
Foto: Luiz Ambrósio – Divulgação/PMQ
O Centro de Interpretação de Libras do Estado do Rio (CIL) vai antecipar as comemorações referentes ao Dia Nacional do Surdo – comemorado em 26 de setembro – com a realização de uma festa gratuita para as pessoas com deficiência e seus familiares que será realizada hoje, a partir das 10h30, na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados (Rua Otília, nº 1495, Centro), local onde o equipamento foi instalado há quase dois anos. A entrada é gratuita.
A partir das 14h, a equipe do CIL divulgará o trabalho da unidade com a distribuição de folhetos informativos, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. A data é em alusão ao dia 26 de setembro de 1857, quando foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil – conhecido hoje como Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), que funciona em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.
O CIL instalado em Queimados é responsável por atender a mais de 50 mil surdos em toda a Região Metropolitana. Ele funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e oferece acompanhamento a espaços públicos para interpretação de libras. “Temos a honra de ter aqui na cidade o único CIL do Estado do Rio instalado e, assim atender de forma digna as pessoas que mais precisam. Todos estão convidados a festejar a data”, ressalta o secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados, José Ribamar Dadinho.