COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 21/05/2022

A AVENTUREIRA CHEVROLET S10 Z71

A primeira picape média produzida no Brasil foi a S10 que chegou no modelo 1996. De lá para cá o modelo cresceu de tamanho, recebeu motores mais potentes e tomou um banho de tecnologia.

Agora a GM apresenta a versão mais esportiva e aventureira que leva a designação Z71 bastante conhecida nos Estados Unidos. Na verdade essa versão reúne o pacote da sofisticada e equipada versão LTZ, com o mesmo motor 2.8 TDI de 200 cavalos e 51 kgmf de torque, com 20 itens de personalização. 

Tem Santo Antônio de série, grade frontal exclusiva, moldura nos paralamas que caracterizam bem a versão junto com os adesivos nas laterais, interior escurecido e bancos com revestimento premium.

A Z71 tem tração 4X4 e pneus All Terrain de uso misto. A conectividade está no Chevrolet MyLink de última geração, compatível com AndroidAuto e Apple CarPlay, e na mesma tela do multimídia se monitora a câmera de ré de alta definição. 

Para segurança tem alerta de pressão de pneus 6 airbags (2 laterais, 2 frontais e 2 de cortina), lanterna de neblina e ganchos de amarração na caçamba porque a carga também tem que andar em segurança. 

A capacidade de carga é de 1.200 Kg e no interior ótimos porta-objetos.

No seu comportamento dinâmico nenhuma mudança em relação as outras versões mas o visual realmente ficou muito bonito e diferenciado.

Seu preço é R$274.800 e você ainda pode incrementá-la com uma vasta lista de acessórios.

MOTORISTAS PROFISSIONAIS TEM DÚVIDAS SOBRE EXAMES TOXICOLÓGICOS

A campanha Maio Amarelo alerta a população sobre a importância de se realizar ações para garantir um trânsito seguro. Dentro deste assunto, a exigência do exame toxicológico para motoristas da categoria C, D ou E é uma das mudanças mais recentes, mas que ainda gera muitas dúvidas nos profissionais, no que diz respeito aos tipos de substâncias detectadas e demais exigências da lei. 

O exame toxicológico tem como objetivo identificar a presença de substâncias psicoativas no organismo. A Lei 14.071/2020 determina que todo condutor habilitado nas categorias C, D e E deve realizar o exame toxicológico periódico a cada dois anos e seis meses, para condutores com até 69 anos de idade; e a cada renovação da habilitação, para condutores com 70 anos ou mais. 

De acordo com um estudo do SOS Estradas divulgado em outubro do ano passado, com a obrigatoriedade dos exames, ocorreu uma redução dos acidentes de trânsito de 30 a 40% em alguns estados brasileiros e cerca de 3,6 milhões de motoristas abandonaram a carreira. A pesquisa mostrou também que, de 200 mil laudos positivos analisados, só na categoria de ônibus, 60,3% usavam cocaína. 

Segundo o gerente de produtos do DB Toxicológico, Libni Souza, os motoristas ficam tão preocupados em cumprir o trabalho que acabam tomando substâncias, como o popular rebite, para conseguirem dirigir várias horas seguidas sem descanso. O exame toxicológico de larga janela de detecção é capaz de identificar se a pessoa fez uso de substância entre 3 e 6 meses do período anterior à data da coleta.

MARCAS CONFIRMADAS NO SALÃO MOTO BRASIL

Salão Moto Brasil que terá sua 10ª edição no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Av. Abelardo Bueno, Barra da Tijuca, vai mostrar os últimos lançamentos das marcas BMW, Triumph, Kawasaki, Ducati, Suzuki, Haojue e Harley-Davidson que já confirmaram presença.

O evento vai do dia 26 ao dia 29 de maio e maiores informações podem ser encontradas no site salaomotobrasil.com.br.

PREÇO DO CARRO ELÉTRICO PODE CAIR 20%

O projeto de Lei (PL) 403/2022, em trâmite no Senado Federal, propõe zerar o Imposto de Importação dos veículos elétricos e híbridos até 31 de dezembro de 2025. Atualmente, esses modelos são vendidos no país por valores elevados, onde os automóveis mais baratos custam cerca de R$150 mil. Porém, um levantamento da BloombergNEF (New Energy Finance), realizado em 2021 para o Transport & Environment (T&E), apontou que estes automóveis poderão ser mais baratos que os veículos a combustão até 2027. 

Para Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada em negócios internacionais, a proposta pode trazer pontos positivos, mas ainda será necessário acompanhar a variação dos preços dos insumos de produção. A proposta tem a perspectiva de diminuir o valor dos eletrificados no Brasil em cerca de 20%.

Segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somente no primeiro trimestre deste ano houve aumento de 115% na venda de automóveis elétricos no país.

TOYOTA VOLTA A VENDER O CAMRY HYBRID NO BRASIL

A Toyota do Brasil anuncia o retorno ao Brasil de seu sedã grande, o Camry. A partir de agora, o modelo, que já era sinônimo de luxo e qualidade construtiva, também será exemplo de eficiência energética, já que pela primeira vez será comercializado no país somente em versão híbrida. Com essa novidade, a fabricante expande sua linha de veículos eletrificados, que já conta com o Corolla e Corolla Cross híbridos flex e o RAV4 híbrido.

O veículo começa a ser vendido nesta semana em todas as concessionárias da marca no Brasil. Disponível em configuração única, XLE, o sedã alia conforto e sofisticação a uma experiência de condução prazerosa e eficiente, graças ao motor 2.5L DOHC de quatro cilindros, que, somado aos três motores elétricos, resulta numa potência máxima combinada de 211 cv, além de possuir um refinado acabamento interno e um robusto pacote de tecnologias de conveniência à disposição.

Para oferecer uma experiência que alia eficiência energética, baixa emissão de poluentes e desempenho, o modelo vem equipado com um motor a combustão de 2.5L DOHC de quatro cilindros 16V VVT-iE de 178 cv a 5.700 rpm e torque de 22,5 kgfm a 3.600 rpm, mais três motores elétricos que juntos entregam 120 cv e 20,6 kgfm de torque. Combinados, os propulsores resultam numa potência máxima de 211 cv.

O automóvel conta com transmissão automática eCVT, que garante trocas mais suaves e a sensação de acelerações mais diretas, e ainda permite um maior controle da direção, sem desperdiçar energia que alia o baixo consumo de combustível. Como todos os produtos da marca Toyota no Brasil, a nova linha Camry tem garantia de 5 anos, com o acréscimo de 3 anos em garantia para o sistema híbrido, ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro). 

O Camry XLE tem preço sugerido de R$331.790 e os clientes brasileiros também contam com o apoio e os serviços do consagrado pós-venda da marca, que tem como objetivo proporcionar experiência completa e de excelência na compra, manutenção e recompra de um modelo Toyota.

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