Bola Cheia
Este ano o vírus influenza chegou mais cedo e, por isso, a campanha de vacinação contra o H1N1 foi antecipada em todo Estado. A Prefeitura de São João de Meriti planeja vacinar um total de 105.910 pessoas. Desde ontem (25), crianças de seis meses a menores de cinco anos, grávidas e grupos de pacientes renais crônicos estão recebendo a vacina nos Postos de Saúde da cidade.
Bola Murcha
Ficou estranho a deputada federal do PRB, Rosângela Gomes, tirar foto de apoio com a então candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, em 2014, e no último dia 17 votar pelo impeachment da mesma na Câmara. Como na política brasileira vale quase tudo, não é de se estranhar esse tipo de comportamento.
“A picada não dói; te protege”
Ontem (25/04), foi o primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe H1N1 e a procura nos postos de saúde da Baixada foi considerada boa pelos especialistas em Saúde preventiva. Embora nesta primeira semana a prioridade seja a vacinação de crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, gestantes e doentes crônicos, muitos idosos compareceram aos postos e foram atendidos.
O secretário de Comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu, Paulo Cezar Pereira (foto), foi um dos que receberam a vacina, logo cedo. “Aproveite você também. A picada não dói e a vacina te protege do H1N1”, postou o jornalista em sua conta no Facebook.
Seria, mas não será
Uma fonte da política iguaçuana com trânsito privilegiado no Poder Executivo garantiu à coluna que a Câmara de Vereadores ficará mesmo com os 21 assentos aprovados pelos parlamentares na próxima Legislatura. Sobre o ‘sacode da roseira’, que anunciou uma suposta redução para 17 cadeiras – proposição do vereador Marcelinho das Crianças – a fonte não quis entrar no mérito da questão. Estratégia política da ‘situação’ para desmotivar a ‘oposição’ às vésperas do prazo-limite das filiações de quem vai concorrer em outubro, pode ter sido a razão do ensaio.
Assalto no K 11
Cena do cotidiano no bairro nobre iguaçuano K 11: trabalhador desce do ônibus e é abordado por um vagabundo. “Armado aê, maluco?”. “Não”, respondeu o mecânico de 45 anos, Alcídes, assustado com o cano apontado em sua direção. “Então, passa o celular e a carteira com os documentos. Se coçar vai levar pipoco até cair”, ameaçou o ladrão, cheio de atitude. Cidinho, como é conhecido no local, não teve outra alternativa. “Valeu, prego”, zombou o meliante e foi embora. Assaltos como esse são comuns no outrora tranquilo K 11, dizem moradores.
Juiz Moro retoma
‘Acarajé’ e ‘Xepa’
O ministro Teori Zavascki, do STF, decidiu devolver ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato, duas investigações que haviam sido remetidas ao Supremo. As 23ª e 26ª fases da Operação Lava Jato, batizadas por ‘Acarajé’ e ‘Xepa’. Em março, Moro decidiu enviar ao STF os processos decorrentes das duas fases da operação, que incluem a lista que trata dos pagamentos feitos pela Odebrechet a políticos. Moro havia colocado a lista em segredo de Justiça pelo foro privilegiado de alguns citados.
Cheques sem fundo bate recorde histórico
Um estudo divulgado ontem mostra que o percentual de cheques sem fundo no Brasil bateu recorde no mês passado: 2,66%. É o maior índice desde 1991, quando a Serasa Experian lançou a série histórica. São mais de 1,3 milhão de cheques devolvidos. Norte e Nordeste lideram o ranking, segundo a Serasa Experian que separou o percentual de cheques sem fundo, por região, no acumulado de 2016. No Norte e no Nordeste, as famílias estão mais enroladas financeiramente. Norte: 4,75%; Nordeste: 4,61%; Centro-Oeste: 3,23%; Sul: 2,17% e Sudeste: 2,00%. Em São Paulo, o índice de março ficou em 2,02%, com viés de alta.
Imposto de Renda
Começou ontem (25) e termina nesta terça (26), das 10 às 15h, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu, um evento para tirar dúvidas, gratuitamente, da população quanto a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física. Contribuintes recebem orientações e dicas de especialistas do ramo contábil para que possam realizar suas declarações de maneira mais fácil e simplificada. O delegado da Receita Federal de Nova Iguaçu, Carlos Alberto Azeredo, esteve na abertura do evento, ontem. A ação conta com atuação de cerca de 20 profissionais da área contábil.
Imposto de Renda (2)
A iniciativa partiu de uma parceria entre a Associação de Contabilistas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (Ascom/RJ) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (Sescon-RJ) e conta com apoio de diversos órgãos como a Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ) de Nova Iguaçu, Sindicont-Rio, OAB-Nova Iguaçu, Roda Contábil, Prefeitura de Nova Iguaçu e Delegacia da Receita Federal de Nova Iguaçu.
Imposto de Renda (3)
Segundo o delegado do CRC/RJ em Nova Iguaçu, Jorge Miguel de Moura, o evento tem grande importância para a população, pois a maioria dos contribuintes ainda possui dúvidas de como devem proceder para realizar suas declarações corretamente, eliminando o risco de caírem na malha fina. O prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda 2016 (ano-base 2015) termina às 23h59min59seg da próxima sexta-feira (29). Caso a declaração seja enviada após este prazo, o contribuinte terá de pagar multa de 1% do imposto devido ao mês.