COLUNA ESPAÇO MOTOR POR JOÃO MENDES – NO AR EM 09/10/2021

O SOFISTICADO E AVENTUREIRO SCOOTER HONDA ADV 150

Testei o scooter Honda ADV 150 que tem um desenho moderno que me agrada muito. A sigla ADV vem de “adventure” portanto é um scooter aventureiro e seus pneus tem um desenho que atende bem no asfalto e não faz feio na terra.

A roda dianteira é de 14” e a traseira de 13”. O conjunto de faróis de LED é bem integrado a carenagem que tem um pequeno para-brisas ajustável. Embaixo do guidão, do lado esquerdo, existe um pequeno compartimento para pequenos objetos e tomada 12v.

O banco é confortável também para o garupa e embaixo dele um ótimo porta-objetos que pode comportar até dois capacetes dependendo do modelo. Ao abrir o banco um sistema sustenta a tampa levantada liberando as mãos para carregar ou descarregar objetos e capacetes. A suspensão traseira tem dois amortecedores da marca Showa com reservatório externo.

O painel é digital e a chave, denominada Smart Key, é presencial. Basta chegar perto do scooter e girar um botão para abrir o banco, abrir o compartimento da gasolina e ligar o motor.

Aliás, esse scooter é muito econômico, faz aproximadamente 50 km/l de gasolina na cidade e 35 km/l na estrada mantendo a velocidade de 80 km/h. Como o tanque é de 8 litros a autonomia é ótima. A Honda ainda colocou o sistema Start/Stop que desliga o motor nas paradas e religa automaticamente ao começar a movimentar o punho do acelerador. Esse sistema funciona com grade precisão.

O motor tem 149,3 cc e 13,2 cavalos de potência com câmbio automático. Os freios tem o sistema ABS. Gostei muito da ciclística e do desempenho dos pneus que no asfalto me surpreenderam e na terra não decepcionaram.

Um scooter já ajuda muito no perímetro urbano e com essa pegada aventureira o ADV 150 vai agradar em cheio quem também tem estradas de terra em seu trajeto. Quem mora nas cidades do interior do país pode aproveitar muito bem esse modelo que recém lançado já é um estrondoso sucesso.

Cheio de estilo e tecnologia o preço do Honda ADV 150 é R$18.500 mas está difícil achar por esse preço.

Como a procura pelo modelo é enorme, e está vendendo tudo, as concessionárias estão praticando um valor acima do sugerido pelo fabricante.

AUTOS MAIS VENDIDOS DE SETEMBRO

O mercado de automóveis está apresentando números irregulares porque hora é uma fábrica que para a produção hora e outra que está voltando mas as montadoras ainda tem problemas com a falta de peças e componentes eletrônicos.

Com isso em setembro a Hyundai com seu hatch HB20 liderou o mercado com 7.147 unidades comercializadas. Em segundo ficou o Jeep Compass com 6.823, 3º Volkswagen T-Cross 5.733, 4º Fiat Argo 4.911, 5º Fiat Mobi 4.574, 6º Hyundai Creta 4.550, 7º Jeep Renegade 4.503, 8º Chevrolet Onix 4.311, 9º Chevrolet Tracker 3.936 e 10º Chevrolet Onix Plus com 3.747.

MAIS SOBRE A FORD TRANSIT

A Ford está trazendo a sua linha de comerciais leves denominada Transit do Uruguai. A Transit lidera o mercado nos Estados Unidos e Europa e quer dominar também o mercado da América Latina. Já fiz alguns comentários sobre essa novidade e nesta edição conto um pouco mais.

Seu motor é um 2.0 L EcoBlue Turbo Diesel que desenvolve 170 cavalos a 3.500 rpm e tem 41,3 Kgfm de torque. São três modos de direção, Normal, Econômico e Escorregadio. A tração é traseira e a caixa de marchas tem 6 velocidades.

Esse motor tem turbo de geometria variável, correia banhada em óleo e assim as trocas desse óleo são a cada 20.000 km.

A direção é elétrica, tem Start/Stop, sistema de monitoramento da carga da bateria, assistente de troca de marchas no painel, pneus de baixa resistência ao rolamento, estribo elétrico e câmera de ré de série e multimídia em tela flutuante de 8”.

ARENA FEST CAR EM DEZEMBRO NO RIO DE JANEIRO

Coloque na sua agenda que no dia 19 de dezembro vai acontecer na Arena da Juventude na Vila Militar de Deodoro, Rio de janeiro, o Arena Fest Car, um grande encontro de carros rebaixados, preparados, modificados e antigos.

Para facilitar a chegada no evento o endereço é Av. Brasil, saída 27. O ingressos estão com preços promocionais no site sympla.com.br.

Também serão arrecadados alimentos e brinquedos para a campanha Natal Solidário. Em breve conto mais sobre esse evento que já teve edição semelhante no Parque Olímpico da Barra da Tijuca e fez o maior sucesso.

CAOA CRERY CRESCE 120% NO ACUMULADO DO ANO

A CAOA CHERY encerrou o mês de setembro com 4.036 carros vendidos e 2,84% de market share. Com isso, atingiu a marca de 27.839 unidades comercializadas de janeiro a setembro, crescimento de 120% na comparação com o mesmo período do ano passado (12.658 unidades).

O resultado é muito superior ao da indústria, que cresceu cerca de 14% no acumulado do ano. Na comparação com setembro de 2020, quando a CAOA CHERY vendeu 2.183 carros, a alta foi de 84,7%.

CARRO ELÉTRICO DA VOLKSWAGEN É SUCESSO NA EUROPA

O Volkswagen ID.3 registrou um primeiro ano de vendas muito forte, saindo do zero para assumir o topo da lista dos carros elétricos mais vendidos em vários países da Europa.

No final de setembro, o modelo já havia registrado cerca de 144 mil pedidos no mercado europeu, sendo que deste total aproximadamente 50% dos clientes não haviam dirigido um Volkswagen antes, de acordo com um estudo encomendado pela marca.

COMERCIAIS LEVES MAIS VENDIDOS EM SETEMBRO

A Fiat domina esse segmento com 3 modelos entre os 10 mais vendidos e além disso tem o líder e o vice líder. Em 1º Fiat Toro 6.852, 2º Fiat Strada 5.772, 3º Toyota Hilux 4.396, 4º Chevrolet S10 4.234, 5º Fiat Fiorino 2.316, 6º Volkswagen Saveiro 1.389, 7º Ford Ranger 1.350, 8º Mitsubishi L200 1.276, 9º Nissan Frontier 1.184 e em 10º Renault Master 701.

JEEP TEM MELHOR TRIMESTRE DE SUA HISTÓRIA

O ano em que a Jeep completa seu 80° aniversário no mundo entrará para a história não só pelo lançamento do Commander, do Novo Compass e do primeiro carro conectado da marca no Brasil, mas também pelos números alcançados.

O terceiro trimestre de 2021 terminou com 38.506 carros vendidos, sendo que em setembro foram 11.408 veículos. A Jeep alcançou 23,1% de participação em SUVs quando consideramos julho, agosto e setembro.

No mesmo período, mais uma marca inédita alcançada: 8,3% de participação de mercado na indústria. Em setembro o Jeep Compass foi o segundo carro mais vendido no Brasil.

VOLKSWAGEN T-CROSS ATINGINDO AS 200 UNIDADES PRODUZIDAS

Em setembro o Volkswgagen T-Cross foi o 3º carro mais vendido noa Brasil com 5.733 unidades comercializadas.

SUV vem ganhando mercado por oferecer bom espaço interno, elevado nível de segurança, tecnologia e conectividade, além de uma performance acima da média em comparação aos seus concorrentes diretos, o T Cross alcança, em outubro, o marco de 200 mil unidades produzidas no País.

error: Conteúdo protegido !!