COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 14/05/2022

NOVO RENAULT DUSTER MAIS ROBUSTO E POTENTE

Quando o Renault Duster foi lançado em 2011 o modelo tinha lá suas qualidades mas muita criticava o aspecto mais espartano do interior e os que gostam de potência queriam um motor mais forte do que o 1.6 de 120 cavalos.

Finalmente a Renault apresenta um Duster para atender essa turma e eu testei a versão top que é a Iconic com motor Tce 1.3, 4 cilindros, turbo Flex de 170 cavalos de potência torque de 27,5 kgfm e câmbio X-tronic CVT de 8 velocidades.

O modelo teve o desenho renovado, ganhou novos faróis e luzes de referência, novos para-choques com faróis auxiliares integrados não embutidos mas em relevo.

Interior mais refinado com bancos de couro, painel mais moderno e Central multimídia de 8″. Essa central conta com os sistemas Eco Scoring e Eco Monitoring, conexão Bluetooth (até seis celulares e duas chamadas simultâneas) e as imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview que permitem a visualização de todos os lados do SUV na hora de conferir se está bem estacionado numa vaga ou em situações off-road. O interior ficou todo mudado e os materiais empregados deram uma ar de mais sofisticação colocando o modelo na briga contra uma concorrência que já era mais caprichada. Não gosto dos comandos, principalmente os do som, que ficam na coluna da direção. 

O motor é econômico, com gasolina faz 13,9 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada. Tem um bom porta-malas com capacidade para 475 litros, tanque de combustível tem 50 litros e suas medidas são de 4,37 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. 

A versão Iconic tem rodas de 17 polegadas diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium, farol alto automático, sensor de ponto cego e sensor crepuscular, entre outros. 

Seu comportamento nas curvas é bom e se sair da entrada ajuda ele ter ângulo de entrada de 30º, de saída de 34,5º e altura do solo de 237 mm, ou seja, os maiores da categoria. 

Essa versão testada é a mais cara e custa R$156.290. Já a versão de entrada do Duster custa R$101.990.

30 INFRAÇÕES POR HORA PELO USO DO CELULAR

Com rotinas cada vez mais dependentes do celular, cerca de 675 brasileiros se arriscam todos os dias ao utilizar o aparelho enquanto dirigem, o que significa que, a cada hora, 28 condutores negligenciaram a atenção ao volante, reforçando uma das principais causas de sinistros de trânsito no Brasil.

O alerta é da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), que no Maio Amarelo traz orientações sobre esse tipo de infração e uma análise sobre os dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) referentes ao ano de 2021. 

Por ocasião Maio Amarelo, a Abramet preparou a campanha Toque pela Vida, para contribuir no esforço de prevenção ao sinistro de trânsito e conscientização da sociedade sobre a responsabilidade de cada cidadão na construção de uma mobilidade saudável e segura.

MERCEDES-BENZ TEM LICENÇA PARA AUTÔNOMO NÍVEL 3

A direção autônoma é categorizada em seis níveis, do 0 (nenhuma automação) ao 5 (total automação). Os sistemas que a gente conhece, como o Autopilot da Tesla, são de Nível 2.

Até hoje, apenas o Honda Legend havia recebido uma licença de Nível 3 para operar, mas só no Japão. Segundo a agência de notícias Automotive Business, a Mercedes-Benz conquistou uma licença internacional para seu software de direção autônoma.

PICAPE FORD FX4 POR ASSINATURA

O Ford Go, serviço de carros por assinatura da Ford, passou a oferecer a recém lançada versão FX4 da sua picape Ranger entre os modelos disponíveis para os clientes da plataforma. A assinatura é uma opção que vem crescendo dentro das novas tendências de mobilidade, para quem quer trocar de carro novo todo ano pagando uma mensalidade fixa e sem se preocupar com IPVA, manutenção, seguro, documentação ou negociação do usado. 

Para quem usa a picape no campo e em áreas mais acidentadas esse serviço traz mais vantagens porque o desgaste é maior. Lançada em março, a Ranger FX4 é uma picape de perfil off-road, com visual exclusivo e padrão superior de requinte e conforto.

A sua assinatura mensal custa R$7.050 no pacote de 2.000 km, ou R$7.700 com limite de 3.000 km. O Ford Go conta também com o Territory Titanium, a partir de R$4.650 no pacote de 1.000 km por mês. Na linha Ranger, a versão inicial é a Black, a partir de R$5.350 no pacote de 2.000 km. Como comparação, a topo de linha Ranger Limited parte de R$7.650.

BORG WARNER É GIGANTE DA AUTO PEÇAS

Na Autopar, feira de fornecedores da indústria automotiva no município de Pinhais, localizado na região metropolitana de Curitiba – Paraná, a Borg Warner mostrou a sua força e novos produtos. A empresa, que tem como prática comprar outras que também produzem com qualidade e que possam aumentar seu porfólio de produtos, comprou a Delco e a Delphi, por exemplo, tem aproximadamente 49.000 funcionários espalhados em 22 países com 93 endereços e faturou R$14,8 bilhões em 2021.

No seu catálogo constam alternadores, motores de partida, sistemas Start&Stop, suspensões, sistemas de direção, conjuntos de embreagem viscosa, ventiladores, turbos e uma lista enorme de outros produtos. 

Esta será a primeira participação da BorgWarner em um grande evento após a aquisição da Delphi Technologies, em 2020, apresentando em seu espaço produtos das marcas Delco Remy, Delphi Technologies e BorgWarner.

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