Moradores de Queimados irão ganhar três reservatórios de água

As obras incluem ainda a reforma do reservatório do Morro da Caixa D’ Água, no Centro Foto: Luiz Ambrósio

As obras incluem ainda a reforma do reservatório do Morro da Caixa D’ Água, no Centro
Foto: Luiz Ambrósio

Os moradores de Queimados irão ganhar três novos reservatórios de água na cidade. Queimados I, II e Camburi terão capacidade para armazenar 5 milhões e 2,5 milhões de litros, respectivamente. As obras devem iniciar este mês e a previsão é realizar 10 mil novas ligações domiciliares.O projeto tem um investimento de R$ 75 milhões.
Com o objetivo de acabar com o problema crônico da falta da água que ocorre em todo Estado do Rio, a Nova Cedae, em parceria com a Prefeitura de Queimados, será responsáveis pela construção. O poder executivo municipal já desapropriou e doou à concessionária os terrenos onde serão construídos os novos sistemas de abastecimento, nas regiões de Vila Nascente (Queimados I), Paraíso (Queimados II) e Vila São João (Camburi). As obras incluem ainda a reforma do reservatório do Morro da Caixa D’ Água, no Centro.

Na primeira etapa, serão construídos o reservatório Queimados I, que vai atender os bairros Vila Nascente, Campo da Banha, Santa Catarina, Centro, Inconfidência e Parque Farias com 16,2 quilômetros de rede de distribuição e o Camburi, que vai atender às famílias dos bairros Jardim do Trevo, Santa Rosa, Vila São João, Meu Ranchinho, Santo Expedito e Vila Americana com 8 quilômetros de rede de distribuição. Já o Queimados II, que atenderá os bairros Jardim Primavera, Porteira, Paraíso, São Francisco e Morro da Paz será construído na segunda etapa do projeto junto com a reforma do reservatório do Morro da Caixa d’ Água que tem aproximadamente cinco quilômetros de rede de distribuição.

Somando os três novos reservatórios, eles terão uma linha adutora (tubulação que abastece o reservatório) de mais de três quilômetros de extensão, além da ampliação em 70 quilômetros de rede de distribuição. Ao todo, serão executadas 10 mil ligações domiciliares beneficiando diretamente mais de 200 mil moradores. Atualmente, Queimados só conta com dois reservatórios, um no Morro da Caixa D’ Água e outro no bairro Inconfidência.

As obras fazem parte do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense que, juntamente com o projeto Novo Guandu, visa universalizar o abastecimento de água na região. A empresa responsável pela execução das obras de implantação e ampliação do sistema de abastecimento de água de diversas localidades no município de Queimados será a Construtora Elevação Ltda. O contrato foi assinado no último dia 22 de dezembro.

error: Conteúdo protegido !!