Visão Geral – 30/09

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

A Câmara Municipal de Queimados aprovou por unanimidade, na ultima terça-feira (27) a prestação de contas do prefeito Max Lemos referente à gestão no ano de 2015. O decreto legislativo foi aprovado em turno único com 12 votos favoráveis e nenhum voto contrário.

 

Bola Murcha

Hoje vai para algumas ‘Testemunhas de Jeová’, seita evangélica, como tantas outras que têm ‘igrejas’ na Baixada. As figuras chegam no portão das casas às sete, oito da manhã, batem palmas e pedem ‘palavrinha’ aos moradores, muitas vezes acordando quem estava no maior sono. Desagradável.

 

Japeri lidera produção de mandioca no estado

160929-h41Aipim, mandioca ou macaxeira. O nome do produto pode até mudar, dependendo da região do país, mas em Japeri o que realmente importa é o sucesso que ele faz. O município, segundo declaração do Prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, durante celebração da Semana da Agricultura Familiar, em julho, é o maior produtor da raiz no estado do Rio de Janeiro. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEMAPE), Japeri produz aproximadamente sete mil toneladas de aipim por ano.
Mas não só de aipim é feito o sucesso da agricultura de Japeri. As cerca de 650 propriedades da Agricultura Familiar existentes no município também são responsáveis pela produção de outros alimentos que fazem parte da mesa dos brasileiros, como banana, limão, goiaba, abacaxi, batata doce, abóbora, jiló, pimentão, quiabo, alface, tomate, couve e mel, entre outros.
“Japeri tem 70% de sua área geográfica rural e conta com 658 agricultores familiares, que produzem frutas, folhas, raízes, ervas condimentadas e aromáticas, plantas ornamentais, produtos apícolas, entre outros. Tudo feito com muita qualidade. Por isso, a prefeitura investe cada vez mais no homem do campo, pelo trabalho de excelência que é realizado no município”, explica Timor.
Desde o início de trabalho da atual gestão municipal, em 2009, Japeri tem apresentado crescimento de 5% ao ano na produção agrícola. Os produtos são levados para fora da cidade, mas também integram o cardápio dos japerienses. Eles podem ser comprados na Feira da Roça da Agricultura Familiar, que acontece duas vezes por semana. Às quintas-feiras, os feirantes se reúnem na Rua Leni Ferreira, no Centro de Japeri, das 7h às 13h. No mesmo horário, mas às sextas, as barracas são montadas em frente à Praça Olavo Bilac, no Centro de Engenheiro Pedreira.

 

Ruas interditadas

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU), vai interditar, a pedido do Tribunal Regional Eleitoral, ruas do Centro, no próximo domingo (2), das 6h às 22h, para realização dos “preparativos do 1° turno das Eleições Gerais – TRE”, de acordo com a Portaria de nº 278, publicada no DO desta sexta-feira (30).

 

Ruas interditadas (2)

A SEMTMU vai interditar o tráfego de veículos da Rua Paulo Froes Machado, entre as ruas Coronel Bernardino de Melo e Humberto Gentil Baroni, devendo o trânsito voltar às condições normais à medida que transcorra o evento. “A interdição é para ajudar a garantir a segurança e a organização nessas eleições”, diz Rubens Borborema, Secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana.

 

Arte do Samba

No próximo dia 03 de outubro o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte, que fica no bairro São Matheus, São João de Meriti dará início ao ‘Projeto Arte Samba’ – Oficinas de samba gratuitas para homens e mulheres da região – sejam iniciantes ou não na arte de um bom samba no pé. O objetivo é fazer com que os participantes estabeleçam raízes dentro da escola e façam parte do time de passistas já para desfilar a partir do carnaval 2017. As aulas serão realizadas sempre às segundas-feiras, às 19h. Para participar é preciso ter no mínimo nove anos de idade.

 

Maria da Penha

A cearence Maria da Penha Maia Fernandes foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz de 2017. Maria dá o nome à lei nº 11.340/06, que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes contra as mulheres. Em fevereiro do ano que vem será feita a confirmação das indicações e a nomeação será realizada em outubro, na Noruega.
Em agosto passado, a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) havia anunciado a possibilidade de Maria da Penha ser indicada.

 

Maria da Penha (2)

Na ocasião, era celebrado no Congresso os 10 anos da lei. Para Maria, o prêmio pode dar maior visibilidade à proteção da mulher. Ela diz, no entanto, que o maior desafio é alterar a cultura da violência no Brasil. Maria da Penha sobreviveu a duas tentativas de assassinato cometidas pelo ex-marido, em 1983. Na mais grave, foi atingida por um tiro de espingarda enquanto dormia. A violência a deixou paraplégica.

 

Para finalizar…

Apesar de ser um crime e grave violação de direitos humanos, a violência contra as mulheres segue vitimando milhares de brasileiras reiteradamente. Em 74% dos relatos registrados pelo serviço Ligue 180 a violência é diária ou semanal. Em 72% dos casos, as agressões foram cometidas por homens com quem as vítimas mantêm ou mantiveram uma relação afetiva. Esses dados foram divulgados no Balanço dos atendimentos realizados em 2015 pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!