MERCADO LIVRE CRESCE NA ÁREA DE VEÍCULOS

Com 20 anos de existência o Mercado Livre é a maior plataforma de vendas da América Latina. Esta presente em 18 países, é o 8º aplicativo mais baixado, primeiro entre as empresas do varejo, tem 38 milhões de compradores cadastrados, faz 1 milhão de entregas por dia, 78 milhões de visitantes únicos por mês, realiza 12 vendas a cada segundo, detém 40% do mercado de e-commerce e aproximadamente 500 mil famílias tiram seu sustento através das vendas realizadas no Mercado Livre. Na área automotiva os números também são superlativos porque a plataforma de vendas é responsável por 60% das vendas de auto peças na internet e esta se desenvolvendo para brigar de igual para igual na área de classificados de veículos com os líderes do segmento que são Webmotors e OLX.

Na área de caminhões o Mercado Livre já é líder e nos veículos de passeio, picapes e SUVs já recebe 300 mil anúncios por mês. Segundo Luis Paulo Maia, Diretor de Classificados Brasil, “O Mercado Livre é um ecossistema que reúne o Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Livre Publicidade, Mercado Shops além do Mercado Livre”. Segundo ele o número de parceiros vem aumentando e no caso do setor automotivo as lojas estão anunciado seus estoques que somados a participação dos particulares já somam 4 milhões de anúncios. Luis Paulo apresentou pesquisa que aponta que 25% da audiência esta em busca de comprar ou vender um carro, 82% acham importante ter carro, 54% usam o carro todo dia, 37,57% compram carro direto de particular e 33,77% preferem compras das lojas por questão de segurança. Os classificados de automóveis do Mercado Livre já existem há 15 anos e nele o particular pode anunciar seu automóvel sem custo mas se quiser dar mais visibilidade ao anúncio existem 3 planos que são pagos. Já para o lojistas existem diversos planos.

O maior customizador de carros e motos do Brasil, Tarso Marques, responsável pela transformação dos carros do quadro Lata Velha do programa do Luciano Hulk da rede Globo, diz que seus carros são muito exclusivos e são vendidos praticamente direto a clientes que acompanham seu trabalho mas que em algumas vezes parte do pagamento é feito com um outro veículo que passa a ser comercializado através do Mercado Livre mas na área de peças afirma que consulta o site quase diariamente e finaliza muitas compras.

Com todos esses anos de experiência o Mercado Livre evidentemente evoluiu bastante até porque no mundo digital não se pode ficar parado e assim o serviço vai sempre melhorando. Nascida numa garagem na Argentina a empresa hoje tem suas ações negociadas na bolsa, Nasdaq, em Nova Iorque. Conta com 8.000 funcionários, 2.300 na sede de São Paulo onde possui aproximadamente 1.200 posições com gente especializada para atender seus clientesO Mercado Livre ganhou o selo World`s Best Workplace 2019 como um dos melhores lugares do mundo para se trabalhar. Fiz uma visita ao quartel general da empresa em São Paulo e pude constatar as dimensões, a organização, a qualidade de vida de seus funcionários e o respeito que eles dedicam a seus clientes e parceiros para dar o melhor atendimento e manter a liderança do e-commerce no Brasil e nos outros países onde atuam. ( João Mendes )

error: Conteúdo protegido !!