Visão Geral – 29/07

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Professores de Educação Física das escolas municipais de Mesquita se reuniram ontem na Vila Olímpica da cidade para participar de formação sobre o Tocoball, uma mistura de futebol de botão com jogo de xadrez, que será apresentado aos alunos da rede. A modalidade surgiu como uma brincadeira popular nas décadas 50 e 60 e ganhou regras e forma esportiva a partir de 2001.
Bola Murcha

Moradores da Rua Heitor da Costa Val, esquina com José Montes Paixão, no centro de Mesquita, estão assustados. Os atropelamentos que ocorrem no local têm aumentado. Eles pedem a colocação de um sinal luminoso para que vidas não sejam ceifadas ou mais pessoas tenham seus corpos mutilados pelos acidentes no cruzamento. Pedidos já foram feitos, mas, até ontem, nada.

 

Os ‘Arcadianos’ estão voltando

160728 H41Artistas remanescentes das décadas de 1970 e 1980 do extinto Teatro Arcádia, na Travessa Alberto Cocozza, Centro de Nova Iguaçu (hoje Curso Tamandaré), iniciaram ações de reacendimento da chama que fez do espaço um dos mais importantes no movimento cultural da época. Na última quarta-feira (27), no Teatro Sylvio Monteiro (um dos ‘arcadianos’ já falecido), aconteceu o Segundo Encontro dos Dinossauros do Arcádia, grupo que ganhou novas presenças, em relação ao primeiro, há dois meses. O músico, produtor e diretor, Tony Ribeiro, contou que a ideia surgiu da necessidade de se resgatar algo que marcou época na cidade. “Vivemos um período intenso de criação e representação na música e no teatro de Nova Iguaçu. Éramos jovens idealistas, voltados para a valorização das expressões culturais do lugar, cujo cenário principal era o Teatro Arcádia”. A ideia é gravarmos um documentário sobre a história de um espaço que representou muito para muita gente”.
Além de Tony, a reunião de quarta-feira contou com Ismaelina Silva, Jota Carvalho, Loy Roy, Silvia Regina, Paulo Barbieri, Glória Cris, Rose Aguillera, Eurídice Ambrósio, Rosana Aguillera, Rosemary Nóbrega, Ronaldo Dornelas, Cristina Araújo, Beth Barbosa e a cantora Dinha Pinheiro.

 

Radialista
assaltado

Na madrugada de ontem, o radialista e locutor esportivo, Rodrigo Campos, postou o seguinte no Facebook: “Depois de mais um dia de muito trabalho (graças a Deus), acabo de ser mais uma vítima da violência que domina esse país. Chegando em casa fui surpreendido com uma pistola na cabeça e ameaças. Lá se foi carteira, celular, documentos e esperanças de ver algo mudar para melhor nesta província chamada Brasil. Agradeço muito a Deus por ter me dado frieza em não reagir. Estou bem!”.

 

Mais segurança

Tramita na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu indicação dos vereadores Carlão Chambarelli (PTB) e Carlinhos Presidente (PHS) propondo à Prefeitura e ao Governo do Estado a instalação no antigo prédio da 52ª DP de um destacamento (companhia) do 20º BPM (Mesquita). Os parlamentares acreditam que o investimento reforçará o policiamento, não só do Centro, como também outras regiões periféricas. “O corredor da Av. Abílio Augusto Távora e seus sub-bairros ganharão muito se a companhia da PM chegar”, diz Carlinhos Presidente.

 

Mais segurança (2)

Carlão pensa da mesma forma. “Creio que as regiões do Caonze, Juscelino, Centro, Bairro da Luz, Jardim São João, Marco II, Jardim Alvorada, Mangueira, Danon, Palhada, Valverde e Jardim Laranjeiras, dentre outras, serão beneficiadas enormemente com a medida. Eu e meu colega, Carlinhos, vamos seguir batalhando por mais essa benfeitoria em prol da população”, frisou Chambarelli. A temática, segundo Carlão, tem sido amplamente discutida nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança Pública e na Comissão de Segurança Pública da Câmara.

 

Teatro Arcádia pode ser tema em livro

Ainda sobre o movimento dos ‘arcadianos’ em Nova Iguaçu, Claudina Oliveira, atriz e produtora cultural da Baixada, já começou a coleta de informações sobre o que aconteceu no extinto Teatro Arcádia para escrever livro falando sobre as manifestações culturais de décadas passadas. “A história do Arcádia é algo que não vivi, mas que me encanta quando ouço relatos. Não podemos deixar registros assim perderem-se no tempo”, disse Claudina, que é uma das colaboradoras do grupo dos ‘Dinossauros’.

 

Crimes na
internet

O Ministério Público Brasileiro e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais divulgaram ontem (28/07) nota técnica para alertar a sociedade quanto ao uso da internet para a prática de crimes e a necessidade de que os provedores e aplicativos cooperem com as autoridades responsáveis por combater os ilícitos. Segundo a nota, as empresas estrangeiras que prestam serviços no Brasil vêm ignorando a legislação brasileira, o que inviabiliza muitas investigações ainda em seu início e resulta em riscos como tráfico de drogas, pornografia infantil, crimes de ódio e até mesmo terrorismo na rede.

 

Crimes na
Internet (2)

Os Ministérios Públicos reiteram que têm buscado a negociação com as empresas de aplicativos à internet, como o Facebook e o WhatsApp, com o objetivo de garantir a proteção da sociedade quando as ferramentas são usadas como instrumentos para práticas criminosas. No entanto, a nota aponta que as empresas se negam a cumprir e adequar a questão do acesso aos dados, mesmo com ordem judicial, utilizando principalmente o argumento de que não se submetem às leis brasileiras.

 

Para finalizar…

Segundo os procuradores do MP, “não se trata de ofensa ao direito de acesso à internet ou à garantia de liberdade de expressão aos cidadãos, mas, pelo contrário, de regulamentação que confere especial proteção aos usuários de internet, considerando o risco peculiar a que estes se sujeitam ao participarem da rede”, esclarece.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!