Visão Geral – 29/09

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Queimados terá mais uma escola novinha em folha. Nesta quinta-feira (29) a Escola Municipal Paulo Freire será reinaugurada. A unidade da rede municipal é umas das 25 escolas que passaram por obras de reforma e ampliação pela Prefeitura. A reinauguração será às 16h na Avenida Luziário, s/n° – Vila Americana.

 

Bola Murcha

Alguns leitores da coluna e do JH estão uma arara com a distribuição de ‘santinhos’, nas casas. Segundo eles, os cabos eleitorais entopem a caixa do correio, o que atrapalha o trabalho dos carteiros, que ficam sem espaço para deixar as correspondências. “Tenho que limpar a caixinha diariamente”, informa a dona de casa Adriana Oliveira, 32 anos, de Comendador Soares.

 

LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade

Jean Yoshii/Divulgação
Jean Yoshii/Divulgação

Estrelado por Deo Garcez e Soraia Arnoni, a biografia dramatizada “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade” traz a história do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais de 500 escravos do cativeiro ilegal. Dirigido por Ricardo Torres, o espetáculo retrata a importância da história de Luiz Gama para o nosso país, trazendo a tona assuntos que refletem na atualidade. O roteiro, idealizado pelo ator e roteirista Deo Garcez, traz a força de um Brasil que luta contra a desigualdade. Soraia Arnoni passeia por diferentes personagens como apresentadora, musa inspiradora e Luísa Mahin, mãe do abolicionista Luiz Gama. A apresentação teatral faz parte da programação do XV Encontrarte e acontecerá nesta sexta-feira, 30 de setembro, às 19 horas, no Teatro SESC Nova Iguaçu, com entrada franca. “Trazemos um formato diferente, intitulado biografia dramatizada, que permite-nos apresentar a história de Luiz Gama e passear por alguns personagens escolhidos para contar esta história. Os temas abordados são muito atuais, o que instiga o público a discutir e participar do bate papo com os atores, proposto neste formato, após o espetáculo”, afirma o diretor Ricardo Torres.
A concepção do espetáculo “LUIZ GAMA – uma voz pela liberdade”, baseia-se em uma visão histórica da vida de Luiz Gonzaga Pinto da Gama. Nas cenas, o ator Deo Garcez trabalha com diálogos que evocam a luta contra o racismo e a discriminação presente na sociedade brasileira de sua época. A cenografia remete a uma ambientação clássica e intimista. Com uma mesa de canto e duas cadeiras antigas, o ator trabalha a dualidade das expressões teatrais; ora está sentado lendo, encenando momentos de produção textual e ora levanta-se para denunciar as mazelas da sociedade escravocrata. Seu movimento corporal é parte do jogo de revolta e embate envolvendo o advogado e a sociedade. Além disso, a peça traz a mãe de Luiz Gama, encenada por Soraia Arnoni. Ela revela-se como narradora, como consciência, como mãe, como elemento cênico que transcende a cena e leva o público ao mergulho na vida e obra de Luiz Gama.

 

Boato na rede

“Ministério da Educação (MEC) pretende acabar com as regalias dos professores para equilibrar os cofres de estados e municípios”. Comemorações, críticas e muita polêmica. Esse foi o saldo desde que o presidente, Michel Temer, anunciou a reforma do Ensino Médio no país. Esse é um dos milhares de boatos que circulam nas redes sociais para confundir a população e desestabilizar o Governo, que desmentiu o propagado.

 

Ovo caipira
da Dilma

Segundo pessoas próximas da ex-presidente Dilma Roussef, ela adora ovo. Mas só ovo caipira, de galinha de quintal. Certa vez, em Londres, ela quis ovo tarde da noite. Um diplomata foi correndo à cozinha do hotel e voltou com um prato de pálido ovo frito local, em vez de caipira, que havia na bagagem presidencial. Até hoje, o rapaz não entendeu por que ela mandou o ovo, com prato e tudo, para o ‘quinto dos infernos’, ou melhor, para o quintal de quem o mandou.

 

Rio é bom para
gays e lésbicas

Ontem, cidade do Rio de Janeiro recebeu o título de melhor destino de praia para o turismo de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) da América Latina. Foram ouvidos 200 representantes e líderes da comunidade LGBT na 9ª Conferência Internacional de Negócios e Turismo LGBT, em Buenos Aires, durante votação em agosto. A cidade carioca teve 51% dos votos. Em segundo lugar, ficou Porto Ballarta e, em terceiro, Cancún – ambas cidades localizadas no México. Organizado pela Câmara do Comércio Gay-Lésbica da Argentina, a premiação ocorreu em São Paulo, na 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo.

 

Justiça pune
prefeito

A Justiça Eleitoral determinou o recolhimento de todo material de campanha do prefeito de Itaguaí, Wesley Pereira (PSB), que seja semelhante às placas de limite de velocidade de 40 km/h instaladas no município. O juiz da 105ª Zona Eleitoral de Itaguaí, Richard Robert Fairclough, concedeu, ontem (28), liminar requerida pela coligação Para Cuidar das Pessoas, do candidato a prefeito Alexandre Valle (PR)

 

Justiça pune
prefeito (2)

Segundo o juiz eleitoral, a profusão de placas de 40km/h nas vias há pouco tempo do início do período eleitoral, e muito similares às placas adesivas utilizadas na campanha à reeleição do prefeito, “guardam estreita relação com as obras realizadas nas vias principais da cidade, gerando o efeito de as vincularem com sua candidatura”. Fairclough também determinou a intimação do prefeito Wesley Pereira e do seu candidato a vice-prefeito Aramis Briro, para que se abstenham de utilizar esse material de campanha, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

 

Para finalizar

Na representação à Justiça Eleitoral, a coligação Para Cuidar das Pessoas afirma que o prefeito e seu candidato a vice-prefeito praticaram abuso de poder político e econômico. Adesivos, panfletos e bandeiras da campanha do prefeito levam o número da candidatura (40), simulando uma placa de limite de velocidade de trânsito. *Candidato Wesley tentou correr à frente da lei e acabou levando uma ‘fechada’

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!