Mesquita: Serviço de desratização é realizado no Cosmorama

Na manhã de terça-feira, 20 de julho, foi iniciado no Cosmorama o serviço de desratização. Esse é um método feito para exterminar ratos e que é realizado com frequência na cidade em pontos estratégicos, como bueiros, utilizando raticidas granulados e parafinados.

A ação da Secretaria Municipal de Saúde, que conta com o trabalho dos agentes do Departamento de Vigilância Ambiental e Zoonoses, começou com a vistoria pelos quarteirões. Além disso, o serviço também está realizando visitas às residências, para detectar possíveis proliferações de roedores e instruir os moradores sobre como evitar atrativos.

A partir de um levantamento de dados, a equipe consegue definir os pontos onde há possíveis índices de infestação de ratos. Assim, é possível direcionar a equipe para vistoriar os locais e moradias que precisam da atenção desse trabalho. Sueli, de 43 anos, é moradora do Cosmorama e valoriza a importância da iniciativa.

A proliferação de roedores é um risco para a vida das crianças. Mas, através desse serviço, é possível evitar que os ratos e as doenças que eles transmitem se espalhem”, avalia.

Participação de todos

No entanto, apesar dessa iniciativa ser uma questão de saúde, há também a necessidade de mobilização por parte dos munícipes. “É importante saber onde depositar o lixo e como evitar que esses roedores se sintam atraídos”, alerta Celio Brito, gerente de Risco Biológico e Não Biológico. “Por isso, é preciso que os cidadãos também ajudem a gente nisso”, enfatiza o diretor de Vigilância Ambiental, Sérgio Vigas.

error: Conteúdo protegido !!