leitor Emanuel Vitalino, 65 anos, morador de Comendador Soares, Nova Iguaçu, está há três meses esperando o telefonema do SUS confirmando consulta com especialista do mal que sofre. Tomara que ‘seu Vitalino’ – se aposentou após 35 anos de trabalho – não morra antes de ser chamado.

 

Estudantes cariocas são jornalistas voluntários

160823 H41Estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro estão trabalhando como jornalistas voluntários durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, num projeto coordenado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e o Centro Rio+, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). Eles estão concluindo o treinamento com workshops sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Para produzir as matérias, os jovens são orientados pela jornalista colombiana americana Daniela Guzmán, que já trabalhou para o The New York Times e o Miami Herald. “O programa foi criado para mudar o jeito como percebemos a imprensa e diversificá-la, ao encontrar novas formas de comunicação. No Programa Jovem Jornalista, o estudante é parte desta diversificação, já que ele traz uma perspectiva diferente”, afirma a jornalista.
Morador da Baixada Fluminense, Arthur Augusto Ferreira Silva relata que a imprensa nunca retrata as dificuldades que os jovens da região encontram para estudar, trabalhar e ter acesso à cultura. “Quero ser um jovem jornalista que represente a juventude da minha cidade e acredito que esta é a melhor chance que tenho para isto, já que a atenção do mundo está focada no Rio”, afirma.
Francisco Filho, coordenador de comunicação do Centro Rio+, lembra que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enfatiza que a juventude é a maior força para a transformação social. “Então se queremos fazer o planeta um lugar melhor para viver respeitando os limites da natureza, precisamos trabalhar com a juventude de hoje, especialmente porque eles serão os líderes daqui a 15 anos”, afirma.
Para muitos dos jovens que participam do programa, como Juliana Bogéa do Carmo, William Frederick de Souza e Victor Hugo Pereira, o Jovem Jornalista é uma chance de agregar conhecimento e aprender um pouco mais sobre a carreira que pretendem seguir. Eliésio Moraes Macêdo e Ana Beatriz Vieira da Costa apostam na aquisição de novos conhecimentos enquanto Letícia Campêlo de Oliveira elogia o interesse despertado pelo projeto voluntário. “Acredito no potencial dos jovens”, finaliza Larissa Duarte Brandao Merheb.
O programa Jovem Jornalista dá voz para que dez estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro trabalhem como jornalistas voluntários durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, identificando iniciativas inovadoras que contribuam para os ODS. O conteúdo produzido estará disponível no site do Centro Rio+ e será distribuído para 166 países onde o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) atua. (Fonte: ONU Brasil).

 

Educação Infantil

Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve no Congresso Nacional na tarde de segunda-feira (22). Na ocasião, a entidade entregou ofício a dois parlamentares onde manifesta seu posicionamento a respeito da Medida Provisória (MP) 729/2016. Como alerta a CNM, a Medida altera legislação que aborda o apoio financeiro do governo federal para a Educação Infantil. O documento foi entregue ao senador Cristovam Buarque (PPS-DF) e à deputada Dorinha Seabra (DEM-TO).

 

Educação Infantil (2)

No ofício, a Confederação registra seu parecer contrário a MP 729/2016. De acordo com a entidade, a Medida modifica aspectos da Lei 12.722/2012 que dispõe sobre “apoio financeiro da União aos Municípios e ao Distrito Federal para ampliação da oferta da Educação Infantil”. Para a Confederação é inadmissível que o governo faça ajuste fiscal às custas de recursos dirigidos às crianças matriculadas em creche e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a redação da MP traz instabilidade no número de beneficiados e nos valores a serem repassados aos Municípios.

 

Pode esse nepotismo
gordo, Justiça?

A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), mulher do ex-governador e presidiário Neudo Campos, é alvo da Reclamação 23515 do Ministério Público Estadual ao Supremo Tribunal Federal (STF), por tornar obesa a sua renda familiar com a nomeação de 19 parentes para cargos de confiança. Ela é acusada de violar a Súmula Vinculante nº 13 do STF, que colocou o nepotismo na ilegalidade em definitivo. O marido da governadora, Neudo Campos, está preso em razão do desvio de dinheiro público conhecido por “escândalo dos gafanhotos”.

 

Pode esse nepotismo
gordo, Justiça?

A Reclamação do MP chegou ao STF em março e até agora os 19 parentes continuam recebendo seus vencimentos ilegais normalmente. A governadora nomeou, duas filhas, irmã, cinco sobrinhos, nora, sogro cunhado da filha… No total, a renda familiar chega a R$ 398 mil. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

 

Para finalizar…

A gente sabe que não pode e o STF também. Casos de nepotismo escancarado e na ‘maior cara’ como esse é novidade atualmente. O que não é novidade são as ações de nomeação camuflada de parentes nos poderes Executivo e Legislativo do tipo bola trocada. Exemplo: um vereador da Baixada Fluminense, sob a condição de anonimato, contou à coluna que nomeou a esposa de um colega em seu gabinete na Câmara e o outro nomeou a dele. O troca-troca de mulheres é só no papel, pois as mesmas trabalham junto com os maridões.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!