Bola Cheia
Uma aula prática sobre como aprender a preservar a natureza e cuidar do meio ambiente. Assim foi a manhã de sexta-feira (25) para a pequena Joyce Menezes da Silva, de 10 anos, e demais alunos da Escola Municipal Metodista. É que eles participaram da primeira edição do projeto “Replanta Queimados”, que visa reflorestar mais de 10 mil metros quadrados do Parque Municipal Onça Feliz.
Bola Murcha
O bairro Comendador Soares precisa da união de todos para ter um visual melhor e valorizar a autoestima de seus moradores, muitos deles nascidos ali. É o que concluiu um grupo de cidadãos e cidadãs para agilizar a formação de uma espécie de frente pró-recuperação do antigo Morro Agudo. “Temos que começar para sensibilizar os que só aparecem nas eleições”, disse um membro.
Câmara de Belford Roxo terá muito trabalho
Depois dos desmandos do governo Dennis Dauttman com postos de atendimento médico fechados, profissionais da Saúde, Educação e demais secretarias sem pagamento há mais de três meses e a crise econômica generalizada, os vereadores terão muito trabalho pela frente em 2017, segundo análise do vereador e presidente da Câmara, Markinho Gandra (PDT). “A postura do Legislativo será de ajudar a nova gestão na reconstrução do município falido”, diz. “O momento é de unir forças para dar dignidade aos funcionários e à população que está sem os serviços essenciais e emergenciais”, acrescenta Gandra.
A Câmara teve uma renovação de 12 cadeiras, dos 25 vereadores eleitos.
Markinho Gandra foi o mais votado, com 5.353 votos. Uma peculiaridade é que Belford Roxo terá a Câmara mais feminina da Baixada Fluminense: cinco mulheres eleitas. “Um recorde na história política da cidade”, vibra o campeão de votos.
A maior bancada será do PMDB – cinco vereadores; três reeleitos e dois novos. PDT e PSL (três vereadores) estão na segunda posição.
>> A lista dos vereadores eleitos: 1º) Markinho Gandra (PDT), 5.353 votos; 2°)
Elvis da Internet (PSL), 3.721; 3°) Marcinho (PSL), 3.491; 4°) Tayano (PMDB),
2,866; 5°) Eduardo Araujo (PRB), 2.836; 6°) Fabinho Varandão (PCdoB), 2.832 (primeiro mandato); 7°) Rodrigo Com a Força do Povo (PRTB), 2.682; 8°) Jadinho do Pica-Pau (PMDB), 2.613; 9°) Tuninho Medeiros (PDT), 2.601; 10°) Cristiano Santos (PTB), 2.567 (primeiro mandato); 11°) Nem Colonial (PSL), 2.463 (primeiro mandato); 12°) Nelci Praça (PTB), 2.451 (volta após ter sido vereador em outro mandato); 13°) Rodrigo Gomes (PMDB), 2.411; 14°) ZZ da Crajubar (PT do B), 2.217; 15°) Armandinho Penelis (PMN), 2.168; 16°) Ericsson Gal (PT do B), 2.134; 17°) Angelo Ramos Anjinho (PDT), 2.025 (primeiro mandato); 18°) Nuna (PV), 2.015; 19°) Kenia Santos (PTN), 1.789 (primeiro mandato); 20°) Cristiane do Sobreira (PSB), 1,609 (volta após ter sido vereadora em outro mandato); 21°) Pastora Aninha (PMDB), 1.598 (primeiro mandato); 22°) Juarez da Farmácia (PMDB), 1.597 ((primeiro mandato); 23°) Bill da Piscina (PTN), 1.414 (primeiro mandato);
24°) Enira Ranuzia (DEM), 1.353 (primeiro mandato); 25°) Cristiane Guedes (PP), 1.307 votos (volta após ter sido vereadora em outro mandato).
PT quer Lula
presidente
O PT do Rio, Nova Iguaçu entre os que querem a volta do ex-presidente ao cenário político, vai indicar o nome de Luiz Inácio Lula da Silva para ser o presidente nacional da legenda no lugar de Rui Falcão. Foi o que decidiu o diretório estadual na reunião de domingo (27), no Sindipetro.
Uber rebate Paes
Hoje no Rio de Janeiro são mais de 1.200.000 pessoas que usam a Uber para se movimentar, que optam por deixar seus carros particulares em casa, e muitas vezes compartilham viagens. Só nas Olimpíadas, para se ter uma ideia, mais de 600 mil pessoas usaram a Uber no Rio, as viagens compartilhadas geraram economia de 425 mil kms, 20 mil litros de gasolina e 47 mil kg de CO2 (ou 47 toneladas) para a cidade só considerando o período de 5 a 18 de agosto. Vale ressaltar que já são mais de 30 decisões da justiça que confirmam a legalidade dos serviços prestados pelos motoristas parceiros da Uber. Reafirmando nosso compromisso com esses usuários e parceiros, a Uber continua operando no Rio de Janeiro.
Uber rebate Paes (2)
Ao sancionar a Lei 6.106/16 (PL 1362-A/2015), que proíbe o transporte remunerado de passageiros em carros particulares através aplicativos, o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ignora não só o direito de escolha desses mais de 1.200.000 usuários, mas também decisão da Justiça carioca que garantiu a atividade da Uber e seus parceiros após Lei idêntica, sancionada por ele no ano passado. Ao sancionar uma lei redundante e novamente regular contra os interesses da cidade, Paes ignora novamente os milhares de parceiros que usam o aplicativo para gerar renda para si mesmos e suas famílias.
Povo barrado
Impressionante e digna de louvor a luta de alguns brasileiros para salvar a Lava Jato. Se os parlamentares fossem isentos e brasileiros de verdade, nada disso estaria acontecendo. Infelizmente não é bem assim. Chegou a esta coluna a informação de que nesta terça, dia anunciado para votação do projeto que favorece os que se beneficiam do Caixa 2, os presidentes, Renan Calheiros (PMDB-AL), do Senado, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não permitirão a presença do povo no interior do Congresso.
Retrocesso à vista
Quer dizer, as portas estarão fechadas para quem elege os que estão indo contra a Lei e a Moralidade Política. A tendência é que o presidente Temer vete o que estiver a favor da bandalheira. Se a Câmara derrubar o possível veto de Michel, teremos a certeza da não preocupação com o País, por parte dos deputados federais e senadores da República. Será a senha para o retrocesso já em andamento. “Passei boa parte dos meus últimos dias em mobilização pelo Brasil. Voltarei à Brasília na terça”, diz uma dona de casa iguaçuana.
Para finalizar
O ex-deputado federal, ‘Doutor Diretas Já’ e presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, Ulysses Guimarães (MDB/PMDB), disse um dia: “A única coisa que mete medo em político é o povo nas ruas”. Foi assim nos últimos anos contra os que fizeram a Nação afundar e deverá ser, mais uma vez, no combate aos defensores do ‘Caixa 2’ e contrários à Lava Jato.