Bola Cheia
Os secretários municipais de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, e de Obras, Alex Dornellas, realizaram na manhã de ontem quinta (24), uma visita técnica às futuras instalações da Vila Olímpica do Palestra, em fase de construção, no bairro São Francisco, em Queimados. A previsão é de que o equipamento seja entregue em 120 dias.
Bola Murcha
A falta de banheiros públicos no centro de Nova Iguaçu é um dos problemas crônicos da região. Milhares de pessoas transitam diariamente pelo calçadão da Amaral Peixoto e não têm muitas opções caso tenham uma dor de barriga repentina ou aquela vontade de urinar que não dá para segurar. No segundo caso, o mictório nos poucos bares, resolve; no primeiro, sabe-se lá como resolver. #Tenso
“Aqui não existe batom na cueca”

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro (foto), voltou a defender a idoneidade das operações da instituição de fomento com o frigorífico JBS. “Qual não foi a nossa surpresa de saber, ainda preliminarmente, que aqui não existe batom na cueca. Ou seja, salvo pequenas falhas burocráticas, que em qualquer ação humana são plausíveis de acontecer, não existe semelhante coisa como um protegido chegar aqui e pegar um cheque, sem passar por um extenso processo de avaliação”, afirmou Rabello, em entrevista ao jornalista Roberto D’Ávila, que foi ao ar na noite de quarta-feira (23) na GloboNews. Rabello disse que as comissões de apuração interna (CAIs) instaladas desde a gestão passada do BNDES sobre operações com a Odebrecht e a JBS concluíram que não houve malfeitos envolvendo funcionários do banco. Segundo o presidente do BNDES, as CAIs “estão para serem concluídas nos próximos dias”.
Sobre o cenário atual, Rabello também cobrou um ajuste fiscal mais duro. Segundo o economista, o País não pode esperar “até 2023” para ter superávit primário nas contas fiscais e deveria perseguir, até lá, o equilíbrio das contas em termos nominais. Ao anunciar a revisão das metas fiscais de 2017 e 2018, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, informou que a previsão da equipe econômica é de que o País volte a registrar superávits a partir de 2021. Rabello ainda confirmou que recebeu sondagem de um partido político para concorrer à Presidência da República em 2018 mas que, no momento, dedica “100% do tempo, com hora extra”, à instituição.
Desde o início de maio, quando Rabello ainda estava à frente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fala-se nos bastidores que o PSC teria feito o convite para a candidatura. Rabello chegou a confirmar a sondagem em entrevistas, também antes de assumir o cargo no banco de fomento. (AE)
Unicesumar em
Nova Iguaçu
O Centro Universitário Unicesumar inaugurou ontem (24) um polo de Educação a Distância em Nova Iguaçu. A partir de agora, jovens e adultos da cidade e região contam com a presença e a força de um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil. Por oferecer uma das melhores estruturas tecnológicas e pedagógicas do país, a Unicesumar obteve pelo sexto ano consecutivo conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), e está listada entre as melhores instituições brasileiras de ensino superior.
67 cursos
Em Nova Iguaçu, possui o melhor índice entre as instituições particulares presentes na cidade. O polo da Unicesumar está localizado na rua Nestor Marinho, 39 – Lote 5, Quadra C – barro Nossa Senhora das Graças, e oferece 37 cursos de graduação e 30 de pós-graduação. Entre as opções estão os cursos de Gastronomia, Design de Moda, Design de Interiores, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia de Produção e mais diversos cursos nas áreas de Gestão, Tecnologia e Educação.
‘Mamaço’ em Itaguaí
A Praça Vicente Cicarino, no Centro, foi ocupada na quarta (23) por várias mães com seus bebês. Não era um protesto, mas um grande “mamaço” organizado pela Secretaria de Saúde de Itaguaí, em comemoração ao Agosto Dourado, data que marca a importância do aleitamento materno. Durante toda a manhã foram realizadas diversas atividades como teste da língua (exame que diagnostica problemas na língua do recém-nascido). O evento contou com a parceria das secretarias de Cultura e de Meio Ambiente.
Presas com filhos
até 12 anos
Do total de mulheres presas em flagrante que têm filhos com até 12 anos de idade, 75% receberam a liberdade provisória após terem sido apresentadas a um juiz dentro do prazo legal de 24 horas. É o que mostra o 5º Relatório de Audiência de Custódia, produzido pela Diretoria de Estudos e Pesquisa de Acesso à Justiça da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ). O trabalho traz informações sobre os casos atendidos pela instituição entre 19 de setembro de 2016 a 17 de março deste ano.
Maioria furtou
alguma coisa
Nos seis meses analisados, a DPRJ acompanhou 3.011 presos apresentados a um juiz, que avaliou a necessidade ou não da prisão ser mantida. Desse universo, 245 eram mulheres. Isso corresponde a 7,4% do total das pessoas presas em flagrante no período pesquisado. Entre as mulheres detidas, 168 relataram que eram mães, sendo que 122 delas, de filhos com até 12 anos. Desse total, 46 foram presas por furto (37,7%), 41 por crimes relacionados ao tráfico de drogas (33%) e 21 por roubo (17%).
Para finalizar…
Do total das mães com filhos de até 12 anos, 91 acabaram recebendo a liberdade provisória após serem submetidas à audiência de custódia (ou seja, 75%). Durante o procedimento, 22 mulheres relataram ter condenação anterior. Detidas por tráfico de drogas e roubo, sete delas permaneceram presas.