COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 11-06-22

ESPAÇO E CONTEÚDO NO TOYOTA SW4 SRX 7 LUGARES

Testei o Toyota SW4 na versão SRX de 7 lugares com motor 2.8 turbo diesel de 204 cavalos e torque de 50,9 kgfm.

O câmbio é automático de 6 velocidades e tem tração 4X4 com reduzida acionada eletronicamente.

Muito bom o espaço interno e o ar condicionado possui difusores na 3° fileira de bancos. Faz 9 km/l na cidade e 10,5 km/l na cidade.

O porta-malas abre ou fecha ao apertar um botão, na chave para abrir e na própria tampa para fechar. Essa versão com 7 lugares possui acesso a terceira fileira de bancos pela porta de acesso aos passageiros da segunda fileira.

De forma prática os bancos da terceira fileira podem ser levantados e encostados nas laterais internas aumentando o espaço para bagagem. 

Sem usar os bancos da terceira fileira de banco a capacidade do porta-malas é de 500 litros. Com os bancos da terceira fileira levantado também sobra um bom espaço para bagagem mas se for usar os 7 lugares o espaço de bagagens é muito reduzido.

Gostei do estilo do SW4 que não tem linhas exageradas e futuristas demais de alguns outros modelos da marca mas achei o emblema da empresa na grade frontal com tamanho exagerado.

Só andei no perímetro urbano e o computador de bordo indicou consumo de 11,2 km/l. 

Confira a seguir a lista dos principais equipamentos desta versão: Computador de bordo com tela de 4,2″ de TFT, Smart Entry + Push Start, Paddle Shift, modos de direção: Power / Eco / Sport, abertura elétrica do porta-malas com função de memória para ajuste da altura da tampa, volante com comandos integrados: telefone, áudio, vídeo e computador de bordo, ar-condicionado com duas zonas e display digital e regulagem de intensidade independente para as saídas de ar dos bancos traseiros, bancos dianteiros com ajuste elétrico de distância, inclinação, altura e com sistema de ventilação, compartimento refrigerado no painel, sistema multimídia sensível ao toque com tela de 8″: com falantes e subwoofer JBL, GPS, TV Digital, MP3, conexão auxiliar, USB e Bluetooth®, conectividade Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré e câmera 360 graus. Airbags frontais (dois), de joelho para motorista, laterais (dois) e de cortina (dois), retrovisor interno eletrocrômico, controle eletrônico de estabilidade do veículo (VSC) e de tração (A-TRC), assistente de descida (DAC), de subida (HAC) e de reboque (TSC), sistema auxiliar EBD nas quatro rodas, assistência em frenagem de emergência nas quatro rodas (BAS), assistente de pré-colisão (Pre-crash System – PCS) com detector de pedestre e ciclista e com alerta sonoro e visual e frenagem automática, sistema de alerta de mudança de faixa (Lane Departure Alert – LDA), sistema de Alerta de ponto cego (BSM), sistema de Alerta de tráfego traseiro (RCTA), sistema universal Isofix® para fixação da cadeirinha para crianças no banco traseiro, sistema one touch para rebatimento dos bancos traseiros (disponível nas versões sete lugares), sensores de estacionamento dianteiros e traseiro, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), faróis dianteiros (alto e baixo) em LED com ajuste automático de altura e temporizador (follow me home). 

O preço sugerido do Toyota SW4 versão SRX é de R$384.190,00 e em seu site a Toyota oferece essa versão, no chamado Ciclo Toyota onde você pode entregar seu carro usado no final do parcelamento pagando mais um valor por um 0 Km, por R$230.514,00 de sinal, mais 24 parcelas de R$5.379,95 e uma parcela final de R$76.838,00.

PEUGEOT CONTINUA CRESCENDO

A Peugeot atingiu o maior resultado em volume de vendas desde o ano de 2014. Somente no mês de maio, a marca emplacou 4.452 unidades, alta de 76%, quando comparado ao mesmo período de 2021 e 2.5% de market share. Já no acumulado de 2022, a PEUGEOT segue na liderança, como a marca que mais cresce, em volume percentual, da indústria automotiva no Brasil. 

De janeiro a maio, a marca comercializou 16.671 veículos, alta de 87%, enquanto o mercado automotivo geral registrou uma queda de 18%, em relação a igual período de 2021. A PEUGEOT também teve importantes lançamentos no mês de maio, além dos bons resultados.

Desenvolvimentos alcançados graças à sinergia do Grupo Stellantis, a PEUGEOT apresentou ao mercado a Partner Rapid, produzida no polo industrial de Betim e a nova motorização 1.0 Firefly, já consagrada no mercado, para o líder de vendas da marca, o PEUGEOT 208.

A chegada da nova motorização para o 208 também expressa o fortalecimento da Marca em uma categoria de extrema importância no mercado brasileiro, que representa atualmente cerca de 60% das vendas dentro do segmento B hatch.

BARCOS TAMBÉM ENTRAM NA ERA DA MOTORIZAÇÃO HIBRIDA

A preocupação com o meio ambiente e com o aquecimento global fez com que o mercado automobilístico seguisse por outro rumo e os carros elétricos já são uma realidade na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), até 2035, 60% dos veículos vendidos no país serão elétricos.

O mercado náutico segue esta tendência e uma solução inédita para tornar as embarcações menos poluentes será lançada pela start-up brasileira Hybdor Tech que integra a Espadarte Group, empresa especializada em desenvolvimento de tecnologia e soluções para barcos. O primeiro motor plug-in híbrido do mundo para iates de 25 a 40 pés foi lançado durante o Internacional Bombarco Show, que ocorreu em Brasília de 9 a 12 de junho. 

O desenvolvimento do Hybdor, motor plug-in com tecnologia inédita e sustentável, contou com a participação de grandes players do mercado nacional e internacional como a Techsolution e a WEG.  O novo sistema híbrido permite 4 modos de utilização: 100% elétrico, 100% a combustão, boost elétrico + combustão e modo gerador.

Todos eles garantem maior leveza, confiabilidade, segurança e conforto durante a navegação. A nova propulsão tem como objetivo aliar eficiência, conforto e sustentabilidade.

CITROËN CRESCE E SUV C4 CACTUS É O DESTAQUE

Maio foi um mês excepcional para a Citroën. Isso fica evidente com o desempenho alcançado no período, já que a marca aponta excelente recuperação de mercado, em torno de quatro vezes mais do que a indústria como um todo. No total, foram 1.986 veículos comercializados, um aumento de 143% em comparação a abril.

Ainda seguindo este comparativo com o mês anterior, o grande destaque é o SUV C4 Cactus, com crescimento de 179%. Neste mês, foram vendidas 1.590 unidades do modelo. Já o Jumpy também fez bonito no segmento de VUL (Veículos Utilitários Leves), registrando um incremento superior a 60% nos emplacamentos. Tudo isso colaborou para que market share da marca crescesse 0,5 p.p. no período.

Quando o assunto é o acumulado do ano, a Citroën vive um cenário positivo. Enquanto o mercado caiu 18%, a marca cresceu 26% no número de veículos comercializados nos primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado.

FESTIVAL DE MOTOS EM INTERLAGOS

Considerado o maior evento de motos do Brasil, o Festival Interlagos está de volta em 2022. De 23 a 26 de junho, a lendária pista de Interlagos, em São Paulo (SP), receberá as principais marcas do setor em um mega evento que promete ser o maior da história, com o triplo do tamanho, em mais de 100 mil metros quadrados. Entre os participantes, a Laquila, empresa líder do mercado de motopeças na América Latina e representante oficial da HJC no Brasil, estará presente com 19 lançamentos. 

Entre as novidades mais aguardadas estão dois novos gráficos da linha Rpha70 de capacetes HJC: o Kron, na cor titanium com verde neon, e o Kosis, na versão tricolor. “Com visual mais agressivo, mesclando esportividade e turismo, os Rpha70 são uma excelente oportunidade para motociclistas que curtem velocidade e conforto”, aponta a gerente de desenvolvimento de produtos da Laquila, Érica Trosman.

O design exclusivo do modelo inclui protetor de respiração, ventilação maximizada, forração removível e lavável e peso muito leve e compacto. Além disso, conta com casco multifibras, uma tecnologia inédita RPHA PIM + SHELL.

error: Conteúdo protegido !!