Bola Cheia
Nesta última coluna de 2015, a bola mais que cheia vai para o DER-RJ que promoveu melhorias substanciais na Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), via que liga o centro de Nova Iguaçu ao KM 32. O novo asfalto chegou até em frente à Rua Jornalista Valcir Almeida, endereço do Jornal de Hoje, com promessa de continuidade em 2016.
Bola Murcha
A bola mais que murcha do ano, não poderia ser diferente. Vai para a ‘contribuição de iluminação pública’ cobrada todo mês nas contas da Light, apesar de a maioria das ruas da Baixada não ser tão ‘light’ assim. A escuridão predomina e o risco de assaltos também. A concessionária informou à coluna que o valor cobrado é repassado às prefeituras.
Mais um ano se vai; mais um ano que chega. Apesar do momento turbulento que vivemos no Brasil, a coluna VISÃO GERAL não deixa morrer a Esperança em dias melhores e torce para que cada leitor deste espaço e do JH possa dar a volta por cima, alcançar seus anseios e tranformar em realidade seus sonhos sonhados. Valeu pela parceria através da informação!
O Twitter anunciou que dará novos passos para impedir o comportamento abusivo e a conduta de ódio na rede social. A medida foi anunciada enquanto as redes sociais enfrentam pressões dos Estados Unidos e outros governos depois dos ataques em Paris e na Califórnia, para que se tente eliminar as incitações ao ódio e atos de violência. As novas regras estabelecem que os usuários do Twitter “não podem fazer ameaças de violência ou promover a violência, incluindo ameaças ou promoção do terrorismo”, afirmou a diretora de segurança e confiança online dessa rede, Megan Cristina.
Pra rir ou pra chorar?
Esse é o novo valor do salário mínimo, que entra em vigor neste dia 1º de janeiro de 2016: R$ 880. O montante consta em decreto assinado na terça-feira (29) pela presidente Dilma Rousseff. É um aumento de 11,7% sobre o atual salário mínimo, de R$ 788. Enquanto isso, a prévia da inflação oficial fechou 2015 em 10,71%. Ou seja, o salário aumenta, mas não necessariamente o poder de compra dos brasileiros, uma vez que os preços de produtos e serviços no País estão crescendo mais de 10%.
Pra rir ou pra chorar?
“Com o decreto assinado hoje pela presidente Dilma Rousseff, o governo federal dá continuidade à sua política de valorização do salário mínimo, com impacto direto sobre cerca de 40 milhões de trabalhadores e aposentados, que atualmente recebem o piso nacional”, diz nota da Presidência da República. O decreto com o reajuste do mínimo foi publicado ontem no Diário Oficial. Um assalariado ouvido pela coluna resumiu sua decepção: “Há um tempão recebo o salário rabo de cavalo. Só cresce para baixo”. Fecha o pano.
Agência de namoros chega ao Rio em Janeiro
A agência de namoros Eclipse Love (www.eclipselove.com.br) chega ao Rio de Janeiro dia 23 de Janeiro de 2016, com a proposta de atender a crescente demanda de cariocas que querem um namoro estável. Depois de cinco anos, atendendo exclusivamente o público em São Paulo, a Eclipse Love chega ao Rio de Janeiro com serviços, planos e tarifas exclusivamente modulados para os cariocas (que são bem diferentes dos paulistas em hábitos, consumos e modo de vida).
“Abrimos a agência em São Paulo em 2011 e o volume de clientes do Rio de Janeiro se tornou muito alto, por isso, agora em 2016, estamos abrindo uma filial-unidade da Eclipse Love para os cariocas, já que atualmente não há nenhuma outra agência de namoro na cidade maravilhosa”, comemora Eliete Amélia de Medeiros, diretora da agência. Mais informações, no início do ano novo.
Direitos Humanos
em Meriti
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial desenvolve programas e ações que visam a garantia de direitos e acessibilidade aos cidadãos de São João de Meriti. Em 2015, a Secretaria promoveu importantes eventos na cidade, como a 2ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência e a Conferência Municipal da Juventude, que mobilizaram centenas de pessoas para o debate dos assuntos em questão. A redução da maioridade penal e a garantia dos direitos da população LGBT também foram temas de discussão no município.
Direitos Humanos
em Meriti (2)
A Secretaria trabalha para garantir o combate ao preconceito e a exclusão social desse segmento da sociedade. Um cine debate com a temática LGBT foi realizado na Câmara Municipal. Eventos de capacitação fizeram parte do ano da secretaria. Agentes da Guarda Civil Municipal e de Ordem Urbana receberam aulas de direitos humanos, já os Agentes Comunitários de Saúde foram capacitados para orientar a população sobre a necessidade e importância da documentação, tendo em vista que esses profissionais abordam inúmeras pessoas pela cidade que não têm nenhum documento.
Direitos Humanos
em Meriti (3)
O município, inclusive, possui um programa de erradicação do subregistro e de acesso à documentação básica, onde ao longo do ano foram atendidas 115 famílias, que após a retirada dos documentos, foram incluídas em programas sociais, de saúde, matriculadas em escolas e deixaram de ser invisíveis perante a sociedade.
A Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial também desenvolve o Programa de Enfrentamento ao uso Abusivo de Álcool e Drogas (Promad), onde são feitos acompanhamentos das famílias e encaminhamentos de usuários para tratamentos.