Duque de Caxias distribui 40 aparelhos auditivos para pacientes

A Prefeitura de Duque de Caxias entregou nesta quinta-feira (19/05) cerca de 400 aparelhos auditivos a 200 pacientes cadastrados do Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda, localizado no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. Relatos emocionados marcaram o evento, que contou com a presença do Prefeito Wilson Reis. Mutirões de entrega gratuita de aparelhos já são rotina no Centro: até hoje foram distribuídos 21.034 aparelhos, atendendo as necessidades de mais de 11 mil pacientes.

Os primeiros a receberem seus aparelhos foram os irmãos Camila e Felipe Braga de Paiva. Respectivamente com 23 e 19, anos, eles são moradores da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro e cada um estava com perda gradativa de audição em um dos ouvidos. “Tanto eu quanto meu irmão tivemos constantes casos de infecção nos ouvidos desde a infância. Eu fui perdendo a audição do ouvido esquerdo e ele do direito”, explicou Camila, que falou sobre a dificuldade de aprender as lições na faculdade de Direito que cursou. “Era horrível. É muito mais difícil para você entender e assimilar as coisas. Nos últimos tempos eu comecei a me isolar, não queria mais sair. A perda da qualidade de vida quando você vai perdendo a audição é muito grande”. Seu irmão falou sobre a alegria de sentir o retorno da totalidade da audição: “No primeiro instante é um baque! O som do mundo fica mais alto. É uma sensação indescritível!”, exaltou Felipe.

O prefeito Wilson Reis falou sobre o quanto este serviço é importante para a população. “Ver os olhos destas pessoas recuperando a capacidade de ouvir plenamente é muito gratificante. O mais importante no nosso trabalho é dar assistência às pessoas. Para isso temos equipamentos como este. Nosso Centro de Saúde Auditivo é referência em todo o estado. Recebemos pacientes de todo canto do Rio de Janeiro”, destacou o prefeito.      

Com cerca de 40 mil pacientes cadastrados de todo o estado do Rio de Janeiro e funcionando desde 2018, o Centro atende gratuitamente e conta com equipamentos de ponta, além de dezenas de profissionais, entre fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, neurologistas, pediatras, assistentes sociais e psicólogos. O atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 7h às 17h.

error: Conteúdo protegido !!