Harley-Davidson Electra Glide completa 50 anos

150904 V32O nome Harley-Davidson extrapola a definição de uma mera fabricante de motocicletas. A marca é uma espécie de instituição que alia tradição, marketing – quase sempre aliado à ideia de liberdade – e estilo. Esse conceito se formou em função do grande sucesso de alguns modelos icônicos em seus 112 anos de história. Caso da portentosa Electra Glide, que completa 50 anos de estrada em 2015. A moto surgiu em um período extremamente promissor para as tourings e marcou um avanço importante entre os modelos de alta cilindrada: estreou o sistema de partida elétrica. Vem daí, inclusive, o “Electra” de sua assinatura.
A moto, na verdade, era uma versão da Duo Glide com o ganho da partida elétrica. A importância desta mudança em 1965 se explica na dificuldade que os pilotos tinham para ligar os motores de dois cilindros em “V” de alta cilindrada no pedal de partida. Os modelos já pesavam mais de 350 kg e eliminar o pontapé inicial fazia parte da ideia vendida pelas campanhas da Harley-Davidson de garantir praticidade e o conforto em viagens de longa distância. Para a alteração, uma bateria maior e um sistema elétrico de 12V executava o motor de partida e o tanque de óleo teve de ser redesenhado. Mesmo assim, na fase inicial, a Harley ainda manteve o pedal com o sistema, para quem não se adaptava tão facilmente a “tamanha modernidade”.
O visual até hoje inspira modelos da marca. Destacavam-se as saias charmosas no para-lama, o bagageiro e assento próprios para trajetos distantes e para-brisa e alforjes de fibra de vidro. O motor Panhead logo foi substituído pelo Shovelhead, de 1.200 cm³, que oferecia 10% a mais de potência, já em 1966. E a partir da década de 1970 começaram outras evoluções significativas. Ela recebeu freios a disco na dianteira e a tambor com acionamento hidráulico na traseira, além da transmissão final por correia dentada e painel com sistema de som na própria carenagem – este último na Electra Glide Classic de 1986. Além disso, em 1978, ganhou um motor de 1.340 cm³.
O aniversário de 23 anos, em 1988, ficou marcado por uma de suas evoluções mais impactantes: a chegada da FLHS Electra Glide Sport. A configuração mais ágil e compacta abriu mão do baú traseiro e adotou para-brisa removível. Mais recentemente, em 2009, a Electra Glide – acompanhada por todos os outros modelos da linha touring da Harley – recebeu um quadro totalmente novo, com centro de gravidade mais baixo e maior distância entre-eixos.
A história da Electra Glide no Brasil se encerrou há três anos. Com a chegada da topo de linha da gama de motocicletas de turismo da Harley-Davidson, a Ultra Limited, a Electra Glide Ultra Classic foi retirada do line-up brasileiro. Por aqui, são comercializadas três motos touring da marca: a Road King Classic, a Street Glide Special e a Ultra Limited. Nos Estados Unidos, no entanto, ela segue nas lojas da marca em sua versão Ultra Classic. O preço começa em US$ 23.549 e chega a US$ 24.699 na configuração “low rider”, ou seja, com a posição de dirigir mais baixa. Os valores são equivalentes a R$ 87 mil e R$ 91.200, respectivamente.

 

por Márcio Maio
Auto Press

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