Guardas filmados agredindo homem no Leblon afirmam em depoimento que a vítima se machucou ao cair no chão

Ferimentos em homem agredido por guardas municipais no Leblon Foto: Reprodução

Os guardas municipais que foram filmados agredindo um homem no último sábado (10), no Leblon, afirmaram em depoimento à 14ª DP (Leblon) que a vítima “machucou o rosto depois de cair no chão”. João Paiva, de 52 anos, perdeu oito dentes e passa por uma série de cirurgias para reconstrução da mandíbula depois de receber golpes de cassetete.

Os três guardas aparecem em imagens feitas por frequentadores de bares da região estrangulando e desferindo golpes contra a vítima. A Guarda Municipal informou que eles já foram afastados das suas funções e respondem a um processo interno por suposto excesso no uso de força.

No depoimento, eles afirmam que foram informados sobre uma briga que ocorria em um dos bares da Rua Dias Ferreira. A caminho do local, os guardas teriam se deparado com outra confusão, na qual um dos homens colocava a mão sob a camisa, como se portasse uma arma. Eles teriam imobilizado este homem e iniciado a revista.

 

Os agentes afirmam que um grupo tentou impedir o trabalho. “No meio do tumulto, um senhor tentou pegar o bastão de um dos guardas, caiu e acabou machucando o rosto”, diz um trecho.

A versão apresentada por João Paiva é outra: De acordo com ele, as agressões aconteceram pouco depois da partida, quando um copo de cerveja teria sido lançado contra os guardas.

— Alguém jogou um copo de cerveja e eles escolheram um garoto qualquer e começaram a levá-lo para o carro deles. Eu e dois amigos fomos pedir para o liberarem. Foi aí que os guardas partiram para cima de nós dois. Eu segurei o cassetete e um deles me estrangulou. Quando eu estava desfalecendo, ele largou. Foi aí que um deles golpeou o meu rosto — descreve.  

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o homem levando um golpe conhecido como “mata-leão” de um dos guardas. A Secretaria Municipal de Ordem Pública disponibilizou as imagens da agressão para a análise da Polícia Civil.

A Guarda Municipal destacou que “realiza constantemente treinamentos de capacitação e atualização de seu efetivo com foco no uso progressivo da força, além de possuir um rígido protocolo com procedimentos operacionais padrões, tendo em vista sempre a preservação da integridade física de todos os envolvidos em ocorrências”.

error: Conteúdo protegido !!