Secretaria de Educação faz planejamento estratégico para conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da permanência na escola
Lançado no dia 20 de março, com o objetivo de combater a evasão escolar e resgatar crianças e adolescentes em idade escolar que ainda estão fora de sala de aula, o projeto ‘Mesquita Mais Um’ produziu bons resultados. Em três meses fez mais de 60 cadastros, dentre os quais muitos alunos retornaram à sala de aula e estão devidamente matriculados.
Pensando em avançar ainda mais nas ações, a secretaria municipal de Educação, junto a outros setores envolvidos no assunto, promoveu reunião na segunda-feira, dia 22 de julho, com o propósito de organizar o planejamento estratégico do projeto para o 2º semestre do ano letivo.
Em cinco meses de funcionamento, o projeto “Mesquita Mais Um” já efetuou 62 cadastros e solucionou a situação de 15 crianças e adolescentes, em sua plataforma online, que agora estão em sala de aula, devidamente matriculados. “Estes foram alcançados pelo projeto, retornando ao ambiente escolar ou sendo matriculados efetivamente em uma das unidades de ensino municipal de Mesquita”, destaca a Orientadora Educacional Cristiane Antunes, que integra a equipe técnica do projeto.
No encontro de segunda-feira, dia 22, o foco da reunião foi sobre ideias a serem desenvolvidas no sentido de resgatar o máximo de crianças e adolescentes fora de sala de aula, para continuar alcançando os objetivos neste 2º semestre. A equipe debateu também sobre meios e formas de alcançar as metas, através de atividades lúdicas e palestras, bem como a conscientização dos responsáveis sobre a importância da frequência escolar, por meio do atendimento dos serviços da Saúde e da Assistência Social. Todo esse trabalho é feito em parceria com estas secretarias, além da de Segurança Pública e do Conselho Tutelar.
Como ajudar
Cristiane adianta que o projeto conta com a participação dos moradores, no sentido de ajudar reinserir estes jovens no ambiente escolar. Através do portal (http://maisum.mesquita.rj.gov.br/), criado pela secretaria de Educação, moradores ou agentes públicos poderão identificar e notificar casos de crianças fora da escola. A partir desse mapeamento torna-se possível o controle e acompanhamento da situação de menores fora do ambiente escolar ou em risco de evasão.
