Mianmar liberta jornalista americano acusado de incitar protestos

Reuters – Washington –

O jornalista americano Danny Fenster foi libertado da prisão nesta segunda-feira (15) em Mianmar e deixou o país, informaram seu empregador e a família, após negociações entre o ex-diplomata americano Bill Richardson e a junta militar que governa o país.

Fenster, 37 anos, editor da revista online independente Frontier Mianmar, foi condenado a 11 anos de prisão na última sexta-feira (12), por incitação à violação das leis sobre imigração e reuniões ilegais, uma decisão que atraiu condenação internacional ao governo de Mianmar.

Fenster deixou o país com Bill Richardson em um vôo com destino ao Catar.

“Estamos muito gratos que Danny finalmente será capaz de se reconectar com seus entes queridos, que têm trabalhado pela sua liberdade todo esse tempo, contra todas as probabilidades”, disse o diplomata em comunicado.

Fenster estava entre dezenas de profissionais de imprensa detidos em Mianmar desde o golpe de 1º de fevereiro, que desencadeou uma onda de protestos contra o governo militar.

Os militares acusaram muitos meios de comunicação de incitar as mobilizações e divulgar informações falsas.

Não ficou claro se foram impostas condições para a libertação de Fenster, que foi preso enquanto tentava deixar o país em maio. A Embaixada dos Estados Unidos em Yangon não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Um porta-voz do conselho militar governante não respondeu também a um pedido da Reuters. O serviço da BBC em birmanês informou que o porta-voz confirmou a libertação de Fenster, mas não forneceu mais detalhes.

error: Conteúdo protegido !!