Orquestras realizam concerto de integração gratuito em Nova Iguaçu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Apresentação no Teatro Nova Iguaçu reúne alunos e professores da orquestra no mesmo palco, fortalecendo a prática coletiva e a vivência profissional dos jovens talentos

A Baixada Fluminense ganha um encontro musical especial de gerações. Em um concerto gratuito, os alunos da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica dividem as estantes de partitura lado a lado com os professores e músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica. A apresentação acontece no Teatro Nova Iguaçu, no dia 01 de novembro (domingo), às 11h.

O espetáculo celebra a diversidade cultural em um repertório que homenageia os 100 anos do mestre Moacir Santos, os 270 anos de Mozart e exalta a força da criação feminina brasileira com composições de Chiquinha Gonzaga e Glorinha Gadelha. 

“O concerto de integração entre a Orquestra Petrobras Sinfônica e a sua orquestra da Academia Juvenil é um momento singular durante a nossa temporada artística, porque significa uma oportunidade ímpar dos nossos jovens academistas estarem em contato com o universo profissional da orquestra. É um momento de celebração, no qual os jovens têm a experiência de vivenciar um pouco daquilo que é o que a gente planta para o futuro profissional deles”, explica o professor e maestro Tomaz Soares, que divide a regência do concerto com o maestro Sammy Fuks.

A vivência no palco ao lado de profissionais consagrados integra a proposta pedagógica do projeto socioeducativo, criado em 2012 para preparar jovens de 15 a 20 anos, oriundos de projetos sociais e orquestras comunitárias, para o ingresso no ensino superior de música e no mercado de trabalho. Atualmente, a taxa de aprovação dos alunos da academia nos testes de habilidade específica (THEs), obrigatórios na seleção dos cursos de música nas universidades, é de 98,5%, resultado que é fruto do trabalho desenvolvido ao longo de mais de uma década. 

“Para os jovens da Academia, é uma oportunidade ímpar de compartilhar estantes de partitura com músicos que são suas referências e, para os músicos, é a possibilidade de verificar o crescimento técnico musical de seus alunos”, destaca Monique Andries, coordenadora do Núcleo Educativo e da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Serviço

Concerto de Integração – Orquestra Petrobras Sinfônica e Academia Juvenil

1º de novembro, domingo, 11h

Teatro Nova Iguaçu – R. Cel. Bernardino de Melo, 1081 – Caonze, Nova Iguaçu – RJ

Entrada gratuita. Retirada de ingressos a partir das 10h. Sujeito à lotação. 

Programa

Sammy Fuks e Tomaz Soares, regência

WOLFGANG AMADEUS MOZART (270 anos de nascimento)

Sinfonia nº 31, em Ré maior, K. 297, “Paris”

I. Allegro assai – II. Andante – III. Allegro

RONALDO MIRANDA 

Peças de Fantasia

I. Banco de Praça – II. Sol Poente – III. Eterno Fantasma

V. Circo Mágico

CHIQUINHA GONZAGA

Corta-Jaca / Forrobodó

MOACIR SANTOS (100 anos de nascimento)

Medley Moacir Santos: Coisa nº 5 e Maracatu, Nação do Amor

GLORINHA GADELHA / SIVUCA

Feira de Mangaio

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades