Bola Cheia
A Prefeitura de Queimados vai inaugurar três novas Clínicas da Família nesta semana. As unidades terão formato de Estratégia de Saúde da Família com médicos da família, enfermeiros e técnicos e passarão a funcionar em três bairros distintos: Santiago, Fanchem e Luis de Camões.
Bola Murcha
A Supervia precisa ficar atenta aos abusos cometidos por motociclistas em suas passarelas, principalmente nas que servem às estações ferroviárias. Embora existam placas alertando sobre a proibição de circulação motorizada sobre as passagens, há sempre os que não respeitam os avisos.
Alunos da Faetec vão treinar
modalidades olímpicas
Com o objetivo de inspirar valores nos estudantes, como o trabalho em equipe, jogo limpo e respeito às diferenças, a Faetec fechou uma parceria com o Comitê Rio 2016 e levará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos às escolas da Fundação. Por meio da iniciativa, professores, coordenadores e agentes jovens (alunos líderes ou representantes de turma) receberão treinamento de especialistas do Comitê para aprender técnicas e ministrar aulas de diversos esportes olímpicos.
A parceria faz parte do projeto Transforma, um programa de educação que leva os Jogos para as escolas. Na proposta, os professores trabalharão o tema das Olimpíadas em suas aulas, apresentando esportes pouco conhecidos ou praticados no Brasil – como badminton, rúgbi e golfe. O programa já é desenvolvido em escolas públicas de ensinos Médio e Fundamental do Rio.
Para o presidente da Faetec, Wagner Victer, estimular que os alunos pratiquem e conheçam esportes olímpicos é incentivar o surgimento de novos atletas.
“Um dos exemplos é Joice Silva, ex-aluna da Faetec Quintino e que foi a primeira brasileira a ganhar medalha de ouro em luta olímpica, no Pan-Americano do Canadá de 2015. Ela fez o Ensino Médio junto com o Técnico em Enfermagem em uma de nossas escolas e, nas aulas de educação física, descobriu o jiu-jítsu e, depois, a luta olímpica. Dedicou-se a esse esporte e, hoje, é uma das maiores atletas brasileiras, tendo disputado, inclusive, a Olimpíada de Londres”, conta Victer.
Em junho, durante o encerramento do Transforma, será realizado o Festival Esportivo, um grande evento organizado pelo programa.
PT se afasta
de Bornier
Na segunda-feira (28), a Executiva Estadual do PT-RJ se reuniu e tomou a decisão de suspender a participação do partido no governo Nelson Bornier, além de chamar para si a decisão sobre a política eleitoral da sigla em 16 municípios do estado, incluindo Nova Iguaçu. Assim, a regional vai acompanhar de forma especial as cidades pólos e as que têm mais de 100.000 habitantes. Quer dizer, as cidades serão acompanhadas diretamente pela Comissão Executiva Estadual que definirá em conjunto com as direções municipais as estratégias e táticas eleitorais. A Comissão Executiva do PT/RJ avocou para si o fechamento das atas de Convenção Municipal.
PT se afasta
de Bornier (2)
Essa aprovação sendo a ‘ad referendo’ do Diretório Estadual PT/RJ. Os dirigentes estaduais constituíram o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) que terá como tarefa o mapeamento e o acompanhamento mais direto e será composto pelos seguintes membros: Washingthon Quaquá, João Mauricio, Jorge Florêncio, Marcelo Sereno, Ricardo Pinheiro, Tiago Santana, Edyr Thompson e Anderson Batata. Cidades que terão acompanhamento direto pelo GTE: Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos, Itaboraí, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Resende, São João de Meriti, São Gonçalo e Volta Redonda.
Mudanças
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, comandada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aprovou ontem um projeto de resolução que altera a composição de comissões, inclusive a do Conselho de Ética e da Comissão Especial do Impeachment, de acordo com a nova composição das legendas depois de encerrada a janela de trocas partidárias.
Sergio Moro é escoltado por 12 seguranças
O juiz titular da Operação Lava-Jato na primeira instância da Justiça Federal do Paraná, Sergio Moro, recebeu forte escolta de seguranças durante seu deslocamento à Procuradoria Regional da República da 3ª região, em São Paulo, onde participou de simpósio sobre combate à corrupção. Moro foi acompanhado por 12 agentes federais. Até para ir ao banheiro, o magistrado teve a companhia de dois ‘seguranças’. Moro participou do evento “Combate à corrupção: desafios e resultados. Casos Mãos Limpas e Lava-Jato”. Também participaram do seminário o juiz italiano Piercamillo Davigo, que integrou a Operação Mãos Limpas na Itália, na década de 1990, e o procurador da República integrante da força-tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba, Paulo Roberto Galvão.
Capacitação
Os servidores da Prefeitura de Duque de Caxias e os representantes dos conselhos municipais participam durante dois dias (ontem e hoje), no auditório da Secretaria de Educação, do curso “Olho Vivo no Dinheiro Público”, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU/RJ). A iniciativa da Secretaria de Governo, através da Comissão Permanente de Acompanhamento da Transparência Municipal, tem como objetivo capacitar os servidores com ações de educação para o exercício pleno da cidadania.
Capacitação (2)
E mais: controle social dos gastos públicos; promover a transparência e melhoria na qualidade na aplicação dos recursos; além de preparar o cidadão para o combate à corrupção, sendo destinada a gestores públicos, organizações e sociedade civil em geral. O evento foi ministrado pelo Analista de Finanças e Controle da CGU, Lidiênio Lima de Menezes, que abordou ontem, temas como transparência municipal e federal, meios de controle social, legislação e licitação.
Capacitação (3)
“Em minha opinião, o melhor índice será o da satisfação do usuário das políticas públicas. A transparência e o controle social são excelentes mecanismos para atingirmos tal satisfação. Hoje, todas as prefeituras do Rio de Janeiro e do País precisam ter um Portal da Transparência e isso significa dizer que os Governos Municipais têm que disponibilizar em sua página na internet toda a sua execução orçamentária e financeira da receita que dispõe”, destacou o analista da CGU.