Empresário resgata 36 anos da memória audiovisual de Nova Iguaçu

Em 1986 o empresário David Avelar fundou a empresa RIASOM, que prestava serviços de som, iluminação e vídeo, nos primórdios das primeiras gravações em VHS. A partir daí passou a gravar e armazenar todos os eventos que a RiaSom produzia em grande parte dos Municípios da Região Sudeste. Esse acervo foi decupado e guardado em estúdios próprios. Mais de 400 fitas de VHS e outras mídias fazem parte do acervo de 800 horas que hoje está sendo restaurado e, ao contrário do que muitos pensavam, as imagens estão perfeitas.

Com sucesso da digitalização das imagens, passou a prestar serviços de decupagem e digitalização de todas as minhas mídias, até mesmo aquelas que pareciam impossíveis de restaurar devido ao seu estado de deterioração. Com isso foi desenvolvendo tecnologia para restaurar a maioria das imagens. Já restaurou todo o acervo imagem 750 horas da UNIG – Universidade Iguaçu e da UNIABEU, que vai fazer parte do Centro de Memória da Instituição, que realizava Formaturas Anuais famosas, na Rio Sampa e no Rio Centro para mais de mil alunos, com apresentação de locutores da Rede Globo como Sérgio Chapelin e Cid Moreira.

Um momento emocionante se destaca, com a inauguração do Boulevard São Vicente, pelo então Prefeito Joca, de Belford Roxo, no dia 1 de maio de 1993, Dia do Trabalho, no mesmo horário em que Ayrton Senna morreu no acidente em Imola, na Itália. Hoje com 70 anos, David Avelar trabalha Home Office é diretor de TI da CIMPRO INOVADORA e dedica-se a digitalizar imagens em qualquer mídia, muitas vezes num “trabalho arqueológico”, segundo ele. “Os 127 anos, foram muito importantes para a história da humanidade, já que podemos preservar imagens, desde o final do século 19, que estão sendo restauradas, digitalizadas e colorizadas.

Se você tem uma fita VHS, VHS compact, ou mesmo outra mídia e acha que não tem jeito de resgatar as imagens da sua família dos seus amigos, não fique triste, porque eu consigo, na maioria das vezes, digitaliza-las”. David Avelar vê isso como legado e uma homenagem aos grandes historiadores de Nova Iguaçu, dando continuidade ao trabalho desses homens como, Ney Alberto, Ruy Afrânio Peixoto, Waldick Pereira, que já não estão entre nós.

error: Conteúdo protegido !!