Bola Cheia
Conversa entre dois proprietários de automóveis enquanto almoçavam em um restaurante às margens da Avenida Abílio Augusto Távora, em Nova Iguaçu: “Depois do novo asfalto a estrada tá show, né?”, disse um deles. “Muito show. Sumiu aquela buraqueira e o carro desliza na pista sem quicar”, respondeu o outro. Quando o governo trabalha, o contribuinte reconhece.
Bola Murcha
Cena do cotidiano. Uma passageira idosa, visivelmente com problemas emocionais, embarcou no ônibus da Nossa Senhora da Glória e logo de cara começou a falar de forma autoritária com o motorista, como se fosse dona da verdade. O rapaz manteve a serenidade e não respondeu às provocações, até que a senhora desembarcasse. É preciso ter paciência com algumas pessoas perturbadas.
Baiano toma posse como presidente
do PRP de Nova Iguaçu
Irinaldo Silva Costa, o Baiano, 50 anos, é o novo presidente do Partido Republicano Progressista (PRP) de Nova Iguaçu. Ele foi empossado no último sábado (23), em uma pizzaria de Santa Eugênia. A solenidade contou com a participação da presidente regional do partido, Eliane Cunha, representantes do PRP de outros municípios, vereadores e pré-candidatos.
Eliane Cunha destacou que acredita em um bom desempenho no PRP nas eleições municipais, pois o partido está estruturado. “O PRP vem para Nova Iguaçu de corpo inteiro”, resumiu, destacando a boa administração do prefeito Nelson Bornier.
Além de Irinaldo Baiano, foram empossados ainda para a Executiva Municipal do partido: Guilherme Theo (vice-presidente); Roberto Rebouças (1º secretário); José Ferreira Alves, o Ferreirinha (tesoureiro) e Teodósio Felipe (vogal).
Os vereadores Jorge Marotte, Giane Jura e Rael participaram também da reunião. O PRP tem ainda filiado os vereadores Jorge de Austin, Fernandinho Moquetá e Gilson Cunha, além do suplente Dekias.
Rio Imagem em greve
Pacientes que procuraram o Rio Imagem (Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem), unidade de saúde mantida pelo governo do Rio de Janeiro, ficaram sem atendimento desde o meio-dia de segunda-feira (25), quando funcionários que ainda não receberam os salários de dezembro e janeiro e nem o 13º iniciaram uma paralisação. De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a unidade é administrada pela empresa Prol, contratada pelo Estado do Rio de Janeiro para o serviço.
Rio Imagem em greve (2)
A secretaria afirmou que, em 18 de janeiro, pagou à Prol R$ 5 milhões, correspondentes a dois meses de contrato. A SES não informou desde quando devia esse valor à empresa nem se ainda tem alguma pendência com a Prol.
“Caso a empresa não efetue o pagamento dos funcionários e retome os serviços em 24 horas, a Secretaria de Estado de Saúde irá rescindir o contrato”, afirmou a pasta, em nota.
Presa comum
O memorando da Polícia Federal (PF) que levou a Justiça a determinar a transferência da empresária Cristina Mautoni da prisão domiciliar para o regime fechado não aponta nenhuma restrição que a impeça de ser tratada como presa comum. Cristina está presa na mesma sala que abrigou o ex-líder do governo no Senado Delcídio Amaral (PT-MS) na Superintendência da PF do Distrito Federal.
Ela tem acompanhado audiências do processo, iniciadas na semana passada, de cadeira de rodas.
Dirceu trocou propinas por voos, diz delator
Entre os anos de 2010 e 2011, o ex-ministro da Casa Civil (Governo Lula) José Dirceu usou 113 vezes os jatos do lobista Júlio Gerin Camargo, delator da Operação Lava Jato, totalizando 105 mil quilômetros percorridos, o equivalente a duas voltas e meia ao mundo. Ouvido na sexta-feira (22), pelo juiz federal Sérgio Moro – que conduz os processos da Lava Jato em primeira instância -, Julio Camargo afirmou que as horas de voo usadas por Dirceu foram abatidas de uma conta de R$ 1 milhão de propinas restantes a ser paga por ele para o ex-ministro por contratos na Petrobras.
500 mil fora
do Fies
As mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem deixar cerca de 500 mil jovens fora do programa do governo federal este ano. A adoção do limite de vagas, que começou a valer em 2015, impossibilita que todos os interessados possam ser beneficiados com o Fies para cursar uma faculdade. A estimativa é da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Até 2014 conseguia acesso ao financiamento praticamente todo mundo que pleiteava vaga em curso com nota 3 ou superior em avaliação federal (que vai de 1 a 5).
500 mil fora
do Fies (2)
Mas a crise orçamentária de 2015 obrigou a União a limitar o número de vagas – prática que será repetida neste ano. A expectativa é de que para todo ano de 2016 o número de vagas ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC) varie de 310 mil a 350 mil pessoas. Para a Abmes, o ideal seriam 800 mil vagas. Embora o edital de inscrição para a seleção do Fies para o primeiro semestre deste ano tenha sido publicado na sexta-feira (22), não consta o número de vagas ofertadas.
500 mil fora
do Fies (3)
Levando em conta o número de contratos firmados em 2014, de aproximadamente 731,3 mil, o diretor executivo da Abmes, Sólon Caldas, lamenta que muitos jovens interessados fiquem de fora do ensino superior. “Muitas pessoas que querem estudar ficam de fora. Muitos só conseguem cursar uma faculdade com ajuda do financiamento.” As inscrições começaram ontem e seguem até às 23h59 do dia 29 de janeiro. Tentar não custa nada. Ainda mais quando o papo é a realização do sonho de ter um curso superior.