COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 12/03/2022

HONDA CRF 1.100 L AFRICA TWIN COM CÂMBIO AUTOMÁTICO

Já comentei que a Honda CRF 1.000L Africa Twin é uma moto para cruzar um país, um deserto, um continente, quem sabe dar uma volta ao mundo. Testei a versão com câmbio tradicional, mecânico, aquele onde se aciona o manete de embreagem e troca as marchas com o pé num pedal do lado esquerdo da moto.

Agora testei a Africa Twin com câmbio automático DCT ( Dual Clucth Transmission) que tem dupla embreagem. Para entender melhor, nessa moto a função Drive é acionada através de um botão no comutador direito e aí é só acelerar que as marchas vão trocando automaticamente e as reduções também mas se você estiver passeando e quiser descer as marchas para uma arrancada mais forte é só apertar um botão no comutador esquerdo e fazer a redução. Essa tecnologia na Africa Twin é maravilhosa para as estradas, o off road e nas situações menos truncadas do dia a dia no trânsito. Definitivamente ela não é para isso.

No trânsito travado, andando entre os carros onde as vezes é necessário movimentar a moto para trás para desviar de um carro parado ou manobrá-la para colocá-la numa vaga usando a força das pernas, é preciso não esquecer de colocar o câmbio na posição Neutro. Se esquecer pode, durante essas manobras, tomar um susto com os pulos da motocicleta ao acionar o acelerador sem querer.

Explicando melhor, com o câmbio em Drive, se você manobra a moto parada, com as pernas, ao puxar a moto você pode girar o acelerador num curso pequeno que será suficiente para a moto dar um pulo. Outro detalhe que percebi é que o acelerador fica mais sensível quando a motor está frio e é preciso movimentá-lo com atenção para a moto não sair pulando. É evidente que se comprar esse modelo com câmbio DCT e rodar bastante com ele vai acabar se acostumando a essas situações e depois de um tempo fará tudo automaticamente, sem sustos. 

Fora a atenção que se tem que ter sobre o que falei a moto é um espetáculo e tem freios ABS selecionável, Wheelie Control que impede que a roda dianteira saia do chão, um painel completo LCD e painel auxiliar que libera o painel principal para colocar informações de navegação, iluminação Full LED, altura do acento ajustável em 870 mm, tanque de 18,8 litros e motor de dois cilindros com 99,3 cavalos de potência a 7.500 RPM e 10,5 Kgfm de torque a 6.000 RPM.

A suspensão é o forte desta moto feita para superar obstáculos naturais do off road e também ter bom desempenho nas ruas e estradas asfaltadas. A dianteira é invertida tem um diâmetro de 45mm e mantém os 230mm de curso, e a suspensão traseira conta com 220mm para a máxima performance. Ambas são ajustáveis para pré-carga. 

A ciclística é ótima, os freios excelentes, tem controle de torque, cruise control, 6 modos de pilotagem e muito outros atributos que fizeram a Africa Twin ser a moto mais premiada em 2022 aqui no Brasil. Essa versão com o câmbio automático DCT Tinha preço sugerido de R$81.800 no site da própria Honda mas agora, no mesmo site, aparece R$76.360. 

A Honda é uma marca que leva a assistência técnica muito a sério podendo o cliente ficar tranquilo quanto a manutenção do modelo.

LOCAÇÃO DE AUTOMÓVEIS CRESCEU 33,5% EM 2021

A atividade de aluguel de veículos, que tem no Brasil 13.903 locadoras ativas, deu um salto de 33,5% no ano passado, atingindo o faturamento bruto anual recorde de R$ 23,5 bilhões. Em 2020, o faturamento bruto com locação de carros havia sido de R$ 17,6 bilhões, ainda sob o impacto das rígidas medidas de isolamento social causadas pela Covid-19. 

O crescimento da locação de veículos no país chegou a 7,8% na comparação com o faturamento bruto verificado em 2019 (ano anterior ao início da pandemia). Em 2019, o setor havia fechado o ano com faturamento bruto de R$21,8 bilhões.

Os dados de faturamento do setor se referem exclusivamente ao aluguel de veículos, sem incluir valores das vendas de veículos usados. No ano passado, foram registrados 50,1 milhões de usuários de aluguel de carros, ante 44,6 milhões em 2020, crescimento de 12,3%.

FORD LANÇA NOVA VERSÃO DA PICAPE RANGER

O F é de Ford e o X4 é referência a tração 4X4 e FX4 é a sigla da nova versão da picape Ranger e também uma denominação global para aventureiros. Ela possui para-choques dianteiro na cor da carroceria mas com uma saia preta, uma grade exclusiva com acabamentos escuros e sem cromados, um santantônio também escuro é item de série, rodas pretas de 18” com pneus Pirelli ATR ou 17” com pneus Pirelli Scorpion, para-choques traseiro preto brilhante, bancos com costura vermelha e muitos outros itens que denotam esportividade.

Seu motor é o 3.2 Duratorq, turbo diesel, de 200 cavalos de potência e 47,9 kgfm de torque e o câmbio é automático. A Ford Ranger FX4 vem para brigar com a Toyota Hilux SRV e com a Chevrolet S10 LTZ que tem preços semelhantes e menos equipamentos. Em breve vou andar e avaliar melhor esta FX4 que tem preço sugerido de R$288.990.

VOLKSWAGEN APRESENTA KOMBI HIGH-TECH

Em evento nas redes sociais a Volkswagen apresentou para todo o mundo o ID. Buzz, um utilitário com as características da consagrada Kombi com motor elétrico e muita tecnologia embarcada, a Kombi do futuro. 

O ID. Buzz desenvolve e combina as tendências automotivas mais importantes de nosso tempo e os detalhes característicos da primeira geração, sendo versátil e equipada com motor elétrico. Comparado aos anos 1950, porém, há ainda mais demandas diferentes para a criação de um moderno “mini ônibus” que atenda a todos: o ID. Buzz é conectado inteligentemente ao seu ambiente e ostenta uma coleção de sistemas de assistência e informação que fornece os pré-requisitos técnicos para a condução autônoma – o software é atualizado Over-the-Air e o carregamento das baterias é através do sistema Plug & Charge.

O ID. Buzz não foi apenas meticulosamente pensado para permitir o máximo aproveitamento do espaço. Ele também foi carinhosamente projetado com grande atenção aos detalhes. Um pequeno exemplo disso são as silhuetas estilizadas do ID. Buzz estampadas no acabamento das laterais e na forração dos bancos da versão com cinco lugares. Um elemento que remete à primeira Kombi.

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