COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 05-09-22

CHEVROLET SPIN ACTIV7, A OPÇÃO MAIS BARATA DE 7 LUGARES

Não são muitas as opções do mercado de veículos de 7 lugares e a maioria é de SUVs sofisticados como CAOA Chery Tiggo 8 e Jeep Commander. A Chevrolet é a única que tem uma opção mais em conta o Spin Active7 que tem jeitão de SUV mas eu considero uma mini van. Ele está sendo muito procurado nas locadoras de veículos, é o sonho de muitos motoristas de aplicativos e principalmente em São Paulo é muito encontrado na praça substituto natural do Chevrolet Zafira que deixou saudades quando saiu de linha.

Testei o Chevrolet Spin Active7 que é a versão top do modelo. Ele tem motor 1.8 L, 4 cilindros, de 111 cv torque de 17,7 Kgfm, usando só etanol como combustível, e seu câmbio é automático de 6 velocidades.

Apesar da sua altura e peso é um veículo confortável para dirigir porque tem direção elétrica progressiva. Sua linhas externas receberam modificações para 2023 com desenho mais moderno e faróis mais integrados a grade frontal.

Quero dizer com isso que faróis e grade formam uma faixa na dianteira sem exageros no desenho e sem aqueles elementos que demoramos para acostumar a ver e às vezes nem acostumamos porque não formam linhas agradáveis. Para 2023 o acabamento interno também mudou.

O painel é novo e são novos os revestimentos dos bancos e nas portas. Bem equipado e com conectividade, tem o MyLink com comando de voz, e espelhamento de smatphone.

O porta-malas tem capacidade de ótimos 710 litros, com o rebatimento dos bancos chega a 1.668 litros e se estiver usando a 3ª fileira de bancos com passageiros fica em 162 L.

Outro destaque é a segunda fileira de bancos que pode ser deslocada em 11 cm para frente ou para trás aumentando ou diminuindo o espaço para os passageiros da 2ª ou 3ª filas de acordo com a conveniência.

Segundo o Inmetro o consumo leva Etiqueta B. Com etanol consome 7 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada e com gasolina são 10,3 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. 

O Chevrolet Spin Activ7 custa R$128.390 e tem 3 anos de garantia.

VW NIVUS ATINGE 100 MIL UNIDADES PRODUZIDAS

A Volkswagen do Brasil celebra 100 mil unidades produzidas em São Bernardo do Campo/SP, do VW Nivus: o primeiro modelo totalmente desenvolvido na América Latina. Membros do Comitê Executivo da empresa e os colaboradores da área produtiva da fábrica Anchieta se reuniram para celebrar este marco histórico.

MC LAREN SENNA BATE RECORDE EM INTERLAGOS

Os nomes “McLaren”, “Senna” e “Interlagos” voltaram a estar associados com a palavra “recorde”. Na última quarta-feira (31 de agosto), a bordo de um McLaren Senna, o piloto Ricardo Mauricio percorreu os 4,309 km do traçado do autódromo de Interlagos em 1min37s856, recorde do circuito para carros de rua originais de fábrica.

A marca foi obtida durante o UK Motors Academy Porto Seguros, promovido pela importadora da marca britânica para o Brasil. Mauricio e o McLaren Senna pulverizaram o recorde logo na primeira tentativa. 

O piloto saiu do box, deu uma volta para descobrir os limites do carro e na seguinte obteve o tempo de 1min41s422, 1s6 mais rápido que o recorde anterior estabelecido neste ano por outra marca de carros esportivos.

Nas tentativas seguintes (seis no total, alternadas com paradas no box) os tempos foram baixando até ser atingida a marca de 1min37s856 na 20ª volta percorrida.

FIAT AUMENTA VANTAGEM NA LIDERANÇA

A Fiat encerrou o mês de agosto com inúmeros motivos para comemorar. E não é para menos, já que a marca cresceu em market share, aumentou o número de vendas e ainda expandiu ainda mais a liderança do mercado brasileiro em mais um mês.

Foram 44.252 unidades emplacadas, 22,7% de market share e crescimento de 1.7 p.p. em relação ao mês anterior. Além disso, a marca emplacou três modelos dentre os dez mais vendidos e a Nova Strada alcançou um grande marco histórico. Além de ser o veículo mais vendido do país, a Nova Strada ainda atingiu seu maior market share desde que sua nova geração foi lançada, em junho de 2020: com 7,3% e 14.157 unidades emplacadas.

Em mais de duas décadas de história, também foi a segunda maior participação de mercado da picape. Mais do que isso: no acumulado do ano, ela mantém a liderança do mercado brasileiro com 76.102 veículos emplacados.

Em agosto, a Fiat também foi líder no segmento de hatches (24,2%), picapes (55,5%) e vans (30,6%).

EMPLACAMENTO DE VEÍCULOS MANTÉM RECUPERAÇÃO

De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os emplacamentos de veículos registraram alta de 12,6% em agosto, totalizando 346.505 unidades.

Com o resultado, o setor consolida a recuperação e neutraliza a queda em relação ao mesmo período de 2021 – no início de 2022, o setor chegou a apresentar retração superior a 15%, enquanto hoje a queda diminuiu para 0,03%.

NOVO CITROËN C3 VEM PRA BRIGA

Quando o Citroën C3 chegou ele tirava onda como um compacto premium e assim nunca ganhou o mercado que merecia também por causa da imagem ruim da marca principalmente por causa do pós venda. Agora, com a marca fazendo parte do grupo Stellantis, o foco mudou e a imagem também.

Nesse ambiente foi apresentado o Novo Citroën C3 que segundo a própria Stellantis inicia uma nova fase e o modelo estreia a presença da marca com a oferta da motorização 1.0 no Brasil. Produzido na fábrica de Porto Real (RJ) o modelo chega com duas opções de motorização: o 1.6 16V da família EC5 com até 120 cavalos e 15,7 kgfm e o 1.0 Firefly de até 75 cv e 10,7 kgfm.

O melhor do Novo Citroën C3 é o preço da versão de entrada, Live 1.0, que é de R$68.990 e tem como itens de série airbags duplos, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, ar condicionado, travas elétricas, indicador de trocas de marchas e luzes de condução diurna.

POLO INDUSTRIAL DE PORTO REAL VOLTA A TER 2º TURNO

O Polo Automotivo da Stellantis em Porto Real (RJ) volta a operar em dois turnos de produção a partir de outubro deste ano. Serão contratados 340 trabalhadores e trabalhadoras, que reforçarão o efetivo da fábrica para atender à aceleração do ritmo de produção projetado a partir do lançamento do Novo Citroën C3. Com estas contratações, o número de empregados sobe para 1.840 pessoas.

FORD BRONCO COMEMORA 57 ANOS E GANHA SÉRIE ESPECIAL NOS EUA

O Ford Bronco completou 57 anos de lançamento, comemorados com a apresentação da edição especial “Heritage” nos EUA, inspirada no modelo original. Primeiro veículo a ser chamado oficialmente de utilitário esportivo, o Bronco foi produzido de 1965 a 1996 e voltou em 2020 com uma geração totalmente nova, representada no Brasil pelo Bronco Sport. 

Em seus primeiros 30 anos de história, o Bronco teve mais de 1 milhão de unidades produzidas e tornou-se um ícone cultural, que simboliza um estilo de vida e a liberdade de chegar a qualquer lugar. Além de reunir milhares de entusiastas em fãs-clubes, foi celebrado em mais de 1.200 filmes e 200 músicas. 

Equipado com motor 2.0 EcoBoost de 253 cv, transmissão automática de oito velocidades, tração 4×4, diferencial traseiro blocante e sete modos de gerenciamento de terreno, ele encara qualquer trilha com muito requinte. Além de bancos parcialmente de couro com aquecimento, vem com 9 airbags, piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre, faróis de LED com luz alta automática, som B&O e carregador sem fio para celular.

error: Conteúdo protegido !!