Saúde e Beleza – 08/10

Programação Outubro Rosa é destaque na Baixada

Para celebrar o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, alguns municípios da Baixada Fluminense organizaram diversas ações. Confira algumas delas:

Em Duque de Caxiass profissionais do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher terão como alvo mulheres a partir dos 40 anos. Serão realizados exames clínicos das mamas e solicitação de mamografias de rastreamento, de mulheres acima dos 50 anos. O trailer da Saúde com a equipe estará até amanhã(9) na UPH Campos Elíseos, das 9h às 13h, e entre os dias 19 e 23, na UPH Saracuruna, das 9h às 13h.

No dia 14/10, o público poderá participar ainda de uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama em São João de Meriti, que será realizada a partir das 9h, no Espaço Feminina, no 2º andar do Pam Abdon Gonçalves (Pam Meriti).

O mês também é de palestras nas unidades de saúde de Nova Iguaçu , que irão reforçar a importância da realização da mamografia. No dia 23 acontecerá a caminhada contra o câncer de mama. A concentração iniciará às 8h, na Rua Don Walmor e irá percorrer várias do centro da cidade.

O movimento Outubro Rosa também está sendo comemorado com serviços gratuitos em Queimados. Mamografia e preventivo estavam entre os serviços oferecidos.

Em Belford Roxo, durante o mês todo, a Clínica da Mulher e todas as unidades de saúde do município oferecerão exames de mamografia, ginecologia, ultrassonografia, colposcopia, entre outros. Para se consultar, basta ir à unidade de saúde mais próxima com identidade, comprovante de residência e carteirinha do SUS em mãos.

Já em Japeri, até o dia 29, as unidades de saúde do município também terão uma programação especial. Os cidadãos poderão participar de palestras sobre o câncer de mama, fazer preventivo, autoexame das mamas, solicitação de mamografia para rastreamento, além de encaminhamento para mastologista nos casos suspeitos.

 

Novo exame contra hepatite C é oferecido ao SUS

Um novo exame para avaliar o grau de comprometimento do fígado dos pacientes com hepatite C está sendo incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Elastografia Hepática Ultrassônica integra o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hepatite C, publicado neste ano.
O exame irá facilitar o diagnóstico aos pacientes que irão utilizar os novos medicamentos para o tratamento da hepatite C (sofosbuvir daclatasvir e simeprevir), incorporados recentemente ao SUS. A Elastografia Hepática Ultrassônica é segura, eficaz e efetiva para diagnóstico e definição do estágio da fibrose hepática quando comparada à biópsia hepática – atual padrão de diagnóstico – pois possui níveis de sensibilidade e especificidade significativas, com a vantagem de ser um exame indolor e não invasivo.
A incorporação da Elastografia Hepática Ultrassônica foi recomendada pela Comissão de Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hepatite C crônica estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A previsão é que o novo exame esteja disponível para os usuários do SUS em até 180 dias. Os softwares, que serão instalados nos equipamentos de ultrassonografia já existentes na rede do SUS, serão adquiridos pelo Ministério da Saúde.
O SUS garante o acesso aos medicamentos de combate à doença para todos os pacientes diagnosticados e com indicação de tratamento medicamentoso. Vale ressaltar que nem todas as pessoas que contraíram o vírus precisam ser medicadas, sendo uma recomendação estabelecida por protocolo e avaliação médica. Em junho, o Ministério da Saúde anunciou que o SUS passará a ofertar, ainda este ano, um dos tratamentos mais inovadores disponíveis no mundo, composto pelos medicamentos daclatasvir, sofosbuvir e simeprevir.

error: Conteúdo protegido !!