Visão geral – 30/09

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

Nunca é demais prevenir. Ontem, a secretaria de Saúde de Duque de Caxias promoveu, no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, campanha de combate às doenças cardiovasculares, males que afetam o sistema circulatório (vasos sanguíneos e o coração) e podem provocar infarto, acidente vascular cerebral, a angina de peito e aterosclerose, entre outras doenças.

 

Bola Murcha

Que feio, presidente! A petista comandante do Brasil, Dilma Roussef, estreou novo estilo de mandar ministros embora em seu governo. Ontem, a moça ligou para o titular da Saúde, Arthur Chioro, e disse que precisava do cargo dele. Como já vem sendo divulgado há dias, o PMDB está de olho no ministério e deve ocupar o prédio a partir desta quinta-feira.

 

Enfraquecimento do PRB iguaçuano

150929 H41Uma raposa felpuda da política em Nova Iguaçu lembra que, em 2012, o candidato do PRB a prefeito naquelas eleições, Marcos Fernandes, não teve votos sequer para ajudar seus companheiros de partido a conquistar uma das 29 cadeiras na Câmara de Vereadores da cidade. Ele, que foi presidente da Câmara no período em que Lindberg Farias e depois a vice Sheila Gama administraram o município, ficou em nono lugar na disputa pela Prefeitura, no primeiro turno. De lá para cá, o PRB local continuou pequeno eleitoralmente e caiu para 21 o número de Vereadores da Cidade. Nas eleições do ano passado, Rosângela Gomes (foto) obteve 13.208 votos (o equivalente a 3,72% dos 573.827 votos computados em Nova Iguaçu). Hoje, a deputada federal da Igreja Universal, que começa a se apresentar como pré-candidata a prefeita pelo PRB, já vive a realidade da dificuldade que é montar uma nominata de candidatos competitivos à Câmara de Vereadores. Ela não dispõe hoje de nomes conhecidos nas comunidades para o PRB fazer uma legenda que lhe garanta presença na futura composição do legislativo local. Por outro lado, lideranças de bairros com interesse em participar das eleições do ano que vem já começam a desconfiar que a deputada, pressionada pelos bispos que comandam politicamente a Universal, só quer mesmo é o chamado “candidato escadinha”, aquele que, sem poder efetivo na disputa eleitoral, é usado por algumas legendas apenas para ajudar na eleição do colega que será ungido pela turma do bispo Edir Macedo.

 

Fumacê, urgente!

Moradores das ruas Bartolomeu Bueno, Wilson Gomes de Oliveira e Angelo di Gregório, principalmente os que habitam nas proximidades do poluidíssimo Rio Botas, em Comendador Soares, estão pedindo SOS ao setor responsável pelo ‘fumacê’ na Prefeitura de Nova Iguaçu. Segundo relatos à coluna está difícil dormir bem com a invasão de pernilongos nas casas. “Durante o dia já é um sufoco. À noite, nem se fala!”, reclama dona Maria Auxiliadora, 58 anos, da Bartô, avó de Amanda, de quatro, que tem alergia a picadas de insetos.

 

Fumacê, urgente! (2)

O professor Waldir Cândido, 43, mora da Wilson Gomes. Ele lembra que no primeiro Governo Bornier os mosquitos não tinham boa vida: “O carro fumacê passava periodicamente por aqui e a gente dormia muito bem em qualquer estação do ano. O rio é um foco de doenças, pois além dos pernilongos, contamina o ambiente com ratos e outros animais peçonhentos”, afirmou. “Tomara que volte aquele cheirinho que muitos não gostam, mas que é a salvação para uma noite bem dormida”, acrescentou Waldir.

 

PTC caminha rápido

O Partido Trabalhista Cristão, de Nova Iguaçu, tem sua nominata definida para as eleições municipais do próximo ano e já pensa em ter seu diretório a partir do início de 2016. “Nossa comissão provisória está montada e trabalhando muito. Tivemos a garantia do apoio da Regional para mudarmos o quanto antes”, informou o presidente da legenda na Cidade, Joseleide Lira. Há três semanas o PTC Mulher foi criado, o que fortaleceu ainda mais a sigla. Rosi Dias é a primeira presidente do PTC Mulher em Nova Iguaçu.

 

Processo eletrônico

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) vai implantar a partir do próximo mês, em dias alternados, o processo eletrônico nas Varas Cíveis, de Família e nos Juizados Especiais Cíveis do Fórum da Comarca de Petrópolis, na Zona Serrana do Rio. O novo sistema começa no dia 2 de outubro nas Varas Cíveis; no dia 5 nas Varas de Família; e no dia 6, nos Juizados Especiais Cíveis.
O processo eletrônico também será implantado, em outubro, nas Varas Cíveis e de Família do Fórum da Comarca de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

 

Processo eletrônico (2)

A implantação nas Varas Cíveis começa no dia 7 de outubro e nas Varas de Família, no dia 9. As normas e procedimentos com o funcionamento do sistema constam nos Atos Normativos Conjuntos nº 45/2015, nº 46/2015, nº 47/2015, nº 49/2015 e nº 50/2015, assinados pelo presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo. Os atos foram publicados na edição de hoje do Diário da Justiça Eletrônico.

 

 

Sessão dos vetos

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que a sessão que continuará analisando os vetos presidenciais deve ocorrer mesmo nesta quarta-feira (30), e a intenção é que isso ocorra. Contudo, salientou que é preciso que os parlamentares conheçam os vetos da presidente Dilma Rousseff em relação à reforma política. A principal preocupação dos parlamentares é em relação ao financiamento empresarial e a janela partidária. “É desejo nosso que se vote os vetos da reforma política”, disse Cunha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!