COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 04-06-22

FIAT PULSE DRIVE É A VERSÃO DE ENTRADA COM CÂMBIO CVT

Testei o Fiat Pulse Drive com motor Firefly 1.3, 4 cilindros em linha, Flex, 107 cavalos de potência e câmbio automático CVT de 7 velocidades. Esta versão é a de entrada com câmbio automático. Tem faróis em LED, rodas 16″, sensor de pressão dos pneus, Central multimídia com tela 8,4″ com comando de voz, Bluetooth, Android Auto, Apple Car Play e muito mais.

Porta-malas de 370 litros e com os bancos rebaixados a capacidade passa para 1.238 litros. O motor não tem aquele vigor mas em compensação é econômico. Com gasolina faz 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. 

O câmbio funciona bem mas é preciso paciência ao subir uma serra com o carro carregado. Digo paciência para não exagerar no acelerador porque com 107 cavalos existem limitações que como ressaltei acima são compensadas na economia de combustível. Com o elevado preço dos combustíveis é melhor subir uma serra mais lento, dosando a pressão no pedal do acelerador, para que o câmbio não fique trocando marchas pra cima e para baixo sem ganhos no desempenho.

Apesar da sua maior altura do solo o Pulse tem boa estabilidade e não torce muito o que dá mais conforto aos passageiros. A suspensão é bem calibrada. A Fiat também acertou no desenho. O carro é lindo e apesar de ser a versão de entrada vem bem equipado. Já comentei alguns equipamentos mas segue alguns que destaco: Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha) Ar-condicionado automático digital, console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos, Faróis em LED, Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), Piloto automático (Cruise Control), Maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, Roda de liga leve R16 x 6,0, Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), ASR (Controle eletrônico de tração), Lanterna traseira em LED, Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, Sensor de estacionamento traseiro, ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), iTPMS (Sensor de pressão dos pneus), Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h, Alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C, Airbags (4) – Frontal (2), Tórax e Cabeça (2), C+ (Electronic Locker), Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável, Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down, Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), USB traseira (Tipo A), HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), Barras longitudinais no teto, LED DRL, ESS (Sinalização de frenagem de emergência), Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, Hodômetro digital (total e parcial), Alarme antifurto, Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso) e Chave canivete com telecomando para abertura das portas. 

O Fiat Pulse Drive com câmbio automático CVT custa R$105.260 e a versão mais barata do Pulse também é a Drive mas com câmbio manual e custa R$98.006,00.

MERCADO DE AUTOMÓVEIS MELHORA

O mercado de veículos novos mostra o seu poder de recuperação e comemora as vendas do mês de maio. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados hoje, 02 de junho, em maio foram comercializadas 174.814 unidades de automóveis e comerciais leves zero km, uma alta de 28,22% em comparação com as vendas de abril onde foram registradas 136.340 unidades.

Segundo a entidade, esse foi o melhor resultado do ano de 2022 nos emplacamentos de automóveis.

RANKING DE MAIO, FIAT DISPARADA NA FRENTE

1º Fiat 38.943 22,28%, 

2º GM 25.360 14,51%

3º VW 24.293 13,90%,

4º Hyundai 19.274 11,03%,

5º Toyota 17.365 9,93%

6º Jeep 12.825 7,34%,

7º Renault 7.282 4,17%,

8º Nissan 6.182 3,54%,

9º Peugeot 4.452 2,55%

10º Honda 4.244 2,43%

MAIS VENDIDOS DE MAIO TEM HYUNDAI HB20 NA PONTA

1º Hyundai HB20 9.634,

2º Fiat Mobi 7.493,

3º Chevrolet Onix 6.982,

4º VW Gol 6.980, 

5º Chevrolet Tracker 6.564,

6º Hyundai Creta 6.411,

7º VW T-Cross 6.406,

8º Jeep Compass 5.924,

9º Chevrolet Onix Plus 5.647

10º Jeep Renegade 5.489

COMERCIAIS LEVES MAIS VENDIDOS EM MAIO

1º Fiat Strada 11.532,

2º Fiat Toro 5.287,

3º Toyota Hilux 4.145

Chevrolet S10 2.715,

5º Fiat Fiorino 2.165,

6º Mitsubishi L200 1.819,

7º VW Saveiro 1.456,

8º Ford Ranger1.215,

9º Renault Master 1.170

10º Nissan Frontier 721

MAIORIA JÁ PREFERE OS ELÉTRICOS

A porcentagem de pessoas em todo o mundo que desejam comprar veículos elétricos subiu para 52%, segundo novo estudo da consultoria EY. De acordo com a pesquisa, esse índice representa a quantidade de consumidores que pretendem comprar um carro nos próximos 24 meses e que afirmaram que seu próximo modelo será um elétrico ou um híbrido. Em 2020, esse índice era de 30% e, em 2021, pulou para 41%.

Agora, pela primeira vez, ultrapassa os 50%. “Os ‘early adopters’ verdes, cujo principal propósito era ambientalista, agora estão sendo acompanhados por compradores mainstream com preocupações mais prosaicas, como razões financeiras”, diz o texto da pesquisa. Ou seja: a preocupação de que os carros a combustão vão ficar simplesmente muito caros no futuro já é uma força a impulsionar os veículos elétricos.

Esse é o resultado de uma pesquisa mundial mas no Brasil esse número deve ter sido muito inferior porque o carro elétrico é muito caro e os subsídios insignificantes.

BYD LIDERA MERCADO GLOBAL DE ELETRIFICADOS

Com 27 anos de experiência no desenvolvimento de baterias, a BYD, que chegou ao Brasil recentemente, é líder mundial de veículos eletrificados. Ela figura como protagonista na transição da eletrificação no transporte em escala global.

Recentemente, tornou-se uma das primeiras empresas a anunciar que encerrará a produção de veículos com motor de combustão e se dedicará exclusivamente aos modelos movidos à bateria elétricas e os híbridos. Outro exemplo desse compromisso está no desenvolvimento da bateria Blade.

O modelo vem revolucionando a indústria de veículos elétricos por uma série de fatores. Foi projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).

FIAT ARGO COMPLETA 5 ANOS DE SUCESSO SEMPRE NO TOP 10

Lançado no fim de maio de 2017, o Fiat Argo acaba de completar cinco anos. O modelo de design italiano marcante coleciona prêmios desde que chegou ao mercado e é um sucesso entre os consumidores.

O Fiat Argo se destaca pelo design, com equilíbrio nas proporções, muita elegância nos detalhes e pelo comportamento dinâmico surpreendente e qualidade no acabamento. Esses atributos contribuíram para que seu ótimo desempenho também se comprovasse nos números de vendas: já são cerca de 330 mil unidades emplacadas desde o lançamento no Brasil, além de ter terminado o último ano (2021) como o terceiro veículo mais vendido do país com quase 85 mil carros e quase 20% do segmento onde atua.

Vale dizer que desde seu primeiro ano completo de vendas (2018), ele sempre fez parte do top 10 entre os automóveis mais comprados pelos brasileiros.

NOVO CITROEN C3 ESTÁ CHEGANDO

O lançamento de um modelo tão especial como o Novo Citroën C3 requer uma rede de concessionários à altura do primeiro hatch com atitude SUV do mercado. Por isso, a Citroën prepara uma ofensiva inédita em sua rede, com uma abrangência de 80% do território nacional e um crescimento superior a 70% no número de concessionários em relação a 2019. 

A meta do grupo é chegar a 180 concessionários até o fim de 2022, com um aumento significativo na capilaridade da rede e reforço em diversas capitais, como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, entre outras. Boa parte deste crescimento já ocorreu, e os concessionários avançam nos treinamentos para lançar em breve o Novo C3, um hatch acessível, customizável e que é fruto da engenharia da Stellantis na América Latina. 

A data não foi definida mas o lançamento está próximo. O modelo compacto chegará ao mercado com porte de hatch compacto, mas pegada de SUV.

O preço deve ficar intermediário entre os subcompactos como Renault Kwid e Fiat Mobi, mas abaixo dos compactos como Peugeot 208, Fiat Argo, e Chevrolet Onix.

VOLVO MELHORA A AUTONOMIA DO XC60 E XC90 NO MODO 100% ELÉTRICO

Com o compromisso de tornar-se 100% elétrica até 2030, a Volvo Car Brasil inova em seus modelos híbridos. Seus dois principais SUVs, o XC60 e o XC90, líderes de vendas no Brasil e no mundo, ganham ainda mais autonomia no modo elétrico, proporcionando às pessoas terem uma vivência real com um modelo 100% elétrico no seu dia a dia. 

A mudança veio tanto na autonomia, como na potência dos modelos. Somente com o motor elétrico, o XC60 e o XC90 ganharam mais de 65% de potência, passando a 145hp e 309 Nm de torque. A capacidade da bateria aumentou 62% e passou a 18.8 kWh. Isso se reflete diretamente na autonomia dos modelos, que passam a ter cerca de 78 km no XC60 (+73%) e cerca de 71 km no XC90 (+61%).

Combinados, os motores ganham 14% a mais de potência, passando de 407hp para 462hp, e um torque de 709 Nm. Tudo isso é possível graças a novas tecnologias de construção das baterias, que passam a ter três camadas de células, resultando em uma capacidade maior de armazenamento, mas preservando o mesmo espaço físico.

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