Bola Cheia
O Detran suspendeu mais de mil carteiras de habilitação no Rio de Janeiro. Teve a carteira suspensa quem atingiu o limite de 20 pontos ou quem foi flagrado dirigindo depois de beber ou pilotando moto sem capacete.
Bola Murcha
Logo após a Anistia Internacional apontar que negros e pobres são vítimas preferenciais de crimes violentos no Brasil,o ISP do Rio confirma que 67,5% das vítimas de crimes violentos no estado em 2015 foram negros e pardos, somando 3379 mortes.
Prefeitura e Rio Ônibus
Os desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio condenaram, por unanimidade, a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Sindicato das Empresas de Ônibus (Rio Ônibus) a pagar indenização pela cobrança de tarifa diferenciada, no valor estabelecido para utilização do Bilhete Único Carioca, nas viagens de ônibus onde os passageiros não utilizaram mais de um transporte coletivo, no período de 06/11/2010 a 31/05/2013.
Procon autua Correios
A operação de fiscalização da Comissão pelo Cumprimento das Leis da Alerj e do ProconRJ autuou ontem, o Centro de Entrega de Encomenda da Penha (CEE Penha), na Zona Norte, por desrespeitar a Lei 7109/2015, do deputado Carlos Minc. A determinação obriga a entrega de correspondências e mercadorias na residência ou em outro local designado pelo consumidor – e, havendo qualquer restrição na entrega, na agência mais próxima. Mais 11 agências espalhadas pelo Grande Rio também foram fiscalizadas pelo Procon, que encontrou regularidades em sete delas.
Mais Varas
A população de Mesquita obteve uma grande conquista na Alerj na última terça-feira (23). É que que foi aprovada em Plenário,a Indicação Legislativa Nº 135/2015 que desvincula a Comarca de Mesquita, da Comarca de Nova Iguaçu. A norma é de autoria da deputada Daniele Guerreiro, em parceria com os seus colegas André Ceciliano, Farid Abrão e Jorge Picciani. Dessa forma o Fórum de Mesquita ampliaria o número de Varas e passaria a contar com uma Vara Cível, outra de Família, uma Criminal e um Juizado Especial Cível.O Presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, tem 15 dias para aprovar a norma.
Mototaxistas recebem licenças e coletes
Em Mesquita, mais um grupo de mototaxistas, um motorista de transporte escolar e um taxista do município receberam ontem, as licenças provisórias e coletes para exercer seu trabalho dentro da lei. As entregas são realizadas em vários pontos de transporte alternativo da cidade, assim que os motoristas se adequam às normas de segurança exigidas.
Praça Sete Anões, em Santa Terezinha, o prefeito Gelsinho Guerreiro e o secretário de Transportes e Trânsito, Cleber Rezende, entregaram a documentação para dois mototaxistas que fazem ponto na Praça da Telemar, um da Padaria das Crianças, na Chatuba, outro que trabalha na Abel de Alvarenga com França Leite, também na Chatuba, um na Escola Municipal Santos Dumont, em Santo Elias, dois que fazem ponto fixo na Rua Celso Peçanha com Dona Perpétua e outro no Brizolão.
O secretário também entregou cartão de táxi para um motorista que fica no Hospital da Mãe e outro para transporte escolar. Desde que o projeto começou, em outubro do ano passado, 74 cartões e coletes de mototaxistas já foram entregues em diferentes pontos da cidade.
Para receber as licenças que valem por seis meses é necessário apresentar documentos como identidade, CPF, habilitação, título de eleitor e comprovante de residência na sede da secretaria de Transportes e Trânsito. Para os motoristas de transporte escolar são exigidos mais documentos como curso de primeiros socorros, direção defensiva, nada consta do veículo, fotos 3X4 entre outros. Mais informações pelo telefone 3763-9771.
Olimpíadas
Alguns nomes de atletas, ex-atletas e personalidas que vão levar a tocha olímpica e o percurso que ela fará pelo país foram divulgados ontem pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinadores do evento. Entre os atletas que participarão do revezamento estão a tenista Maria Esther Bueno, o nadador Gustavo Borges, a velejadora Isabel Swan, o nadador Clodoaldo Silva, a ginasta Laís Souza, a jogadora de vôlei Fabiana e a de vôlei de praia Adriana Behar. O atleta da paracanoagem Caio Ribeiro, o ultramaratonista Weimar Pettengill e o arqueiro indígena Gustavo Santos também vão participar.
Olimpíadas (2)
A tocha irá passar em 329 cidades, espalhadas pelo Brasil, que podem ser consultadas por região e estado, no site do comitê. Na Baixada Fluminense a tocha passará pelos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti.O revezamento começa no dia 3 de maio e termina na abertura dos jogos, em 5 de agosto, no Maracanã. A tocha será acesa em Atenas, na Grécia, em 21 de abril.
No Brasil, serão percorridos 20 mil quilômetros por rodovias e 10 mil pelo ar.
Leitura
A versão itinerante do Projeto Mais Leitura está de volta a Duque de Caxias. De 29 de fevereiro a 11 de março, o “lojão”, com mais de 10 mil livros, estará no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador, Centro. A presença do projeto, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está garantida até o fim de abril na Baixada Fluminense. Estão previstos ainda os municípios de São João de Meriti, Japeri e Seropédica. Desde o início do ano, o lojão já esteve em Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.