Fornecimento de água para Baixada e Rio será interrompido nesta quinta-feira

 A Cedae vai interromper nesta quinta, 25, das 8h às 20hrs, o fornecimento de água para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo. A paralisação acontece por causa de uma manutenção preventiva no Sistema Guandu, responsável pelo abastecimento de mais de 9 milhões de pessoas, o que representa 85% do município do Rio de Janeiro e 70% da Baixada Fluminense. Em alguns pontos das cidades, como ruas elevadas, por exemplo, o fornecimento pode levar até 72 horas para normalizar.
A manutenção no sistema faz parte da preparação da companhia para o aumento do consumo durante o verão e acontece todos os anos. O serviço mobiliza 400 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento, além de 28 veículos. Por causa da interrupção temporária, a Cedae organizou um esquema especial de carros-pipa para atender hospitais, unidades do Corpo de Bombeiros, escolas e demais serviços essenciais.
Neste ano, os reparos coincidem com obras de modernização no Guandu, como explica o diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, Daniel Okumura: “Vamos paralisar o sistema para fazer os reparos preventivos para o período do ano em que a estação é mais demandada. Paralelamente, as obras de modernização do Guandu, focadas na melhora da eficiência do processo de tratamento da ETA (Estação de Tratamento), seguem em andamento, o que vai gerar reflexos positivos já no próximo Verão”.A companhia recomenda à população que reserve água para o período, adiando tarefas não essenciais que exigem grande consumo. Clientes da Cedae podem pedir o abastecimento por caminhão pipa pelo telefone 0800-282-1195.

error: Conteúdo protegido !!