COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 24/10/2021

INSUPERÁVEL HONDA CRF 1.100L AFRICA TWIN

Para quem quer atravessar desertos, países, continentes ou até dar a volta ao mundo a moto ideal é a Honda CRF 1100L Africa Twin. Essa estradeira nasceu para participar em grandes competições off road. 

Seu motor é um 2 cilindros, 99,3 cv, 10,5 Kgfm de torque a 6.000 rpm, câmbio de 6 marchas e 6 modos de condução. Ela tem um tanque de combustível de 18,8 litros o que propicia uma ótima autonomia. Eu andei no perímetro urbano usando o modo Urban e o computador de bordo acusou um consumo de 16,7 km/l e peguei a estrada usando o modo Tour e a indicação de consumo acusou 21,5 km/l de gasolina. Na estrada asfaltada a autonomia chega a quase 400 km. 

Para comandar a pilotagem um super painel com tela TFT, sensível ao toque, com 6,5”, onde se monitora muita informação, um computador de bordo completo e integração com Apple Car Play ou Android Auto. Além disso tem um painel suplementar com a velocidade, a marcha que está sendo usada e as luzes espia. 

Esse modelo possui piloto automático que mantém a velocidade, na marcha que estiver engatada, e assim é possível tirar a mão do acelerador. O acelerador é eletrônico TBW (Throttle By Wire) que oferece muita precisão na resposta. É uma delícia entrar numa estrada com essa moto e melhor ainda se tiver uma serra no caminho. É só dar no acelerador que o giro sobe, lembrando que o motor tem injeção eletrônica PGM-FI, e o torque vem com tudo já a 6.000 rpm.

Nas curvas o comportamento é neutro, nem parece uma moto de 206 Kg que possui um tanque de 18,8 L de gasolina. Andando na cidade, no meio do tráfego, pelo “corredor” ela se sai muito bem. A altura dos espelhos retrovisores não coincide com a dos carros e fica confortável a tocada nessa situação.

Na hora de parar é que é preciso ficar atento. A altura do banco é de 870 mm e pode baixar para 850 mm mas mesmo na posição mais baixa fica difícil encostar o pé no chão para quem tem menos de 1,70 m de altura. Para os baixinhos a Honda vende, como acessório, um outro banco mais baixo. 

Para segurança a CRF1.100 tem controle de torque que proporciona a tração ideal evitando que a roda traseira patine, freios ABS Wheelie Control, um controle de empinadas que pode ser “desligado”, que tem três níveis de atuação, onde o nível 1 é o mais atuante e o nível 3 é o menos atuante. 

A suspensão dianteira é do tido invertida com diâmetro de 45mm e curso de 230mm. A suspensão traseira tem 220mm e ambas são ajustáveis para pré-carga. As luzes são todas em LED e ainda tem o aviso de parada de emergência com cancelamento automático. 

A moto testada tem protetor de carenagem que custa R$3.750 e protetor de motor que custa R$2.565. Também disponível como acessório as malas conjunto de malas com a fixação por R$11.790.

A Honda CRF 1.100L Africa Twin é o sonho de muitos. É confortável, tem ótimo motor, muita tecnologia e a confiabilidade da marca Honda. Essa versão testada, que tem o câmbio normal de 6 marchas, custa R$70.490

Tem também a versão DCT, com a transmissão de dupla embreagem sem alavanca de mudança de marchas e sem manete de embreagem, por R$76.804. As duas versões tem 3 anos de garantia sem limite de quilometragem.

MUDANÇAS NO PRÊMIO AMERICAR 2022

Com novo formato, em 2022 o prêmio da Associação América Latina da Imprensa de Carros. AMERICAR, só terá um vencedor com o título de “Carro Americar 2022”.

Como um dos 57 jornalistas especializados de 12 países associados à entidade o jornalista Celso Ferlauto, criador e âncora do programa Veículos & Velocidade do Rio Grande do Sul, estará selecionando os cinco finalistas, apontados pelos jurados, em dezembro/2021.

Depois nova votação elegerá o grande vencedor em janeiro/2022.

OS PREÇOS DO ESPERADO FIAT PULSE, 1º SUV DA FIAT

Lançado no último dia 19 o Pulse, primeiro SUV da Fiat e também primeiro SUV totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, chega nas concessionárias com os seguintes preços.

A versão de entrada é a Drive 1.3 Flex, com câmbio manual, por R$79.990. A mesma versão Drive com câmbio automático passa para R$89.990. Esta versão tem disponível dois pacotes de opcionais. OPack Plus (R$ 4.300) com câmera de ré com linhas adaptativas, carregador wireless, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave e pintura bicolor e o Pack Connect Me (R$ 3.150) com Fiat Connect Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico. 

As outras 3 versões do modelo tem motor Turbo 200 Flex com câmbio automático. A Drive Turbo custa R$98.990 e tem dois pacotes de opcionaisOPack Plus II (R$ 6.740) com roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave pintura bicolor. E o Pack Connect Me (R$ 3.150) com Fiat Connect Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico. 

A versão Turbo intermediária é a Audace por R$107.990 e tem disponível dois pacotes de opcionais. O Pack Design (R$ 5.200) com roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro e pintura bicolor. Já o Pack Connect Me (R$ 3.650) vem com o Fiat Connect Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”. 

A versão topo de linha do Fiat Pulse é a Impetus por R$115.990 e tem como opcional apenas o Pack Connect Me por R$2.650.

A lista completa de equipamentos de série você encontra em pulse.fiat.com.br/monte.html

error: Conteúdo protegido !!